Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

** III Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Processos de construção de Hegemonia no Brasil Contemporâneo - 3ª Chamada (Programação e Datas)

 
Prezados Colegas e Amigos
Encaminho novamente a Circular do III Simpósio de Pesquisa Estado e Poder. Três informações importantes:
1. Para inscrição de comunicações, basta enviar os resumos até 30 de junho para estadoepoder@yahoo.com.br, com as informações indicadas no item inscrição de trabalhos;
2. Não é necessário fazer o pagamento agora, ele pode ser feito após a submissão dos trabalhos;
3. As informações relativas ao evento (chamada eletrônica e programação completa) estão disponíveis no sítio www.projetoham.com.br
Abraços
gilberto

Campus de Marechal Cândido Rondon
Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Programa de Pós-Graduação em História
Área de Concentração: História, Poder e Práticas Sociais

III SIMPÓSIO DE PESQUISA ESTADO E PODER
Processos de construção de Hegemonias no Brasil Contemporâneo
UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon.  PR
16 a 18 de agosto de 2011
3ª CIRCULAR
http://1.bp.blogspot.com/_RXvCDmvWiMU/SGgEuGqqWoI/AAAAAAAAAX8/HZ0uZ1UHGRQ/s400/mst%2Blatuff.jpg
Imagem:

PROMOÇÃO:
Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais
Linha de Pesquisa Estado e Poder
Grupo de Pesquisa História e Poder
Laboratório de Pesquisa Estado e Poder



APRESENTAÇÃO


A Linha de Pesquisa Estado e Poder e o Grupo de Pesquisa História e Poder promovem o III Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: processos de construção de Hegemonias no Brasil Contemporâneo, com o objetivo de viabilizar a apresentação e discussão das pesquisas relacionadas à vasta problemática que envolve as relações de poder e a configuração do Estado, em sua dimensão ampliada. A organização do evento é de responsabildade dos professores e mestrandos vinculados à Linha de Pesquisa Estado e Poder do Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais (PPGH), bem como dos professores e acadêmicos que integram o Grupo de Pesquisa História e Poder e o Laboratório de Pesquisa Estado e Poder (pesquisadores, mestrandos, graduandos, bolsistas e professores da rede pública vinculados ao Programa de Desenvolvimento Educacional). O Simpósio de Pesquisa Estado e Poder ocorre desde 2007, tendo periodicidade bianual.
A Linha de Pesquisa Estado e Poder tem por objeto de ensino e de investigação as práticas sociais relacionadas ao Estado e ao Poder. A abordagem que orienta os estudos dos integrantes da linha concebe o Estado em seu sentido amplo, abarcando aspectos diversos das relações estabelecidas entre os agentes sociais. O poder, por sua vez, é compreendido enquanto exercício do domínio no interior da sociedade política, mas também no âmbito das mais variadas organizações e corporações da sociedade civil. O exercício do poder e a produção de hegemonia abrangem, portanto, esferas diversas, como a gestação e a afirmação, a crítica e a contraposição de projetos sociais, as elaborações intelectuais e as políticas partidárias, a organização dos diferentes grupos e classes sociais, a constituição de aparelhos privados de hegemonia, o gerenciamento e a disseminação de ideologias e projetos sociais.
A temática central deste terceiro Simpósio privilegia a discussão dos processos de construção de Hegemonias no Brasil Contemporâneo, com especial atenção aos processos de afirmação de hegemonias, de constituição de aparelhos privados de hegemonia, de organização  dos grupos dominantes e das classes subalternas e de gestação, afirmação e contestação de projetos sociais nas últimas cinco décadas. Esta temática será contemplada de forma especial na programação de conferências e mesas redondas. Por outro lado, serão aceitas proposições de comunicações acadêmicas para além da delimitação temporal e espacial indicada, desde que em alguma medida estabeleçam relação com a problemática de Estado e Poder.

CRONOGRAMA


30/5 a 30/6: Inscrições com apresentação de trabalhos.
1º/7 a 16/8: Inscrição para ouvintes.
18/8: Entrega do texto completo para publicação nos Anais Eletrônicos do Simpósio.
Obs: Serão publicados nos Anais exclusivamente os textos dos trabalhos efetivamente apresentados

INSCRIÇÕES


Graduandos: R$ 10,00
Demais inscrições: R$ 15,00
Depósito em Nome da Fundcamp - Banco Itaú - Ag. 2967 - C/C: 05315-4.
É imprescindível apresentar o registro do pagamento no credenciamento do evento.
 

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS


Período de Inscrições: 30/05 a 30/06 de 2011.
-   A inscrição deve conter: Título; Autor; Vínculo Institucional; Resumo (entre 15 a 20 linhas) e 3 Palavras-Chave.
-   Formatação: Fonte New Time Roman, tamanho 12, espaçamento simples e Margens 2,5.
-   Arquivo com extensão ou "rtf", a ser enviado ao email: estadoepoder@yahoo.com.br
-   É imprescindível a entrega do comprovante de pagamento para o credenciamento no evento.
- São aceitos no máximo dois autores por trabalho, devendo ambos estarem inscritos no evento e participarem da apresentação do trabalho. O Orientador não deve constar como co-autor do trabalho. Será aceito apenas um trabalho por autor.
Obs.: Não há taxa adicional para inscrição para comunicação, sendo suficiente a inscrição no evento.

PROGRAMAÇÃO


16/08 - TERÇA-FEIRA:
8h- Abertura
8:15-10h: Conferência de Abertura Mídia e Democracia: falsas confluências. Prof. Francisco Fonseca (FGV-SP)
10:15-12h . Conferência A resistência ao regime militar (1964-1985). Prof. Dr. Muniz Ferreira (UFBA)
13:30- 15:15: Sessão de Comunicações Acadêmicas 1
15:30-17:15: Sessão de Comunicações Acadêmicas 2
19h-22h: Mesa Redonda Mídia, Hegemonia e Alienação. Profa. Dra. Carla Luciana Silva (Unioeste) e Prof. Drd Jon Juanma (Universidade de Alicante, Espanha)
17/08 - QUARTA-FEIRA:
8h-9:45h: Mesa Redonda 2  Terra e Poder. Prof. Dr. Paulo José Koling (Unioeste) e Prof. Dr. Márcio Antonio Both (Unioeste)
10h-11:45h: Conferência Os impasses da contra-hegemonia e as derrotas do "espírito de cisão". Prof. Dr. Eurelino Coelho (UEFS)
13:30-15:15: Sessão de Comunicações Acadêmicas 3
15:30-17:15: Sessão de Comunicações Acadêmicas 4
19h-22h: Mesa Redonda  A construção da hegemonia nos anos Vargas. Profa. Maria Letícia Corrêa (UERJ) e Prof. Dr. Gilberto Calil (Unioeste).
18/08  QUINTA-FEIRA:
8h-12h: Mesa Redonda A Hegemonia neoliberal nos anos 90 e a classe trabalhadora. Prof. Dr. David Maciel (UEG); Prof. Dr. Rinaldo Varussa (Unioeste); Prof. Dr. Gelsom Rozentino (UERJ)
13:30-15:15: Sessão de Comunicações Acadêmicas 5
15:30-17:15: Sessão de Comunicações Acadêmicas 6
19h-22h: Conferência de Encerramento: Diálogos entre cultura e política na América Latina. Prof. Dra. Maria Lígia Coelho Prado (USP)



SECRETARIA

Laboratório de Pesquisa Estado e Poder
UNIOESTE – Campus Marechal Rondon
Rua Pernambuco, 1777 - CEP: 85960-000 - Fone: (45) 3284-7900 begin_of_the_skype_highlighting            (45) 3284-7900      end_of_the_skype_highlighting
Obs.: A inscrição dá direito ao caderno de resumos e aos anais eletrônicos do evento (que serão produzidos após o evento). Os primeiros cinquenta inscritos receberão exemplar impresso dos Anais do II Simpósio de Pesquisa Estado e Poder.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Dra. Carla Luciana Silva, Prof. Dr. Fábio Ruela de Oliveira; Prof. Dr. Gilberto Grassi Calil, Prof. Dr. Marcio Antonio Both , Prof. Dr. Paulo José Koling;

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Dra. Carla Luciana Silva; Dr. Fábio Ruela de Oliveira; Prof. Dr. Gilberto Grassi Calil; Prof. Dr. Marcio Antonio Both, Prof. Dr. Paulo José Koling; Profa. Ms. Cristiane Bade; Profa. Ms. Edina Rautenberg; Prof. Ms. Luis Fernando Zen; Prof. Ms.Marcos Alexandre Smaniotto; Prof. Ms. Marcos Vinícius Ribeiro; Profa. Ms. Maria José Castelano;  Profa. Ms. Selma Martins Duarte; Prof. Mtd. Gervásio Cézar Júnir; Prof. Mtd. Ricardo Krupinski; Prof. Mtd. Milena Mascarenhas; Profa. Mtd. Isabel Grassioli; Prof. Mtd. Lucas Patschiki; Prof. Mtd Marcus Vinícius Conceição; Profa. Mtd. Suzane Conceição Tostes; Prof. Mtd. Carlos Boaretto Pereira; Profa. Mtd. Patrícia Bonilha Leão; Profa. Sandra Popioleck; Acad. Alexandre Arienti Ramos; Acad. Guilherme Ignácio Franco de Andrade; Acad. Juliana Valentin; Acad. Lucas Blank Fano.

INSTRUÇÕES PARA O TEXTO COMPLETO

Prazo máximo para entrega: 18 de agosto de 2011.
-   Texto: Título (centralizado); Autor (à esquerda); Titulação e Vínculo Institucional (em rodapé); Resumo (entre 15 a 20 linhas) e 3 Palavras-Chave; e com no máximo 20.000 caracteres incluindo espaços e notas de rodapé.
-   Arquivo com extensão "doc" ou "rtf", no padrão do Microsoft Office Word, edição 98 ou superior.
-   As indicações de fontes nas citações e autorias, bem como as Referências Bibliográficas devem seguir as normas da ABNT. As notas devem ter caráter explicativo ou de comentário.
-   Inserir imagens pelo editor com extensão "JPG".
-   Formatação: Fonte New Time Roman, tamanho 12, espaçamento simples e Margens com 2,5 cm.
-   Tamanho máximo do arquivo de 200 Mb.
-   Enviar para o email do evento (solicitar confirmação de recebimento).

REALIZAÇÃO

·  Programa de Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais.
·  Linha de Pesquisa Estado e Poder
·  Colegiado do Curso de História.
·  Grupo de Pesquisa História e Poder
·  Laboratório de Pesquisa Estado e Poder

APOIO
·  UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon
·  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
·  Fundação Araucária/Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI)

 


 



              Sistema Estadual de C&T         




__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.

    Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!