Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

GEHB ** Newsletter história e-história

 
ISSN 1807-1783                atualizado em 14 de setembro de 2010   



Editorial

Expediente

De Historiadores

Dos Alunos

Arqueologia

Perspectivas

Professores

Entrevistas

Reportagens

Artigos

Resenhas

Fórum

Eventos

Curtas



Nossos Links


Destaques
Fale Conosco
Cadastro
Newsletter


Leia em História e-História

por Webmaster História e-História


Amaro Soares Quintas
fonte: Wikipédia

Amaro Quintas e a Missão do Historiador, por Flávia Bruna Ribeiro da Silva Braga.
O presente estudo tem como finalidade a análise da vida, da obra e das características do historiador e advogado pernambucano Amaro Quintas, face uma compreensão global e regional dos aspectos históricos que o envolveu, baseado no relato de amigos, parentes, documentação existente e pelas palavras do próprio Amaro Quintas. O objetivo principal desta seguinte análise é fazer jus a um homem que, por si só, é parte integrante e essencial da História de Pernambuco e se eterniza pelas suas palavras claras e objetivas. A historiografia de Amaro Quintas é inovadora ao tratar a interpretação histórica de forma não-linear e não-imparcial num momento, e ainda presente, que luta contra o tradicionalismo historiográfico. Confira…

O padre e a moça "de portas adentro": um estudo de caso acerca do cotidiano e da vida privada nas Minas Setecentistas, por Mayara Amanda Januário.
A chamada história da vida privada tem sido entendida erroneamente como uma história menor, desprovida de questionamentos e por isso pouco relevante. Afinada com as temáticas do homossexualismo, sexualidade, infância, feminismo, entre outras, estabelece recortes curiosos e suscitam temáticas até então ignoradas ou pouco estudadas pela historiografia. Legitimada pela Nova História Cultural, é fato que a história da vida privada, em suas minúcias, particularidades e detalhamentos compõe narrativas que, além de interessantes, ultrapassam o caráter de narrativa pura e simples. Confira…

O Dito e o Vivido: Relatos de Experiências das Mulheres Afrodescendentes nas Sociedades Recreativas em Laguna (1900 a 1950), por Júlio César da Rosa.
A instituição familiar composta de africanos/as e seus descendentes foi negada constantemente por intelectuais como Gilberto Freyre, Oliveira Viana, Oracy Nogueira, Emilia Viotti da Costa, Jacob Gorender, Roger Bastide e Florestan Fernandes. Esta negação está relacionada à concepção que se tinha, no contexto de produção dessa historiografia, daquilo que entendiam como instituição familiar, qual seja, a de que esta somente poderia ser composta por pai, mãe e filhos e sancionada pela Igreja Católica. Aliado a isso, esses autores justificavam a "anomia" das relações entre africanos e seus descendentes na condição de cativos. Confira…

Aspectos teóricos do poder na Roma do século II d.C.: Os diálogos de Alexandre e Parmênio na "Anábase de Alexandre Magno" de Arriano de Nicomédia, por André Luiz Leme.
Escrita pelo grego Arriano de Nicomédia (cerca de 90 – após 145/6 d.C) na primeira metade do século II d.C., a obra "Anábase de Alexandre Magno" traz uma narrativa da expedição de Alexandre, o Grande (356 – 323 a.C.), rumo à conquista do reino persa. Enquanto proposta historiográfica, o trabalho de Arriano ganhava uma inteligibilidade especial frente àqueles que o contemplavam: tratava-se de uma narrativa que, ao resgatar o passado, buscava também reflexões sobre as lições que ele deixara ao presente e futuro Confira…

Palavras silenciadas: Machado de Assis, a História do Brasil às avessas e as ausências simbólicas, por Chrystian Wilson Pereira.
O esquecido, o historicamente silenciado. Dono de palavras refutadas, nas quais as permeações da loucura e da traição se fazem presentes. Fugitivo do Estado, fruto das fissuras identitárias, denúncia da distinção. Em contrapartida, a inevitável submissão à força. O excluído, invisibilizado pelo Brasil Imperial, sinaliza a imagem de uma história sem ornamentos, de discurso às avessas; desvenda maquiagens impermeáveis à sociedade brasileira. Confira…




__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.