Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Começa a programa do "Encontro com a História 2010", no Mast

JC e-mail 3973, de 22 de Março de 2010.  
Começa a programa do "Encontro com a História 2010", no Mast
 
Ciclo de palestras do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) começará nesta quarta-feira, dia 24

O primeiro palestrante da edição 2010 do ciclo é o coordenador do Laboratório de Estudos do Tempo Presente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Carlos Teixeira da Silva, para debater "A emergência da História do Tempo Presente: mutação ou continuidade no campo da História?".

 

A primeira palestra do ciclo "Encontro com a História 2010" acontece às 14h, no Auditório do Mast - Rua General Bruce, 586, São Cristóvão, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita. Os interessados ainda podem acompanhar a transmissão do evento em tempo real pelo site www.mast.br

 

Baseado na temática central "A História do Tempo Presente" - que norteará o ciclo durante todo o ano -, o pesquisador irá discutir uma nova periodização, agenda de temas e novas abordagens para uma fase da história contemporânea, "que não encontra mais seus paradigmas nos debates decorrentes da Revolução Francesa ou mesmo da Primeira Grande Guerra". De acordo com Francisco Teixeira, as tensões, crises, utopias e esperanças vividas hoje decorrem da ruptura destes acontecimentos, entre eles, o fim do socialismo, a globalização, o choque civilizacional, entre outros.

 

O "Encontro com a História" acontece sempre às quartas-feiras, às 14h, no campus do Mast, com entrada gratuita. A série começou em 1998, como Seminários Internos do antigo Departamento de Pesquisa do Museu de Astronomia. A partir de 2002, os seminários foram abertos ao público e, já com o nome "Encontro com História", passaram ao formato atual, com a proposta de debater resultados recentes de pesquisas acadêmicas.

 

Em 2009, o ciclo foi estruturado a partir de uma parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio): a cada encontro, um pesquisador do Mast e um da Uni-Rio se reuniam em uma mesa redonda para explorar importantes pontos de convergência existentes entre as pesquisas realizadas pelas duas entidades focadas, respectivamente, na história da ciência e na história das instituições.

 

Este ano, o Encontro com a História estabelece a temática central "História do tempo presente" e recebe, todos os meses, um pesquisador de universidades e centros de pesquisa para falar a respeito do assunto sob diferentes perspectivas.

(Assessoria de Comunicação do Mast)

                                                             www.ECOO.com.br
                                       Pesquisas no Facebook e no Twitter em tempo real.     


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .



                            http://www.ECOO.com.br
                         Conserve a Energia do Planeta.
Mais de 180.000 Vagas de Emprego! Cadastre seu Cv por 7 dias GRÁTIS!

Mais de 150.000 Ofertas e Lançamentos de Imóveis

Acredite! Mulheres solteiras do jeito que você procura
.

__,_._,___

                                                             www.ECOO.com.br
                                       Pesquisas no Facebook e no Twitter em tempo real.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.