Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

GEHB ** V Simpósio Nacional de História Cultural Universidade de Brasília - UnB novembro 8, 2010 – novembro 12, 2010

 
http://www.bce.unb.br/images/bunnerhistoria.jpg

V Simpósio Nacional de História Cultural

Universidade de Brasília - UnB

novembro 8, 2010 – novembro 12, 2010


ATENÇÃO: PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA SUBMISSAÕ DE PROPOSTAS DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS ATÉ O DIA 02 DE AGOSTO DE 2010
O V Simpósio Nacional de História Cultural: Ler e Ver - Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais ocorrerá na cidade de Brasília (DF), nas dependências da Universidade de Brasília (UnB), no período de 08 a 12 de novembro de 2010, ano em que Brasilia completa 50 anos. O simpósio integra, portanto, as comemorações do cinquentenário da nossa Capital, cidade que serviu de berço à UnB. Nesta quinta edição de seu Simpósio Nacional, o GT Nacional de História Cultural busca divulgar pesquisas e suscitar debates tanto em torno de temas já consagrados no âmbito da História Cultural, quanto de perspectivas teóricas e metodológicas que visam a ampliar os campos de interlocução do historiador da cultura.
Para este V Simpósio Nacional de História Cultural, o Comitê Científico propõe não apenas o esquadrinhamento de uma temática e/ou de uma proposta de trabalho, mas um diálogo abrangente que articule temas e objetos de História Cultural - Imagens, Paisagens e Subjetividades - ao campo da História Social, por intermédio das Paisagens Sociais. A intenção é promover, a partir de experiências individuais e coletivas, o contato dos homens e das mulheres com a realidade, implicando numa forma de conhecimento desse real apreendido pelas dimensões subjetivas. Desse modo, o aspecto cognitivo organiza, interpreta, traduz e classifica as manifestações sensíveis através de representações políticas e sociais, enquanto a sensação se transforma em sentimentos ou "estados d'alma", atribuindo ao mundo significados partilhados e transmitidos.
Nossa proposta, portanto, no V Simpósio Nacional de História Cultural, é a de pensar como as subjetividades afetaram e foram historicamente afetadas pelas mudanças ocorridas nos comportamentos e nas visões de mundo, nas formas de conhecimento do real e na concepção de valores e verdades, nas experiências estéticas e nas expressões artísticas, nas crenças e mitos, na moral e na norma, nas formas de agregação dos indivíduos e dos grupos, no sentido do público e do privado. Que razões e sentimentos estavam contidos nessas transformações que ocorreram na história?

Instruções gerais para inscrição no V SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA CULTURAL
Brasília 50 anos: Ler e Ver - Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais.

1. O sistema de inscrição é feito por meio eletrônico para o envio de dados. O pagamento será feito via depósito bancário no Banco do Brasil - Conta Investimento,  Agencia 3603-x; N º Conta 382.690-2;  Variação 91. O depósito bancário deverá ser digitalizado e enviado para o email: eloisapbarroso@gmail.com ou pelo fax 61- 3273 6256.
2. Solicitamos atenção no preenchimento correto de todos os campos da ficha de inscrição, em especial nos certificados. O preenchimento correto do campo "email" também é de fundamental importância para o estabelecimento do vínculo de informações.
3. Não haverá devolução do valor referente às inscrições. No caso de trabalhos não aceitos, os proponentes poderão usar suas inscrições na modalidade de ouvinte.
4. Para se inscrever, o interessado deve identificar-se em uma das modalidades abaixo:
  • Proponente de Simpósio Temático;
  • Apresentador de Comunicação;
  • Ouvinte.

5. As modalidades e os valores de inscrição são os das tabelas abaixo:

TIPO DE INSCRIÇÃO

VALOR PARA SÓCIO QUITE COM A TESOURARIA DA ANPUH
VALOR PARA NÃO SÓCIO DA ANPUH
Proponente de grupo de trabalho (simpósio temático)
R$90,00
R$120,00

TIPO DE INSCRIÇÃO
VALOR PARA SÓCIO QUITE COM A TESOURARIA DA ANPUH
VALOR PARA ESTUDANTE
VALOR PARA NAO SÓCIO DA ANPUH
Apresentador de trabalho
R$ 90,00
R$ 50,00
R$ 120,00

TIPO DE INSCRIÇÃO
VALOR
Ouvinte
R$50,00
   CRONOGRAMA
  •  Submissões de propostas para Simpósios Temáticos: 25 de junho de 2010 a 02 de agosto de 2010;
  • Submissões de propostas de Comunicações: 06 de agosto de 2010 a 06 de setembro de 2010;
  • Inscrições para ouvinte: 25 de junho de 2010 a 08 de novembro de 2010;
 Coordenação Geral
Profª. Drª. Rosangela Patriota Ramos - GT História Cultural da ANPUH Nacional (UFU)
 Comissão Científica:
Alcides Freire Ramos (UFU)
Antônio Herculano Lopes (FCRB)
Maria Izilda Santos Matos (PUC-SP)
Mônica Pimenta Velloso (FCRB)
Nádia Maria Weber dos Santos (GTHC/RS)
Rosangela Patriota Ramos (UFU)
 Comissão Executiva:
Alcides Freire Ramos (UFU)
Anderson Oliva (UnB)
Antônio Herculano Lopes (FCRB)
Cléria Botelho Costa (UnB)
Daniel Faria (UnB)
Diva do Couto Muniz (UnB)
Jaime de Almeida (UnB)
Maria Izilda Santos Matos (PUC-SP)
Mercedes Kothe (UPIS)
Mônica Pimenta Velloso (FCRB)
Nádia Maria Weber dos Santos (GTHC/RS)
Rosangela Patriota Ramos (UFU)


Informações sobre a Conferência

» Organização e Parceiros

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Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    domingo, 25 de julho de 2010

    GEHB ** [Carta O BERRO] Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares - na Universidade Federal Fluminense - veja a programação abaixo.

    Carta O Berro.............................................repassem



    Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares



    Apresentação
    Seminários e eventos para abordar os mais diversos temas e questões do pensamento de Gramsci têm sido numerosos no mundo e no próprio Brasil. Mas, são praticamente inexistentes os estudos dedicados a focalizar o diálogo fecundo que vem ocorrendo entre as perspectivas abertas por A. Gramsci e os movimentos populares. Na variedade das suas formas e manifestações, os movimentos populares latino-americanos apresentam profundas sintonias com a visão de mundo delineada por Gramsci. Desde final dos anos 60, quando os escritos de Gramsci começaram a ser divulgados no Brasil e na América Latina, observa-se uma crescente referência às suas idéias e categorias. O seminário que queremos realizar, portanto, se propõe a analisar e debater como, ao longo dos últimos 40 anos, as ferramentas teóricas de Gramsci foram assimiladas pelos movimentos populares. Mas, também, como estes conseguiram re-processar as idéias do pensador sardo amalgamando-as com uma inovadora práxis latino-americana, de modo a elaborar uma visão própria de sociedade e delinear um projeto alternativo de mundo.


    A estrutura, os componentes e a dinâmica do seminário foram pensados de modo a investigar, de um lado, a relação entre o pensamento de Gramsci e os movimentos populares no recente contexto h istórico brasileiro e latino-americano, e, por outro lado, a focalizar as atenções sobre algumas questões que atualmente vêm sendo particularmente debatidas, como o processo de democratização no Brasil e na América Latina, a construção de um "Estado-ético" popular, a busca de um novo significado de hegemonia, a concepção de uma educação e de uma "escola unitária" alternativa.

    Além de articular os aspectos históricos, filosóficos e pedagógicos e destacar a singularidade dos movimentos populares brasileiros e latino-americanos, o seminário pretende debater também contradições e debilidades, levantar questões críticas e apontar desdobramentos, de modo a contribuir para renovar práticas político-pedagógicas vigentes e aprofundar o desenvolvimento dos estudos e da pesquisa.

    Neste sentido, é de se considerar que a realização desse seminário é uma iniciativa originada no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Pol� �tica e Educação (Nufipe), vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e parceiro de movimentos populares. Desde sua criação, em 2002, de fato, Gramsci e os movimentos populares têm sido "a mente e o coração" do nosso Núcleo, a partir dos quais temos organizado diversas atividades de extensão, cursos, pesquisas, orientação de monografia, de dissertação, de teses e diversas publicações, como pode ser observado pelos registros no Diretório de Grupos de Pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisas, CNPq. Em Gramsci, e autores sintonizados com o seu pensamento, o Nufipe encontra seus referencias teóricos fundamentais. E, nos movimentos populares, os interlocutores principais que lhe inspiram a pesquisa e a práxis político-pedagógica. Além de regional e nacional, o seminário tem um alcance internacional, não apenas pelas diversas relações e parcerias que o Nufipe vem estabelecendo dentro e fora do Brasil, mas porque "Gramsci e os Movimentos Populares" só podem ser compreendidos plenamente nesse grande circuito. Esperamos, com isso, aprofundar os vínculos entre o mundo acadêmico e a dinâmica dos movimentos populares, entre o pensamento de Gramsci e a práxis político-pedagógica latino-americana.

    Prof. Dr. Giovanni Semeraro
    Programação

    Auditório Florestan Fernandes – Campus do Gragoatá, bloco D

    Dia 13/9

    ■18h - Solenidade de abertura
    ■18h30 - Conferência de abertura: Prof. Dr. Atilio Boron (Argentina) e Prof. Dr. Carlos Nelson Coutinho (UFRJ). Coordenador: Prof. Dr. Giovanni Semeraro (Nufipe/UFF)

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    Dia 14/9

    ■8h às 10h - Comunicações orais (apresentação de trabalhos inscritos)
    ■10h30 às 12h30 - Mesa-redonda: Prof. Dr. Marcos Del Royo (Unesp), Profª Drª Rosemar y Dore (UFMG), Prof. Dr. Luiz Augusto Passos (GPMSE/UFMT). Coordenador: Prof. Sérgio Turcatto (Nufipe/UFF)
    ■15h às 17h - Comunicações orais (apresentação dos trabalhos inscritos)
    ■18h às 20h30 - Mesa-redonda: Prof. Dr. Fabio Frosini (Itália), Prof. Dr. Luis Tapia (Bolívia), Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF). Coordenador: Vitor Fraga (Nufipe/UFF)
    ■20h30 - Atividade cultural

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    Dia 15/9

    ■8h às 10h - Comunicações orais (apresentação de trabalhos inscritos)
    ■10h30 às 12h30 - Mesa-redonda: Prof. Dr. Marcos Marques (Nufipe/UFF), Profª Drª Artemis Torres (GPMSE/UFMT), Profª Drª Roberta Lobo (UFRRJ), Profª Drª Valéria Correia (UFAL). Coordenador: Rodrigo Lima (Nufipe/UFF)
    ■15h às 17h - Comunicações orais (apresentação dos trabalhos inscritos)
    ■18h às 20h30 - Mesa-redonda: Prof. Dr. Joseph Buttigi eg (EUA), Prof. Dr. Alvaro Bianchi (Unicamp), Prof. Dr. Luiz Alberto Gómez de Sousa (UCAM). Coordenador: Néliton Azevedo (Nufipe/UFF)
    ■20h30 - Atividade cultural

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    Dia 16/9

    ■8h às 10h - Comunicações orais (apresentação de trabalhos inscritos)
    ■10h30 às 12h30 - Mesa-redonda: Prof. Dr. Antonio Brand (UCDB), Profª Drª Adonia Prado (UFF), Prof. Dr. Percival Tavares (Nufipe/UFF), Profª Drª Lia Tiriba (UFF). Coordenador: Diego Chabalgoity (Nufipe/UFF)
    ■15h às 17h - Comunicações orais (apresentação dos trabalhos inscritos)
    ■18h às 20h30 - Conferência de encerramento: Prof. Dr. Guido Liguori (Itália), Prof. Dr. Alvaro Oviedo (Col�?mbia), Prof. Dr. Giovanni Semeraro (Nufipe/UFF). Coordenador: Prof. Drª Martha D�?Ângelo (Nufipe/UFF)
    ■18h às 20h30 - Atividade Cultural
     
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    Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     

    GEHB **Eneimagem e chamada de artigos

     








    O LEDI (Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem) do Departamento de
    História da Universidade de Londrina comunica que:



    1) A revista Domínios da Imagem tem fluxo contínuo no recebimento de
    artigos inéditos para publicação. No mês de novembro sairá o número 07 que
    ainda está selecionando artigos. Verificar as normas para publicação pelo
    site da revista http://www2.uel.br/cch/his/dominiosdaimagem/ ;


    2) Estamos dando início à chamada para a seleção das comunicações
    individuais e coletivas para o "III Encontro Nacional de Estudos da
    Imagem" que será realizado na Universidade Estadual de Londrina no mês de
    março. A data final do envio do material será em novembro, com a liberação
    do aceite em janeiro.



    Alberto Gawryszewski

    Dep. de História da UEL

    Coordenador do LEDI





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    Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     

    GEHB ** Atentado à memória do país - proposta de emenda

     
    Segue link para abaixo assinado em favor da emenda encaminhada pela anpuh

    venho relembrá-los para continuarmos nossa mobilização pelo abaixo assinado: UM ATENTADO A MEMÓRIA DO PAÍS - Proposta de Emenda ao artigo 3°.
    O Se quiserem linkar nos sites de vocês, ou enviar para as listas de contatos o endereço é: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6626

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    Atividade nos últimos dias:
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                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     

    GEHB ** Concurso NURI/UFS

    Prezados colegas,
    Informo a abertura de concurso para o Núcleo de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe. edital nº 23/2010.
    Área de titulação: Graduação e Mestrado em Relações Internacionais ou áreas afins (Ciência Política, Direito, Economia ou História)
    Disciplinas: Introdução aos estudos das Relações Internacionais, Teoria das Relações Internacionais I e II, Análise das Relações Internacionais e Tópicos Especiais em Teoria das Relações Internacionais.
    Cargo: Professor Assistente (titulação mínima Mestrado)
    Professor Adjunto (titulação mínima Doutorado)
    Salário inicial: O salário inicial para o mestre com dedicação exclusiva é de R$ 4.651,59, para o doutor com atividades de 40 horas R$ 4.300,00 e para o doutor com dedicação exclusiva R$ 7.333,67.
    Valor da inscrição:
    Prof. Assistente - R$ 100,00.
    Prof. Adjunto - R$ 150,00
    Período da inscrição: As inscrições (presenciais) ocorrem de 14 de julho a 12 de agosto na própria Diresp, que fica no prédio da Reitoria (campus de São Cristóvão), de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 16h, exceto em feriados nacionais e regionais
    Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail concursos@ufs.br ou pelo telefone 79-2105-6518.
    Att,
    Tereza Cristina
    _________________________________
    Prof. Dr. Tereza Cristina Nascimento França
    Membro do ramo brasileiro da International Law Association
    Coordenadora de Cooperação Acadêmica de Convênios Internacionais do Núcleo de Relações Internacionais (NURI-UFS)
    Comissão interna de estágio discente do (NURI-UFS)
    Coordenadora do LABECON (Laboratório de Estudos de Conflitos e Paz)
    Núcleo de Relações Internacionais (NURI)
    Universidade Federal de Sergipe
    Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos
    Av. Marechal Rondon, S/N - Jardim Roza Elze, São Cristóvão/SE,
    Unidade Departamental do CCSA, Pavimento superior,
    CEP: 49100-000,
    tel:(55) 79-2105-6884
    blog:
    www.heresnemo.com
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    Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

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    sábado, 24 de julho de 2010

    GEHB ** O Governo João Goulart e o golpe de 1964: memória, história e historiografia

     
    O Governo João Goulart e o golpe de 1964: memória, história e historiografia, de Lucilia de Almeida Neves Delgado (UFMG);



    Sds,

    "A História é o passado ressignificado"
    --

    --
    Fabrício Augusto Souza Gomes

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    quinta-feira, 22 de julho de 2010

    GEHB ** Seleção PPGH 2010.2 (inscrições até 26 de julho)

     


    PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO – TURMA 2010/1

    O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), da Universidade de Passo Fundo (UPF), torna pública a abertura das inscrições para as provas de seleção ao Curso de Mestrado em História para a turma 2010/2.

    O Mestrado em História, com área de concentração em História Regional, tem como linhas de pesquisa:

    1. Política e cultura;
    Agrega as pesquisas sobre relações políticas e representações culturais, no âmbito regional, nacional e internacional nas dimensões amplas que compreendem o fazer histórico contemporâneo em termos de objetos, referenciais e metodologias.
    Professores
    Adelar Heinsfeld
    Ana Luiza Setti Reckziegel
    Eduardo Munhoz Svartman
    Gerson Luís Trombetta
    Gizele Zanotto
    Janaína Rigo Santin

    2. Espaço, economia e sociedade.
    Agrega as pesquisas sobre os processos de ocupação do espaço e formas societárias; relações e conflitos sociais, econômicos e simbólicos nas dimensões regionais e inter-regionais; comunidades nativas, formação da sociedade luso-brasileira e ibero-americanas.
    Professores
    João Carlos Tedesco
    Mário Maestri
    Luiz Carlos Tau Golin

    ESTRUTURA CURRICULAR:
    A estrutura do Mestrado inclui um mínimo de 30 créditos, sendo 24 créditos de disciplinas e 6 créditos de orientação.

    INSCRIÇÕES:
    A inscrição deverá ser feita pela Internet, no endereço eletrônico: http://www.upf.br/posgraduacao/inscricoes.php. Do dia 15 de junho de 2010 até o dia 26 de julho de 2010. O valor será R$70,00(setenta reais).

    A inscrição somente será efetivada mediante o envio da documentação necessária.

    Modalidades de envio dos documentos:

    Pela Central de Atendimento ao Aluno e Secretaria do Mestrado–
    Universidade de Passo Fundo - Centro Administrativo

    Por correspondência
    Universidade de Passo Fundo - IFCH
    Programa de Pós-Graduação em História
    Campus I – Bairro São José – KM 171 – BR 285
    Cx. Postal 611
    CEP: 99001-970 - Passo Fundo, RS
    Postado via Sedex com data do dia 23/07/2010

    Poderão candidatar-se os(as) graduados(as) com Licenciatura Plena e/ou Bacharelado em História ou áreas afins.

    Documentos necessários para a inscrição dos candidatos:
    a) Curriculum Lattes documentado;

    b) 3 (três) fotocópias do Projeto de pesquisa (modelo disponível no site do PPGH);

    c) 2 (duas) fotocópias do diploma de graduação;

    d) 2 (duas) fotocópias do respectivo histórico escolar;

    e) 2 (duas) fotocópias da certidão de casamento ou de nascimento;

    f) 2 (duas) fotocópias do documento de identidade;

    g) 2 (duas) fotocópias do CPF;

    h) 1 (uma) foto 3x4 recente;

    i) Memorial descritivo contendo atividades acadêmicas e profissionais realizadas e motivação para o projeto de pesquisa;

    j) Formulário de inscrição preenchido;

    k) Quadro de pontuação do Currículo preenchido (Anexo I deste Edital)

    l) Fotocópia do Comprovante de pagamento da inscrição

    Homologação das inscrições: dia 28/07/2010.

    SELEÇÃO:
    A seleção é constituída dos seguintes critérios:

    1) Prova escrita, tendo por base o Projeto de Pesquisa, inserindo a discussão do "regional" a partir da bibliografia sugerida – caráter eliminatório – dia: 03/08/2010, às 8h30min

    2) Análise do Currículo do candidato – caráter classificatório;

    3) Análise do Pré-Projeto de pesquisa – caráter classificatório;

    4) Entrevista, baseada no curriculum e na exposição do projeto, pelo candidato - caráter classificatório - dia: 03/08/2010, a partir das 14 hs.

    PROJETO:
    O projeto deverá conter: descrição do tema, fontes de pesquisa e bibliografia.
    Modelo disponível na página http://www.ppgh.upf.br/

    NÚMERO DE VAGAS:
    O número de vagas é até 15 (quinze), e o Programa não se compromete a preenchê-las.

    RESULTADOS FINAIS:
    Os resultados finais serão divulgados até o dia 06/08/2010

    INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
    Não serão aceitos recursos quanto à homologação da inscrição e quanto ao processo de seleção e seu resultado.

    A Comissão de Seleção decidirá sobre as questões não previstas no presente Edital.

    A documentação dos candidatos não classificados deverá ser retirada, na Secretaria do PPGH, até o prazo máximo de 30/11/2010. Após esta data será encaminhada para reciclagem.

    Para maiores informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, prédio B4, sala 134. Campus I, Bairro São José, Passo Fundo – RS. CEP: 90001-970., Fone (54) 3316-8339, Fax (54) 3316-8330 endereço eletrônico pghis@upf.br.


    PRÉ-MATRÍCULAS:
    Dia 12 de agosto de 2010 pelo email pghis@upf.br.


    Passo Fundo, 14 de junho de 2010.

    Prof. Dr. Adelar Heinsfeld
    Coordenador do PPGH/UPF

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    GEHB ** Seminário de História do Exército Brasileiro

     
    Caros Colegas,


               Mais uma vez venho convidá-los a participar de um evento cultural do Exército Brasileiro. Nesse ano de 2010 comemoramos 50 anos da criação do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM) o "Monumento dos Pracinhas" localizado no Aterro do Flamengo, RJ.
               Inscrevam-se no Seminário de História e Arquitetura que ocorrerá no Museu de Arte Moderna (MAM), participem da Solenidade Cívico-Militar!
           
    Sites: http://www.dphcex.ensino.eb.br/evento/
              http://www.mnmsgm.ensino.eb.br/index.html


    Se puderem ajudem na divulgação.


    Tenente Edgley - Historiador


    Qualquer dúvida: 2519-5105 - Divisão de Patrimônio e Projetos Culturais

     
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    GEHB ** I SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

     





    I SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA
    "A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil"


     






    I SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA
    “A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”
     
    DATA: 08, 09 e 10 de setembro de 2010
    LOCAL: FFC - Unesp – Marília – Anfiteatro I
    PROMOÇÃO: Gphellb – Grupo de Pesquisa História do ensino de língua e literatura no Brasil
    COORDENAÇÃO GERAL:
    Maria do Rosário Longo Mortatti e Rosane Michelli de Castro
    APRESENTAÇÃO

    No Brasil, especialmente em decorrência da consolidação de programas de pós-graduação em Educação, desde as últimas décadas do século XX vêm conquistando espaço e prestígio acadêmico-científicos tanto pesquisas em história da educação quanto pesquisas com abordagem histórica, desenvolvidas em outros campos e especialidades da área de Educação e que enfocam temas e objetos correlatos a essa área. Como avaliam Marta Carvalho, Dermeval Saviani e Diana Vidal (2006)[1], essas pesquisas se beneficiam de contribuições de diferentes vertentes da “[...] historiografia educacional estrangeira — especialmente a francesa, a espanhola e a portuguesa — [que] forneceu cânones e linhas de pesquisa que, já consolidadas nesses países, evidenciaram-se férteis e potencialmente capazes de promover um maior intercâmbio entre os pesquisadores da área.”. Ao mesmo tempo, essas pesquisas vêm também contribuindo para relevante acúmulo de conhecimentos responsáveis pela consolidação, no Brasil, da história da educação como campo de conhecimento assim como de um conjunto de pesquisadores, instituições e grupos de pesquisa responsáveis pela proposição, discussão e avanços da produção nesse campo.

    Acompanhando esses processos, constata-se, ainda, a partir das duas últimas décadas do século XX, a tendência a se ampliarem e se diversificarem perspectivas e enfoques relativas ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita em língua materna, especialmente no que se refere à alfabetização, conforme já apontava Soares (1985;1989)[2]. Dentre essas perspectivas e enfoques e dialogando também com pesquisas desenvolvidas por pesquisadores europeus, norte-americanos e latino-americanos, desde esse período vêm-se intensificando estudos e pesquisas acadêmico-científicos produzidos por brasileiros, com abordagem histórica de diferentes aspectos (didáticos, linguísticos, psicológicos, sociológicos, antropológicos, culturais, políticos) desse processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e escrita.

    Como resultado desse movimento e do significativo acúmulo de conhecimentos sobre o tema, nesta primeira década do século XXI constata-se a tendência à história da alfabetização se constituir como campo de conhecimento específico e autônomo, por meio da crescente definição de objetos de estudo, fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas. Tal tendência, porém, vem-se explicitando sem prejuízo das possibilidades de estudos e pesquisas necessariamente interdisciplinares, a fim de se explorarem diferentes aspectos envolvidos na complexidade e na multifacetação da alfabetização.

    Por esses motivos e a fim de contribuir tanto para a compreensão das principais características dos estudos e pesquisas sobre ensino da leitura e escrita desenvolvidos nos últimos trinta anos quanto para a reflexão sobre as possibilidades de avanços nesse campo, no contexto dos desafios políticos, sociais, culturais e educacionais deste momento histórico, propomos a realização do evento intitulado “Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita” (SIHELE), como um evento científico, com periodicidade bianual, a congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a grupos ou  a  núcleos de pesquisa envolvidos com essa temática.

    E, para a 1ª. edição desse evento — I SIHELE — , propomos o tema “A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”, de acordo com os objetivos e a programação apresentados a seguir. 

    Para a consecução dos objetivos do I SIHELE e considerando as inevitáveis limitações de tempo e espaço para contemplar, nesta 1ª. edição do evento, a participação de todos os pesquisadores e grupos/núcleos de pesquisa estrangeiros e brasileiros, que têm contribuído diretamente para a constituição do campo de conhecimento em questão, optamos por:

    · convidar, como conferencista de abertura, a professora e pesquisadora francesa, Dra. Anne-Marie Chartier, que apresentará um balanço dos 30 anos de pesquisas sobre o tema, para as quais, assim como para a formação de pesquisadores brasileiros, sua contribuição tem sido decisiva;

    · convidar, como expositores e mediadores em mesas-redondas, pesquisadores brasileiros vinculados a grupos e núcleos de pesquisa de diferentes instituições e estados do país, para apresentar sínteses dos resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos grupos e núcleos que representam assim como questões para o debate e propostas para apreciação na plenária final do evento; e

    ·
    propiciar a participação de pesquisadores, professores universitários, alunos de pós-graduação, alunos de graduação, professores da Educação Básica e outros profissionais da área, como ouvintes ou com apresentação de trabalhos, em sessões de comunicação oral, com participação de coordenador e relator, responsáveis por sintetizar resultados dos trabalhos apresentados assim como questões para o debate e propostas para apreciação na plenária final do evento

    Optamos, ainda, por:
    · homenagear a professora e pesquisadora brasileira, Dra. Magda Becker Soares, Convidada de Honra do I SIHELE, pela decisiva contribuição de sua obra e de sua atuação profissional, tanto para a proposição pioneira da necessidade de estudos com abordagem histórica da alfabetização no Brasil quanto para a formação de gerações de professores e pesquisadores brasileiros;

    · criar e outorgar o prêmio “Magda Soares”, aos melhores trabalhos apresentados no evento; e

    · homenagear o professor e pesquisador português, Rogério Fernandes (in memoriam), por sua também decisiva e pioneira contribuição para a formação de pesquisadores brasileiros, por meio de intercâmbio institucional.
     
    OBJETIVOS DO I SIHELE

    · Promover a avaliação diagnóstica e prospectiva relativamente ao campo da história da alfabetização no Brasil;

    ·  compreender as principais características de objetos de estudo, fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas, no âmbito da produção acadêmico-científica brasileira sobre o tema;

    ·
    discutir os principais problemas e perspectivas observáveis nessa produção acadêmico-científica brasileira, sua relação com os desafios políticos, sociais, culturais e educacionais deste momento histórico e sua relação com a produção acadêmico-científica internacional;

    ·
    propor caminhos  e ações para  o avanço desse campo de conhecimento;

    ·
    propiciar o intercâmbio, por meio de estabelecimento de ações de articulação e colaboração sistemáticas, de grupos e núcleos de pesquisa brasileiros e estrangeiros envolvidos com o tema;

    · propor tema e problema específicos para a organização do II SIHELE;

    · contribuir para a criação da Sociedade Brasileira de Alfabetização, no diálogo com entidades congêneres em âmbito nacional e internacional; e


    · encaminhar organização de publicação de livro sobre o tema “A constituição do campo da história da alfabetização no Brasil”, contendo artigos resultantes das pesquisas  apresentadas e das discussões ocorridas no I SIHELE.

     


    [1] CARVALHO, M; SAVIANI, D.; VIDAL, D.. Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. 2006. Disponível em: http://www.sbhe.org.br/ Consulta em: 26/04/2010.
    [2] SOARES, M.. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 52, p. 19-24, 1985; ______. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: INEP/PREDUC, 1989.



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    Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
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    GEHB ** VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES(AS) NEGROS(AS)

    O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) entre os dias 26 a 29 de Julho, debaterá sobre "Afrodiáspora: saberes pós-coloniais, poderes e movimentos sociais", a fim de apresentar e discutir os processos de produção/difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pela populações negras nas Diásporas Africanas, nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos.

    Difundir e debater os saberes produzidos por negros(as) no Brasil implica no esforço de identificar no cenário sociocultural brasileiro, conhecimentos, manifestações e formas de pensar/estar no mundo, concepções, linguagens e pressupostos não hegemônicos, construídas pela multiplicidade de sujeitos que constituem as populações negras, focalizando essa população como produtora de conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.

    Essa temática também propõe uma reconfiguração dos quadros da memória, no que tange a experiência histórica da população negra no Brasil, que respeite a presença da ancestralidade e tradições africanas, mas, ao mesmo tempo, considere as composições, traduções e recriações realizadas nos movimentos da diáspora.

    A escolha dessa temática para orientar os debates e proposições do VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), leva em consideração a atual conjuntura brasileira, quando os segmentos negros organizados reivindicam e acentuam o incremento de mecanismos jurídicos-políticos de constituição material de direitos, tais como: a Lei n.º 10.6391 e suas Diretrizes Curriculares, a implementação de Políticas de Ações Afirmativas, a luta pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Projeto de Cotas para Negros nas Universidades pelo Congresso Nacional, o que tem implicado na exigência e na urgência de ampliar o campo de discussão e produção de conhecimentos sobre as populações negras.

    Em suma, traremos à tona estudos e debates sobre a realidade das populações negras, principalmente as questões ligadas ao racismo, às reconstruções culturais diaspóricas, às resistências e (re)existências negras. A disseminação de conhecimentos e o debate sobre tais questões, a busca de alternativas que possibilitem a equidade social, farão parte dos trabalhos de intelectuais negros e negras no VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as).

    Estimamos que sejam beneficiados(as) diretamente pelo VI COPENE cerca de 2000 participantes, de todas as Unidades da Federação e do exterior. Além disso, espera-se que na realização deste congresso, assim como nas edições anteriores, tenhamos um crescimento quantitativo e qualitativo da produção científica.

    Fonte: http://www.abpn.org.br/


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    Postado por Y.Valentim no Caminhada Azoany em 7/21/2010 06:48:00 PM
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        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
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