Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

** Problemas de História da Ciência na época Colonial

 

Fonte: JC e-mail 4110, de 05 de Outubro de 2010.
 
 Problemas de História da Ciência na época Colonial
Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) promove nesta quarta-feira, dia 6, mais uma palestra do ciclo Encontro com a História 2010

O palestrante do dia 6 será Carlos Ziller Camenietzki, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele discutirá os "Problemas de História da Ciência na época Colonial: os caminhos de Sergio Buarque de Holanda".

A palestra começa às 14h, no Auditório do Mast (Rua General Bruce, 586, São Cristóvão), com entrada gratuita. Os interessados também podem acompanhar a transmissão da palestra em tempo real pela internet: www.mast.br

De acordo com Camenietzki, um dos grandes problemas relativos à vida intelectual (e, portanto, científica) da América Portuguesa liga-se à dificuldade de interpretação de sua própria existência, mas também de seus meios de expressão e dos próprios resíduos que a indiferença dos tempos não conseguiu apagar. Para falar sobre o assunto, o palestrante aborda a influência de Sérgio Buarque de Holanda como um dos grandes intérpretes do Brasil ativos no século passado:

"Para Sérgio Buarque de Holanda, o Brasil se fez ao longo dos séculos em uma terra desbravada e ocupada originalmente por populações seminômades. Aquilo que será o centro de seus estudos, os caminhos materiais e simbólicos da ocupação do território pelos portugueses, limita substantivamente a interpretação e até mesmo a identificação de uma cultura filosófica na América Portuguesa. Essa limitação estimula a ideia de que a ciência não era praticada no Brasil dos tempos coloniais", adianta Camenietzki.
(Assessoria de Comunicação do Mast)

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!