Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

** Curso de História a Distância - Inscrições Abertas

Gpec - Educação a distância
" Pouco a pouco.....transformando a educação"
Associada a ABED
(Associação Brasileira de Educação a Distância)


 

"O OLHAR DO OUTRO" –
O NEGRO NO BRASIL PÓS-ABOLIÇÃO – 40 horas

Vídeo de Apresentação:


Inscrições Abertas
Início em 14 de Fevereiro

Plano especial Gpec para
 Rede Pública e Estudantes - Consulte-nos!

EMENTA

Este curso visa discutir questões relevantes da condição do homem negro pós-abolição no Brasil, enfatizando a historiografia sobre o período em torno de temáticas diversas, tais como o "nascimento" da Nação, as formas de trabalho, a condição da mulher negra e as relações de poder e propriedade.

DESCRIÇÃO

Curso de História que estrutura, estuda, pesquisa e domina as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção do conhecimento histórico e sua difusão em atividades didático-pedagógicas, possibilitando atuar como laboratório para a reflexão crítica, experimentando e propondo formas alternativas de ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS
 Numa perspectiva de construção e desenvolvimento da consciência étnico racial, o curso pretende criar reflexões e debates coletivos sobre os temas gerais que norteiam o programa, intercalados pela realização de fóruns como forma de aprofundar o entendimento entre os participantes.

 
PÚBLICO
Graduados e Graduandos em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, estudantes de história, pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação e todos os interessados em conhecer a história do negro Brasil.

RESUMO DE CADA MÓDULO

Módulo I
Módulo II
 
 Contexto Histórico da Abolição da Escravidão.
Passagem para o trabalho livre.
 
 
• História: Racismo, Cotidiano e Poder.
Lei de branqueamento, Etnocentrismo.
Consolidação da República.
Chegada dos Imigrantes italianos no Brasil.
 
 História dos Movimentos Sociais.
  Relações de Gênero.
 Superando o Racismo.
 História: Sociedade, Cultura e Imaginário.
 Vídeos de Apoio.
Módulo III
Módulo IV
 História: Tendências da Demografia Brasileira.
História da criação das favelas.
Espaço Urbano: História da Cidade e suas Representações.
 
 Espaço Geográfico. Discussão sobre o homem negro e seu espaço Vital Pós-Abolição e suas Representações.
 
  "Olhar do Outro"  Onde estão os negros na era Contemporânea.
 
Condição da Mulher Negra no Brasil.
 
Módulo V
• Dissertação sobre o conteúdo e reflexão do Curso
­ O Dia da Consciência Negra - Debate


* Todos os inscritos receberão uma apostila com os conteúdos no final do curso *

COORDENAÇÃO E TUTORIA
Professora e Autora Maria Jose Silva Caldas Fagundes
Graduação Lincenciatura Plena em História, Universidade Bandeirantes - UNIBAN - 2008 Aspirante a Bolsa de Pós Graduação de Mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. É professora On-line no site Vestibular. Resenhista, revisora, editora e colaboradora do site Profissão Mestre e Revista Museu.
Coordenação de Apoio -  Patricia Limaverde Nascimento
Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 14 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade, Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo.
Suporte Jornalístico e Coordenadora de Relacionamento -Gisela Zampelli 

Suporte Técnico I - Janaína Corrêa Martino Bernaola

Suporte Técnico II - Avate
 
CARGA HORÁRIA E HORÁRIO DO CURSO
A carga horária estimada para esse curso é de 40 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas off-line. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade, possuindo um prazo mínimo de quatro semanas para conclusão.

FORMATO DO CURSO
 
Os cursos online oferecidos pela GPEC possuem o seguinte formato:
       1.     Vivências sensibilizadoras para a temática do curso
2.     Os conteúdos serão distribuídos em lições contendo textos-base, fóruns de discussão, exercícios,  vídeos de sensibilização para leitura e reflexão e apresentações de slides com áudio.
3.     Será estimulada a interação com outros participantes e com o corpo docente em fóruns e salas de bate-papo (chats). No fórum de discussão acontecerão debates sobre as questões escolhidas pela ministrante e pertinentes a um determinado tema
4.     O esclarecimentos de dúvidas será realizado através de contato direto com o corpo docente através da própria página do curso. Será oferecido o apoio de um supervisor do curso como facilitador da integração dos alunos e apoio técnico para questões relacionadas à navegação no ambiente de aprendizagem
5.     Avaliação (teórica e participação-interação com o grupo)

  REQUISITOS NECESSÁRIOS
Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também um fórum de discussão e um chat dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.
 
Os inscritos receberão por e-mail o Manual do Aluno , contendo todas as informações necessárias para a realização do curso.Além disso, disponibilizamos um suporte técnico para auxiliar os inscritos na navegação.
 
AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas tais  como:
1.     Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2.     Reflexão das leituras complementares indicadas;
3.     Atividades de avaliação da unidade didática;
4.     Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).
 O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação.
Todas as atividades  serão realizadas on-line.
Após conquistar 75% das metas do curso, o participante poderá emitir automaticamente seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do(a) professor(a) do curso, dados da empresa GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.
Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será emitido via correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa e selo de autenticidade.

Os cursos online oferecidos pela Gpec  estão classificados como cursos livres de atualização, aprimoramento, qualificação profissional e pessoal sob a perspectiva de Educação Continuada.

Os certificados têm validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita.


Todos os cursos e oficinas com menos de 200h/a estão isentos de qualquer reconhecimento pelo MEC ou Secretarias de Educação - Base legal: Lei de Cursos Livres, nº. 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº. 64/2004 - CEDF.
 
VALOR

Este curso possui um investimento total de R$ 70,00 ( Setenta  Reais)

 FORMAS DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTO
 
Temos três opções de inscrição e pagamento:
 
1- Parcelado no cartão de crédito (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express)
2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário 
O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.
 Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página.
 Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner : Pagar com Pag Seguro . Abrirá uma janela de formulário.
 Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição.
A sua inscrição será efetivada  e após a confirmação de seu pagamento você receberá por e-mail as instruções necessárias para acessar a plataforma de ensino deste curso.
Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro.
O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro.
Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail.
 3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica com seus dados para pagamento em até 2 vezes sem juros.
(para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo, CEP e CPF).
Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária  e em casas lotéricas. Não há necessidade de enviar qualquer tipo de comprovante, pois nosso sistema identifica automaticamente a operação.
Maiores informações pelo  e-mail: gpec@gpeconline.com.br  ou inscrição@gpeconline.com.br
 
Atenciosamente
Equipe GPEC
" Pouco a pouco.....transformando a educação"
GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
São Paulo - SP

 Este é um informativo da Gpec
Caso queira sair da nossa lista, basta retornar este e-mail colocando remover no assunto
Caso queira reenviar a um amigo, nós agradecemos!









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Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.

Nelson Mandela
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Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

    ** Viriato Corrêa inovou modo de ensinar História para crianças

     
    Viriato Corrêa inovou modo de ensinar História para crianças


    Uso de imagens e do avô contador de histórias: recursos para atrair as crianças

    O escritor maranhense Viriato Corrêa (1884-1967) inovou ao ensinar História do Brasil de maneira lúdica, utilizando imagens e ilustrações para prender a atenção das crianças. Na Faculdade de Educação (FE) da USP, uma pesquisa analisou como as obras do escritor serviram como referencial e mudaram o modo de ensinar História para crianças entre 6 e 12 anos, a partir de 1930.
    Uma desses livros é História do Brasil Para Crianças, publicado em 1934 pela Companhia Editora Nacional (CEN) e que permaneceu 50 anos no mercado: sua última edição (28ª) foi em 1984. "Quando foi lançado, já existiam obras didáticas de História para o público infantil, mas que tinham como principal característica dar importância a datas, nomes e personagens históricos: eram os tradicionais questionários de perguntas e respostas", conta historiador Ricardo Oriá, autor da tese de doutorado O Brasil contado às crianças: Viriato Corrêa e a literatura escolar para o ensino de História (1934-1961), apresentada em 2009 na FE, sob orientação da professora Circe Bittencourt. O trabalho será lançado como livro pela AnnaBlume Editora no próximo mês de abril, em data que ainda será definida.




    Posse do escritor na Academia Brasileira de Letras, em 1938

    Segundo o pesquisador, "Viriato Corrêa inovou a maneira de ensinar História ao escrever livros escolares que se preocupavam em contar os fatos históricos de uma maneira lúdica e atraente, utilizando principalmente uma rica iconografia, sem se preocupar muito com datas e nomes". Oriá comenta que, em alguns livros, o escritor faz advertências ao professor, como 'criança somente se interessa por aquilo que é vistoso'. "Ele ajudou a vulgarizar a história, no sentido de torná-la popular. Considerava que o ensino dessa disciplina tinha de ser agradável e entendido por todos. O historiador deveria ser, antes de tudo, um contador de histórias."
    ABL
    Além de escrever livros para crianças, Viriato Corrêa foi jornalista, dramaturgo, romancista e político, tendo sido o primeiro autor brasileiro de livros infantis a tomar posse na Academia Brasileira de Letras, em 1938.
    Ricardo Oriá explica que, em sua pesquisa, considerou como livro escolar (ou didático) a obra que, embora não tenha sido escrita especificamente para este fim, acaba sendo utilizada em sala de aula. O pesquisador analisou 9 livros: Contos da História do Brasil (1921), A Descoberta do Brasil (1930), História do Brasil para crianças (1934), História de Caramuru (1939), Bandeira das Esmeraldas (1945), As Belas Histórias da História do Brasil (1948), Curiosidades da História Brasileira (1952) e História da Liberdade no Brasil (1962), além do romance infanto-juvenil Cazuza (1938).
    "História da Liberdade no Brasil serviu de base para o samba-enredo da escola de samba carioca Salgueiro no carnaval de 1967, o que demonstra o caráter de divulgação e o alcance popular dos livros dele", informa Oriá.




    "Cazuza" traz o cotidiano de um garoto numa escola do Maranhão
    História do cotidiano

    De acordo com o historiador, desde 1920 até meados de 1940, a literatura escolar brasileira enaltecia determinados valores cívicos e patrióticos, como a moral, os bons costumes, o amor à pátria, com o objetivo de formar cidadãos republicanos. As obras de Viriato Corrêa enfatizavam a 'pequena história', ligada aos aspectos da vida cotidiana das pessoas: os transportes, como vivem os avós, etc", relata. Outra característica é a tentativa de exaltar determinadas figuras históricas, como os bandeirantes e Tiradentes, por meio das ilustrações. Segundo o pesquisador, isso já podia ser observado anteriormente, nos primeiros anos da República, mas foi reforçado nas obras do escritor.
    Além dos livros, Ricardo Oriá também analisou os discursos do escritor maranhense na Academia Brasileira de Letras e a correspondência que manteve com Ribeiro Couto (poeta, acadêmico e escritor brasileiro). Livros de memorialistas, como Ariano Suassuna, também fizeram parte da análise. "Em um desses livros, Suassuna conta que aprendeu história do Brasil lendo Viriato Corrêa", comenta.



    Viriato Correa em sessão de autógrafos do livro "História da Liberdade do Brasil", rodeado de crianças

    Segundo o pesquisador, atualmente apenas os livros Cazuza, Bandeira das Esmeraldas e Curiosidades da História Brasileira estão reeditados como literatura paradidática pela Companhia Editora Nacional. "Por veicularem uma concepção de História tradicional e em grande parte pela renovação da historiografia escolar que rompe com esse modelo tradicional, os livros de Viriato, com exceção de Cazuza, não são mais adotados na escola brasileira de hoje. Mas isso não tira o valor historiográfico de sua produção voltada para atingir o grande público, sobretudo com suas crônicas históricas", finaliza.
    Imagens cedidas pelo pesquisador
    Mais informações: (61) 9289-9472 ou email groof@uol.com.br, com o historiador Ricardo Oriá

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    Atividade nos últimos dias:
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      Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

      ** Revista eletrônica História e Diversidade recebe trabalho para 1ª Edição

       

      Revista eletrônica História e Diversidade recebe trabalho para 1ª Edição

      17/02/2011 - 11h03
        


      Fonte: UNEMAT - Da Redação
      A Revista Eletrônica História e Diversidade está recebendo trabalhos para a sua primeira edição, com seção livre de temáticas para artigos e resenhas, desde que respeitadas as áreas de abordagens da revista. O prazo para envio dos textos se encerra no dia 30 de abril de 2011. Os artigos e resenhas deverão ser enviados para o seguinte e-mail: historiaediversidade@unemat.br.
      A revista eletrônica é vinculada à linha de pesquisa "ensino de história, educação ecolar indígena e diversidade cultural" do curso de Licenciatura Plena em História, destinada a publicar trabalhos oriundos de estudos, pesquisas, experiências didático-pedagógicas e/ou de extensão sobre as temáticas relacionadas à História e Historiografia; Ensino de História; Formação de Professores; Diversidade Cultural e temáticas afins.
      Com publicação semestral, a revista se propõe a ser um canal de divulgação da produção de professores e pesquisadores da Unemat e demais universidades. A veiculação gratuita e integral dos textos via internet possibilita maior circulação e visibilidade para os estudos publicados, permitindo fácil acesso a professores, pesquisadores, alunos e demais interessados com os rumos e inovações do conhecimento cientifico produzido na atualidade.
      Outras informações na página da revista: http://www.unemat.br/revistas/historiaediversidade


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        ** JORNADA DE ESTUDOS HISTÓRICOS - UFPE

         

        JORNADA DE ESTUDOS HISTÓRICOS

        PDF Imprimir E-mail

        O Programa de Pós-Graduação em História da UFPE tem a grata satisfação de anunciar a Jornada de Estudos Históricos, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de fevereiro de 2011, no Auditório do PPGH/UFPE, no 10º andar do CFCH, quando receberemos vários pesquisadores renomados para proferir conferências, seguidas de discussão e debate.

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        Atividade nos últimos dias:
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          quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

          ** Convite - História & Teatro - XXVI Simpósio Nacional de História

           
                  
              Caro(a)s colegas,

          Gostaríamos de convidar a todos os interessados em discutir as relações entre História & Teatro para se juntarem a nós no XXVI Simpósio Nacional de História, que ocorrerá, de 17 a 22 de julho de 2011, na Universidade de São Paulo/USP, em São Paulo. Lembramos que a  iniciativa de propor um simpósio que refletisse sobre História & Teatro começou em Florianópolis/SC, em 2006, no III Simpósio Nacional de História Cultural, e se consolidou em São Leopoldo/RS, em 2007, no XXIV Simpósio Nacional de História, em São Paulo/SP, em 2008, no XIX Encontro Regional de História da ANPUH/ SP, em Fortaleza/CE, em 2009, no XXV Simpósio Nacional de História e em Franca/SP, em 2010, no XX Encontro Regional de História da ANPUH-SP. Ela é retomada agora visando reafirmar o sentido original da nossa proposta e incorporar um maior número de pessoas interessadas em se integrar a essas discussões.
          As inscrições para o Simpósio História & Teatro estão abertas desde 01 de janeiro e se encerram em 21 de março. Para maiores detalhes, consultar a página do evento http://www.snh2011.anpuh.org/site/capa ou, se quiser, pelo e-mail akparanhos@uol.com.br
          Atenciosamente,

          Kátia Rodrigues Paranhos (Universidade Federal de Uberlândia/UFU/MG)  e Vera Collaço (Universidade do Estado de Santa Catarina/Udesc/SC) - Coordenadoras do Simpósio Temático, n. 54 História & Teatro (http://www.snh2011.anpuh.org/simposio/view?ID_SIMPOSIO=521
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          Atividade nos últimos dias:
                **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                                Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
             
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            terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

            Fonte de raridades

            Fonte de raridades 

            Fonte de raridades  

            Bibliographia Brasiliana, de Rubens Borba de Moraes, publicado em 1958, ganha primeira edição em português. Obra é principal referência para estudiosos de livros raros sobre o Brasil editados entre 1504 e  1900

             

            15/2/2011

            Fonte: Por Fábio de Castro
            Agência FAPESP – Desde que foi lançada em 1958, a Bibliographia Brasiliana, de Rubens Borba de Moraes (1899-1986), tornou-se o principal documento de referência para os estudiosos de livros raros que enfocam o Brasil. A obra, originalmente editada em inglês, acaba de ganhar sua primeira versão em português.
            Lançada nos últimos dias de 2010 pela Edusp, a editora da Universidade de São Paulo (USP), o livro em dois volumes se baseia na segunda edição em inglês revista e ampliada por Borba de Moraes em 1983. A publicação teve apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações. A tradução foi financiada pela Fundação Vitae.
            O livro reúne descrições e comentários sobre obras raras publicadas entre 1504 e 1900, com foco em diversos aspectos relacionados ao Brasil, além de livros de autores brasileiros do período colonial, impressos fora do país.
            De acordo com o diretor-presidente da Edusp, Plínio Martins Filho, o projeto da edição em português da Bibliographia Brasiliana, iniciado há cerca de quatro anos, foi uma iniciativa do bibliófilo e empresário José Mindlin (1914-2010), então presidente da comissão editorial da Edusp.
            “A iniciativa foi de Mindlin, que era grande amigo de Borba de Moraes e compartilhava sua paixão pelos livros. A Bibliographia Brasiliana é uma obra de referência fundamental para bibliófilos e para todos que estudam a história do livro no Brasil. É um trabalho único no país”, disse à Agência FAPESP.
            Segundo Martins Filho, a versão em português se baseou em um exemplar da segunda edição em inglês, de 1983, deixado por Borba de Moraes com anotações, correções e anexos. Nesse exemplar, que se encontra na Biblioteca Guita e José Mindlin, doada por Mindlin à USP, Borba de Moraes deixou uma nota intitulada: “Instruções para uma improvável edição póstuma lá pelo ano de 2003”.
            “Foi uma das últimas obras cuja publicação foi sugerida por Mindlin para o conselho editorial da Edusp, antes de sua morte em 2010. Borba de Moraes tinha o projeto de uma publicação póstuma baseada no exemplar revisto da edição de 2003. Mas não sabemos se ele projetava uma edição em português”, afirmou.
            Borba de Moraes possuía boa parte das obras descritas na Bibliographia Brasiliana, que foram integradas ao acervo da Biblioteca Guita e José Mindlin.
            A primeira edição, de 1958, segundo Martins Filho, foi publicada em Amsterdam, na Holanda. A segunda edição ampliada e revista, de 1983, foi publicada em parceria entre a Universidade da Califórnia (Estados Unidos) e a Livraria Kosmos, do Rio de Janeiro.
            Pioneiro da biblioteconomia
            Nascido em Araraquara (SP), Borba de Moraes foi bibliotecário, bibliógrafo, bibliófilo, autor, historiador, administrador, professor universitário e pesquisador. Em 1922, foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna. Ao lado de Mário de Andrade e outros intelectuais, fundou as revistas literárias Klaxon e Terra Roxa, na década de 1920.
            Entre 1936 e 1942, foi diretor da Biblioteca Municipal de São Paulo, reorganizou sua estrutura interna e planejou um sistema de sucursais da biblioteca em várias partes da cidade. Dentro da estrutura da Biblioteca Municipal da capital paulista, fundou a primeira escola profissionalizante de biblioteconomia do país.
            Em 1939, com uma bolsa da Fundação Rockefeller, estudou por seis meses a organização das maiores bibliotecas dos Estados Unidos: a Biblioteca do Congresso e das Universidades de Harvard, Michigan e da Califórnia. Naquele período, fundou a Associação Paulista de Bibliotecários.
            Entre 1945 e 1947, Borba de Moraes dirigiu a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Entre 1949 e 1955, foi diretor do Centro de Informações das Nações Unidas, em Paris (França). De 1955 a 1960, foi diretor da Biblioteca das Nações Unidas, em Nova York – durante esse período publicou a primeira edição da Bibliographia Brasiliana.
            Em 1968, lecionou Biblioteconomia e Bibliografia no Departamento de Ciência da Biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB), onde se aposentou em 1975. Passou então a residir em Bragança Paulista (SP), onde faleceu em 1986.
            Além de Bibliographia Brasiliana, o autor publicou, entre outros trabalhos, Domingo dos Séculos (1924), Bibliografia Brasileira do Período Colonial (1969), O Bibliófilo Aprendiz (1965) e Livros e Bibliotecas no Brasil Colonial (1979). 
            • Bibliographia Brasiliana
              Autor: Rubens Borba de Moraes
              Lançamento: 2010
              Preço: R$ 172
              Páginas: 1.232
              Mais informações: www.edusp.com.br

            segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

            ** lançamento do livro "Brasil: Uma cartografia"

             
            Mapas brasileiros
            Livro 'Brasil: Uma cartografia', escrito a seis mãos pela historiadora da arte Claudia Ricci, pela arquiteta Maria Pace Chiavari e pelo professor de História Paulo Knauss, será lançado terça-feira.

            Será lançado na próxima terça-feira (15), o livro "Brasil: Uma cartografia", escrito a seis mãos pela historiadora da arte Claudia Ricci, pela arquiteta Maria Pace Chiavari e pelo professor de História Paulo Knauss.

            A obra acompanha a evolução dos mapas, do período de descobrimento, até os tempos atuais, com informações de satélites disponibilizadas na internet. Como não poderia deixar de ser, contém uma seleção de mapas, que mostra como o país foi enxergado por mais de cinco séculos.

            O evento ocorre na Livraria da Travessa, de Ipanema, Zona Sul do Rio, às 19h.
             
            Copyleft ABEC-SP




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            C L A R I N D O
            AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
            amigosdopatrimonio@gmail.com
            www.amigosdopatrimoniocultural.blogspot.com
            (21)  9765-6038 ou 2333-1412 ou 2656-9810










            __._,_.___
            Atividade nos últimos dias:
                **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                                Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
             
            .

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            domingo, 13 de fevereiro de 2011

            ** Convocatoria IX Congreso Internacional de Historia Oral [1 Anexo]

             
            Estimados colegas:

            Reciban un saludo  del equipo de trabajo que conforma el Laboratorio de Historia Oral de la Universidad de Guanajuato . Aprovechamos esta comunicación para hacer de su conocimiento la convocatoria para el
            IX Congreso Internacional de Historia Oral:
            Reflexiones y prácticas de la historia oral: memoria y experiencia
              A realizarse  
            Del 10 al 12 de noviembre de 2011
            en la
            Universidad de Guanajuato,Campus Guanajuato, México
            Esperamos tener el honor de su presencia
            Quedamos a sus órdenes
             
            __._,_.___
            Anexo(s) de GRUPO DE ESTUDOS DA HISTORIA DO BRASIL

            1 de 1 arquivo(s)
            Atividade nos últimos dias:
                  **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                                  Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
               
              Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

              ** Espanha edita guia de património arqueológico marítimo

               


              Espanha edita guia de património arqueológico marítimo

              A Rota do Património Arqueológico Marítimo de Espanha e Portugal, publicada pelo Ministério da Cultura espanhol, apresentada segunda-feira, em Madrid, é o primeiro guia que sistematiza o património marítimos dos dois países.

              Este novo guia insere-se no plano do Ministério espanhol de protecção do património cultural subaquático e da sua divulgação. O guia disponibiliza informações sobre arquivos e museus, incluindo detalhes das suas colecções e peças mais representativas, tanto de Espanha como de Portugal.

              José Jiménez, director-geral de Belas Artes e Bens Culturais de Espanha, sublinhou a cooperação e participação com outros países em projectos de âmbito euro-mediterrânico dedicados ao estudo e valorização do património cultural marítimo. Jiménez assinalou que o Museu de Arqueologia Subaquática participa no projecto europeu ArcheoMed, juntamente com 11 instituições públicas de setes países da bacia do Mediterrâneo.

              A Rota é uma das acções dirigidas e coordenadas por este Museu em colaboração com o Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática de Portugal e com os centros de arqueologia subaquática das regiões autónomas da Andaluzia e da Catalunha. O projecto contempla um segundo volume «mais completo» que se editará antes do final do ano.


              __._,_.___
              Atividade nos últimos dias:
                  **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


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              ** informativo revista eletrônica ufgd

               
              Chamada de Artigos para o Vol. 5, n. 09, jan/jun de 2011
              Dossiê: "História Política e Política na História"


              A Revista Eletrônica História em Reflexão (REHR) é indexada ao LATINDEX e qualificada
              no QUALIS CAPES.


              Recebemos também artigos com temas livres, resenhas, entrevistas e resumos de
              dissertações e teses.


              Prazo para envio de trabalhos até: 10/04/2011.
              Enviar para: historiaemreflexao@ufgd.edu.br
              Informações: www.historiaemreflexao.ufgd.edu.br


              Próximo Dossiê: "Paisagem cultural: uma contribuição ao debate Histórico" - Chamada de
              Artigos para o Vol. 5, n. 10, jul/dez de 2011.




              A revista aceita trabalhos sob a forma de artigos inéditos, entrevistas, notas prévias de
              pesquisas, resenhas de livros inéditos publicados a no máximo quatro (4) anos, resumos de
              teses e dissertações e transcrição de fontes inéditas comentadas. As notas prévias deverão
              se concentrar principalmente na descrição de quadro teórico-metodológico e hipóteses da
              pesquisa a ser divulgada.






              muito obrigado.




              Carlos Barros Gonçalves
              Faculdade de Ciências Humanas UFGD
              Centro de Documentação Regional
              ________________________________________
              De: anpuhms anpuhms
              Enviado: quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 19:28
              Para: Lays Matias Mazoti; Mariana Esteves de Oliveira; NILTON PAULO PONCIANO; Dolores Pereira Ribeiro Coutinho; ADEMAR ALVES DA SILVA; Bruno Torquato Silva Ferreira; Marina de Souza Santos; Carlos Barros Goncalves; CARLOS ALBERTO DOS SANTOS DUTRA; DIVINO MARCOS DE SENA; EVA MARIA LUIZ FERREIRA; Fabricio Garcia do Nascimento; Fernanda Chaves de Andrade; Fortunato Pastore; José Carlos Ziliani; CARLOS MARTINS JUNIOR; Daniele Reiter Chedid
              Assunto: informativo 02 de fevereiro de 2011


              NESTA EDIÇÃO
              I ENCONTRO DA UECE DE ESTUDOS AFRICANOS
              CONCURSO UNEB
              VI Encontro Regional Sul de História Oral Narrativas, Fronteiras e Identidades
              XI CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
              CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE DIREITO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
              II SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA
              REVISTA MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO
              REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
              REVISTA ELETRÔNICA CADERNOS DE HISTÓRIA
              REVISTA ESPAÇO PLURAL
              REVISTA HISTÓRIA E ENSINO
              REVISTA HISTÓRIA
              REVISTA OUTROS TEMPOS


              I ENCONTRO DA UECE DE ESTUDOS AFRICANOS
              O GT História em Movimento estará realizando de 14 a 18 de fevereiro de 2011, o I ENCONTRO DA UECE DE ESTUDOS AFRICANOS.
              Maiores informações em pchistoriaemmovimento@blogspot.com<mailto:pchistoriaemmovimento@blogspot.com>
              CONCURSO UNEB


              A UNEB vai realizar concurso público para contratação de professor adjunto. As inscrições para o certame estarão abertas entre os dias 19 de janeiro e 14 de fevereiro.


              A universidade está oferecendo 38 vagas<http://www.uneb.br/files/2011/01/vagas_concurso-docente.pdf>, distribuídas por nove campi da universidade, na capital e no interior no estado. Os candidatos selecionados vão atuar em regime de dedicação exclusiva (DE), com remuneração inicial de cerca de R$ 6,5 mil.


              Os interessados devem se inscrever pelo site www.concursodocente.uneb.br<http://www.concursodocente.uneb.br/>. A taxa de inscrição é de R$ 150. Para participar do processo seletivo os candidatos devem possuir título de doutorado.
              Departamento de Educação (DEDC) – Campus II, Alagoinhas,
              História / Europa, 01vaga,  Graduação em História com Doutorado em História
              História / África, 01vaga,  Graduação em História com Doutorado em História
              História / Ásia, 01 vaga, Graduação em História com Doutorado em História


              (DCH) – Departamento de Ciências Humanas Campus IV, Jacobina
              História / Pesquisa Histórica /Cultura Documental e Patrimonial,  01 vaga, Graduação em História com Doutorado em História


              (DCH) – Campus V, Santo Antônio de Jesus
              História / História do Brasil, 02 vagas,  Graduação em História com Doutorado em História
              História / História da América,  01 vaga,  Graduação em História com Doutorado em História
              História / Teoria e Metodologia da História,  01 vaga, Graduação em História com Doutorado em História


              VI Encontro Regional Sul de História Oral Narrativas, Fronteiras e Identidades
              Pelotas/RS, de 24 a 27 de maio de 2011.
              Acesse o link e obtenha mais informações: http://ich.ufpel.edu.br/historiaoral/index.htm


              XI CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
              Estão abertas as inscrições para o GT sobre "Festa, Cidade e Religião" no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, a ser realizado na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, de 07 a 10 de agosto de 2011. Prazo para inscrições nos GTs: até 14 de março de 2011
              Inscrições através do site internet www.conlab.ufba.br<http://www.conlab.ufba.br/>


              CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE DIREITO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
              Numa iniciativa pioneira, o NEPAC em associação com a UFOP e o Conselho Estadual de Direitos Difusos, CEDIF, apresentam o I Congresso Luso Brasileiro de Direito do Patrimônio Cultural, a ser realizado nos dias 18 e 19 de Março de 2011, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, Minas Gerais.
              Maiores informações http://www.congressolusobrasileiro.ufop.br/


              II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista: disputas políticas e práticas de poder
              Período: 7 a 10 de junho de 2011
              Local: Universidade Estadual do Maranhão
              Site: http://www.outrostempos.uema.br/oitocentista.php


              REVISTA MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO
              A revista 'Museologia e Patrimônio' abre chamadas para artigos a serem publicados no seu quarto volume, que será lançado em junho de 2011
              Interessados em submeter textos têm até 30 de março para enviar os originais. A revista aceita trabalhos escritos em português, espanhol, francês ou inglês. As recomendações editoriais encontram-se no site http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/


              A revista eletrônica semestral é publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS), desenvolvido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).


              Com o objetivo de disseminar a produção científica e acadêmica, a publicação recebe não apenas artigos científicos, como também resenhas, relatos e revisões, resumos de teses e dissertações, além de republicar textos e documentos clássicos ou raros da área.


              A revista, que utiliza o software livre SEER/OJS (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), é indexada no Latindex e, atualmente, encontra-se classificada como B3 pelo Qualis Periódicos da Capes.
              (Assessoria de Comunicação do Mast)
              REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS


              A Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS) informa que receberá até 15 de Março de 2011 os seguintes trabalhos para compor seu quinto número a ser lançado em 07  de Julho de 2011


              Resenhas de Livros: até 3 resenhas;
              Transcrições de Documentos : até 3 transcrições.
              Dossiê Anual: Os trabalhadores: experiências, cotidiano e identidades. (Vol.3 N.6).


              As normas de publicação estão no site da revista: www.rbhcs.com<http://www.rbhcs.com/>


              Os trabalhos deverão ser enviados para:
              revistabhcs@yahoo.com.br<mailto:revistabhcs@yahoo.com.br>




              REVISTA ELETRÔNICA CADERNOS DE HISTÓRIA
              A Revista Eletrônica Cadernos de História (UFOP) publicação do corpo discente do departamento de história da UFOP www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria<http://www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria> lança a chamada de trabalhos para a edição ano VI, nº 1, com seção temática de artigos sobre História do Esporte no Brasil, e seção livre para resenhas, transcrições comentadas, entrevistas e traduções. A partir desse número contaremos com uma nova seção de tema livre dedicada exclusivamente a artigos escritos por graduandos O prazo para envio de trabalhos se encerra no dia 14 de Março de 2011.


              REVISTA ESPAÇO PLURAL
              A revista Espaço Plural vem a público divulgar prazo para recebimento de colaborações para o número 24, referente ao primeiro semestre de 2011.
              Tema do Dossiê: MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA
              Prazo para recebimento de contribuições: 01.03.2011
              A revista ESPAÇO PLURAL, ISSN 1981-478X (versão eletrônica) e ISSN 1518-4196 (versão impressa), é um periódico científico-cultural publicado semestralmente pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (CEPEDAL), órgão de apoio do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Marechal Cândido Rondon.
              As versões impressa e eletrônica estão indexadas em LATINDEX (Sistema de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), gerenciado pela UNAM - México http://www.latindex.unam.mx/ e GeoDados (UTFPR) http://www.geodados.uem.br/ . Foi confirmada sua inclusão, para breve, nos seguintes indexadores: REDALYC (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe – México), HAPI (Hispanic American Periodicals Index - USA), CLASE – Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades – México) e DOAJ (Directory of Open Access Journal – Suécia).
              Maiores informações http://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural




              REVISTA HISTÓRIA E ENSINO
              A revista História & Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História (Universidade Estadual de Londrina), publicada com regularidade desde 1995, cujo principal objetivo é o debate sobre o ensino de história, comunica que  o prazo para o envio de artigos para a 16ª edição foi prorrogado até 18 de fevereiro de 2011.
              Informações e normas:


              http://www.pr.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=1174


              A REVISTA HISTÓRIA
              A  Revista História  tem o prazer de publicar sua segunda edição.  Estando aberta a todos os temas e objetos,  todas as áreas das ciências sociais e humanas, e todos os campos teóricos e metodológicos, chamamos especial atenção aos trabalhos que buscam discutir as noções de punição e controle. Novos trabalhos serão aceitos pelo correio eletrônico: publique@revistahistoria.com.br<mailto:publique@revistahistoria.com.br>. Sugestões: contato@revistahistoria.com.br<mailto:contato@revistahistoria.com.br>.
              Maiores informações: http://www.revistahistoria.com.br/home
              REVISTA OUTROS TEMPOS
              Informamos que já está no ar o vol. 7, n.10 da Revista Outros Tempos (www.outrostempos.uema.br<http://www.outrostempos.uema.br/>), periódico eletrônico do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, com o Dossiê História e Educação.










              --
              Altemar da Costa Muniz Presidente da ANPUH-CE altemarmuniz@gmail.com<mailto:altemarmuniz@gmail.com>

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              Atividade nos últimos dias:
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                                                                                                                  Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
               
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