Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Revista Cadernos de História - Chamada de artigos



Chamada de Artigos

Ano VII, Número 1

HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: PERSPECTIVAS HISTORIOGRÁFICAS


A partir, grosso modo, do século XIX, com a estruturação da história universitária, foi estabelecida, como uma das regras centrais da profissão, que os historiadores profissionais não deveriam investigar os acontecimentos mais próximos do seu tempo. Para que o trabalho do historiador se desse, era fundamental que os testemunhos materiais de um dado período já tivessem sido catalogados e postos à disposição para pesquisa; que o historiador tivesse a visão retrospectiva sobre esse período e, igualmente, que ele estivesse distante o bastante do passado para não ser influenciando por suas próprias simpatias e subjetividades.

Essa regra nunca foi totalmente respeitada, mas serviu de baliza para muitos estudiosos da História, que hesitavam em se aventurar além de um determinado período de tempo. Recentemente, esses limites foram questionados e os historiadores começaram a avançar, com seus instrumentos e visão próprias, na análise de acontecimentos contemporâneos ou de um passado mais próximo.

Mesmo com essa mudança de paradigma, a história do tempo presente ainda traz desafios consideráveis para o historiador. O que a define? A temporalidade próxima dos temas tratados e a proximidade material do autor com relação a elas? Ou a análise do acontecimento de forma a aproximá-lo dos seus fundamentos e das determinações mais profundas que o conduzem? E como trabalhar com as fontes, com a necessidade de um controle mínimo da subjetividade do historiador (mais difícil quando ele vive os mesmos acontecimentos que analisa) e, acima de tudo, como lidar com a não existência da grande especificidade do historiador frente aos agentes do passado, ou seja, a visão retrospectiva?

São essas questões que norteiam a publicação de um dossiê específico sobre a questão da história do tempo presente. A edição do Ano VII, n.1 da Revista Eletrônica Cadernos de História pretende reunir, em essência, textos teóricos que colaborem na discussão das questões e problemas acima levantados. Artigos que discutam tais temas a partir de "estudos de caso" empíricos também serão, contudo, bem vindos.

João Fábio Bertonha (UEM)

Prazo máximo para envio de trabalhos: 12 de outubro de 2012

Mais informações em: www.ichs.ufop.br/cadernosdehistoria

__._,_.___

Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:
    http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.