Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CHAMADA DE TRABALHOS - Sæculum - Revista de História - n. 28 - jan./ jun. 2013 - Dossiê "História e História da Arte"



CHAMADA DE TRABALHOS - n. 28 - jan./ jun. 2013


Dossiê: História e História da Arte
Prazo Final para o envio de trabalhos: 12 de abril de 2013
Organizadora: Profª Dra. Carla Mary S. Oliveira
Qualis Periódicos/ Capes: B2 - História
Site: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/index

Para contato e dúvidas, envie uma mensagem:
cms-oliveira@uol.com.br; carla@carlamaryoliveira.pro.br; carlamary_oliveira@hotmail.com; saeculum@cchla.ufpb.br

NORMAS EDITORIAIS

1. A revista Sæculum aceita para publicação propostas de artigos, comunicações, resenhas, entrevistas e memórias (palestras, depoimentos, documentos e fontes) na área de História, que devem ser enviada apenas eletronicamente, com redação em português, inglês, francês ou espanhol, e cujo(s) autor(es) tenha(m) a titulação mínima de mestre.
a. NÃO SERÃO ACEITAS propostas elaboradas em coautoria entre graduandos ou mestrandos e orientadores;
b. No caso de artigos resultantes de pesquisas de Iniciação Científica, os orientandos do autor devem constar apenas em nota de rodapé, e não como co-autores;
c. NÃO SERÃO ACEITAS propostas contendo mais de 3 (três) autores;
2. No caso de artigo, a proposta de publicação deve ser enviada com três arquivos distintos:
a. o principal, contendo o texto do artigo, com no máximo 20 (vinte) páginas; digitado em programa compatível com o Editor de Texto Word for Windows versão 2007 ou posterior (arquivo em formato "DOC"); com a seguinte formatação: fonte Times New Roman corpo 12; espaço entre linhas de 1,5; margens de 2,5 cm; papel A4. Este arquivo deve ser identificado com o último sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas (exemplo: "SOBRENOME_artigo.doc" ou "SOBRENOME1-SOBRENOME2_artigo.doc"), sendo que no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo não devem constar quaisquer informações sobre a autoria do mesmo;
b. o segundo arquivo, identificado como "SOBRENOME_dados.doc", deverá conter todas as informações sobre o(s) autor(es), especialmente maior titulação, vínculo institucional, financiamento da pesquisa (quando houver) e formas de contato (e-mail, telefones e endereço postal);
c. o terceiro arquivo, identificado como "SOBRENOME_resumo.doc", deverá conter o resumo do artigo em língua portuguesa, com até 300 (trezentas) palavras; e até 3 (três) palavras chave. O arquivo deve conter também um abstract em língua inglesa com até 300 (trezentas) palavras e até 3 (três) keywords. No caso de texto redigido em outro idioma dentre os aceitos pelo periódico, poderá apresentar résumé; e mots-cléf, quando redigido em francês; riassunto e paroli chiavi quando redigido em italiano; e resumen e palabras clave quando redigido em espanhol, mas nestes casos obrigatoriamente deverá apresentar o resumo e as palavras chave em português.


OBS.: os 3 arquivos podem estar compactados num arquivo formato ZIP ou RAR, para evitar que os dados se corrompam durante o envio.

3. As notas de rodapé devem ater-se ao mínimo necessário, não excedendo o total de 40 (quarenta). Devem ainda seguir a seguinte formatação: fonte Times New Roman corpo 10; espaço entre linhas simples; e um máximo de 8 (oito) linhas em cada nota.

4. As resenhas deverão ter entre 8 (oito) e 10 (dez) páginas, e devem versar sobre obra publicada no Brasil ou no exterior, durante os últimos 2 (dois) anos. Tanto estas como as demais categorias de propostas de publicação devem seguir as indicações de digitação e normatização estabelecidas para os artigos, bem como a forma de encaminhamento dos originais, sem a necessidade, contudo, do arquivo "SOBRENOME_resumo.doc".

5. Caso o trabalho contenha imagens, essas não poderão exceder o número de 5 (cinco) e deverão ser enviadas em arquivos independentes, no formato JPEG ou TIFF, com resolução mínima de 300 dpi e dimensões máximas de 15 cm x 21 cm. O local de inserção das imagens no corpo do texto deve ser indicado por legenda (Ex.: "Figura 1", etc., etc.).

6. Caso o texto contenha caracteres especiais - como alfabeto grego, hebraico, cirílico, chinês, japonês, coreano, hindu, ou sinais matemáticos, por exemplo - a fonte utilizada (arquivo formato "TTF") deve ser enviada à Comissão de Editoração juntamente com os arquivos "DOC" da proposta.

7. Traduções devem ser acompanhadas da autorização do autor do texto original ou dos detentores dos direitos autorais de publicação.

8. As referências bibliográficas das citações, obras e autores comentados devem ser feitas apenas em notas de rodapé, através do sistema numérico, segundo normas da ABNT (NBR 6023: ago. 2002). A revista Sæculum NÃO publica bibliografias ao final dos trabalhos.

9. Todas as propostas serão submetidas à análise de um ou mais membros da Comissão Editorial, para a verificação de aspectos ligados ao conteúdo, à escrita (ortografia e gramática), forma e pertinência dos temas, ANTES de serem encaminhadas aos pareceristas membros do Conselho Editorial ou ad hoc. As propostas que não contemplarem as normas editoriais NÃO SERÃO AVALIADAS para publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!