Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Historiador ganha prêmio com pesquisa sobre açucar

Historiador ganha prêmio com pesquisa sobre açucar
22/03/2010 - 13h52m

*Da Redação, com informações de assessoria
redacao@portalibahia.com.br

O Prêmio Clarival do Prado Valladares anuncia o projeto vencedor da 6ª edição. Com o tema "Açúcar em águas revoltas: o comércio entre Brasil, Portugal e Holanda (1595-1618)", o economista e historiador Daniel Strum teve seu trabalho selecionado entre os mais de 200 projetos inscritos.

O trabalho de Strum apresentará um panorama da evolução da produção, comercialização e consumo de açúcar desde o início da colonização do Brasil até a invasão holandesa em 1630. Com um rico material colhido in loco nos arquivos do Porto, Lisboa e Amsterdã, a originalidade do projeto está justamente na integração e no cruzamento de fontes e literatura portuguesas, holandesas e brasileiras.

A sexta edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares registrou 218 trabalhos inscritos por pesquisadores de 18 estados brasileiros. As temáticas versavam sobre as mais diversas áreas – história, arte, arquitetura, antropologia e política.

O estado que enviou o maior número de inscrições foi São Paulo, com 60 projetos, seguido do Rio de Janeiro (44) e Bahia (33). Entre os inscritos, profissionais das áreas de História, Jornalismo e Comunicação, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Letras, entre outras.

SÉTIMA EDIÇÃO - Para a 7ª edição (2010), podem se inscrever no Prêmio Clarival do Prado Valladares, até o dia 30 de abril, pesquisadores de todo o Brasil, vinculados ou não à instituições acadêmicas, com projetos de pesquisa inéditos nas áreas de história econômica, evolução sociopolítica e criação artística das várias regiões brasileiras. A Organização Odebrecht é responsável pelos recursos necessários à realização completa dos projetos selecionados, da pesquisa à edição de livro ilustrado.

O Prêmio é uma das poucas oportunidades de se obter patrocínio para pesquisa histórica fora das fontes oficiais de financiamento. Não existe um valor pré-determinado para o patrocínio, que depende de cada projeto selecionado. Desde que foi criado, em 2003, recebeu quase mil inscrições e já publicou cinco livros. Entre os títulos, Igreja e Convento de São Francisco da Bahia, da professora Maria Helena Ochi Flexor e do Frei Hugo, recém-lançado, que celebra também os 50 anos de contribuição cultural da Organização Odebrecht.

                                                             www.ECOO.com.br
                                       Pesquisas no Facebook e no Twitter em tempo real.     


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .



                            http://www.ECOO.com.br
                         Conserve a Energia do Planeta.
Está solteira? Muitos homens aqui procuram um namoro sério

Veja os imóveis mais procurados em São Paulo no Yahoo! Imóveis

Mais de 180.000 Vagas de Emprego! Cadastre seu Cv por 7 dias GRÁTIS!
.

__,_._,___

                                                             www.ECOO.com.br
                                       Pesquisas no Facebook e no Twitter em tempo real.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.