Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sábado, 10 de setembro de 2011

** Encontro com a História discute concentração do conhecimento científico

 

Encontro com a História discute concentração do conhecimento científico

Fonte: PORTAL FATOR BRASIL
 
O ciclo “Encontro com a História, Ciência e Tecnologia” apresenta, no próximo dia 13 de setembro (terça-feira), a palestra “A concentração do saber científico, a inovação tecnológica e o mundo dos excluídos”, com a participação do pesquisador e historiador Daniel Chaves. O Evento promovido pela Coordenação de História da Ciência (CHC) acontece a partir das 14h no auditório do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).
Daniel Santiago Chaves é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participa do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é editor-chefe da revista Boletim Eletrônico do Tempo Presente.
Na ocasião, Chaves falará sobre a concentração do conhecimento científico e a inovação tecnológica nos países mais desenvolvidos. A palestra apresentará como se deu essa concentração e como isso gerou a exclusão das nações periféricas de determinadas instâncias de poder na área internacional.
O pesquisador irá discorrer ainda sobre o papel e atuação do Brasil nesse contexto bem como irá comentar as recentes iniciativas políticas de Estado voltadas para atenuar a defasagem nas áreas de ciência e tecnologia.
De acordo com a pesquisadora da CHC, Ana Lúcia Villas-Bôas, os historiadores costumam negligenciar a diversidade política que a ciência carrega. O especialista, por sua vez, costuma negligenciar a historicidade da ciência no contexto internacional. “A ideia é contribuir para a integração dessas duas visões através de uma série de palestras que favoreçam uma reflexão sobre a produção científica no mundo contemporâneo e o impacto dessa realidade”, revela.
Ciência no Mundo Contemporâneo - O Ciclo de palestras é realizado desde 2008 e, a partir do ano passado, conta com uma temática anual e busca palestrantes vindos também de fora do MAST. Em 2011 o tema é “Ciência no Mundo Contemporâneo”.
A atividade é aberta a professores, pesquisadores e estudantes de pós--graduação e oferece certificado aos participantes. O encontro será transmitido também pela página do MAST na internet.
.[ Museu de Astronomia e Cinências Afins- MAST,Rua General Bruce, 586, São Cristóvão – Rio de Janeiro – RJ |Telefone: (21) 3514-5200|Site: www.mast.br].

Conheça nosso perfil no Faceboock
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!