Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Revista Histórica Online do Arquivo Público do Estado de São Paulo - "Arquivos do Judiciário: Crime e Família"

 
Prezados Leitores:

A Revista Histórica Online, publicada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, chega à sua 60º edição com o tema "Arquivos do Judiciário: Crime e Família". Neste número, a Histórica traz os seguintes artigos:

- O quanto valia, afinal? O problema dos preços nos inventários post-mortem do século XIX, do historiador Fernando Costa, sobre a leitura crítica de inventários no século retrasado;

- Vigilância eclesiástica e disciplinamento social: limites e especificidades das prerrogativas da justiça diocesana no século XVII, da historiadora Patrícia Ferreira dos Santos, sobre a coexistência da justiça do rei de Portugal e a da Igreja Católica, durante o Brasil Colônia;

- Queixas de crimes sexuais e formação de famílias: interesses particulares e interesses do Estado entre as décadas de 1890 e 1970, do psicólogo Rafael de Tilio, sobre os reflexos do Código Penal de 1940 no tratamento de crimes como o estupro e a sedução pela Justiça brasileira;

- Marginalização, delinqüência e criminalidade infantil na cidade de São Paulo no início do século XX, do historiador Robson Roberto da Silva, sobre a questão do menor marginalizado, nas primeiras décadas do século XX.


Na seção Imagens de uma época, a Revista destaca fotos de 34 Grupos Escolares construídos na Primeira República: edificações feitas no estilo neoclássico vigente na época, e que funcionam até hoje.
Para a próxima edição, a Revista Histórica procura estudos sobre a escravidão enquanto objeto histórico, e sobre os documentos e marcas que a complexa teia de relações sociais e econômica da escravidão deixou na sociedade brasileira. Os artigos podem ser enviados até a segunda quinzena de fevereiro de 2014 para histórica@arquivoestado.sp.gov.br .

Boa Leitura!
Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa
Arquivo Público do Estado de São Paulo
=

__._,_.___

Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:
    http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    -->

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.