Sæculum 22
janeiro/junho 2010
Dossiê: História e História da Educação
Organizadores: Cláudia Engler Cury e Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
- Uma obra civilizatória: instrução e catequização dos índios
na Província da Parahyba do Norte (1822-1865)Antonio Carlos Ferreira Pinheiro (UFPB)
Texto Completo
- Fontes e arquivos da história da educação na Parahyba do Oitocentos:
o Lyceu ParahybanoCristiano Ferronato (Doutorando em Educação - UFPB)
Texto Completo
- Cultura Material da escola em Mensagens Presidenciais:
entre o dito e o não dito (Santa Catarina – 1874 a 1930)Vera Lucia Gaspar da Silva (UDESC)
Camila Mendes de Jesus (Graduanda em Pedagogia - UDESC)
Ana Paula de Souza Kinchescki (Graduanda em Pedagogia - UDESC)
Texto Completo
- Católicos e protestantes no Nordeste brasileiro do século XX:
a educação em questãoMª de Lourdes P. R. T. dos Anjos (Doutoranda em Educação - UFU/ SED - Sergipe / SED - Aracaju)
Carlos Henrique de Carvalho (UFU)
Texto Completo
- A contribuição de Lima Barreto para o entendimento da crítica
educacional brasileira do início do século XXSilvana Fernandes Lopes (UNESP - S. José do Rio Preto)
Texto Completo
- Educação e escolarização em Minas Gerais: o legislativo e o executivo
como produtores da representação dos trabalhadoresIrlen Antônio Gonçalves (CEFET-MG)
Vera Lúcia Nogueira (FUMEC)
Texto Completo
- Professores e políticos em nome da paz:
interesses internacionais por uma história ensinadaJuçara Luzia Leite (UFES)
Texto Completo
Artigos
- As pragmáticas de fins do século XVII: política fabril e manufatureira reativaGabriel Almeida Antunes Rossini (PUC-SP/ Mackenzie)
Texto Completo
- Desagravos do Brasil e glórias de Pernambuco!: centralização política
e representação literária da guerra anti-holandesa na imprensa
carioca no Segundo ReinadoArtur José Renda Vitorino (PUC - Campinas)
Texto Completo
- Saber médico, cultura e saúde pública no Brasil do século XIXAlisson Eugênio (UNIFAL-MG)
Texto Completo
- Cultura Histórica, ensino de história e múltiplos saberesAna Elizabete Moreira de Farias (Mestre em História pelo PPGH-UFPB)
Texto Completo
- Relações entre imagens e textos no ensino de HistóriaEdlene Oliveira Silva (UnB)
Texto Completo
Resenha
- Tinta negra, páginas brancas: a literatura negra nas aulas de história e de historiografiaResenha de: Cadernos Negros, três décadas: ensaios, poemas, contos; organizado por Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa (São Paulo: Quilombhoje; Brasília: SEPPIR, 2008, 333 p. Il.).Elio Chaves Flores (UFPB)
Texto Completo
Entrevista
A leitura da Historiografia Clássica para a História da Educação
Entrevista com Justino Pereira de Magalhães
Entrevistadores: Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Cláudia Engler Cury e Cristiano Ferronato
Texto Completo
Estão abertas as chamadas de trabalhos para as seguintes edições:
- n. 24 - jan. / jun. 2011Dossiê: História e Culturas Políticas
Prazo Final para o envio de trabalhos: 31 de maio de 2011
Organizadores: Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano e Raimundo Barroso Cordeiro Jr. - n. 25 - jul./ dez. 2011Dossiê: História e Africanidades
Prazo Final para o envio de trabalhos: 30 de setembro de 2011
Organizadores: Solange Pereira da Rocha e Elio Chaves Flores
Acesse: http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/
Sæculum – Revista de História comunica a seus colaboradores e leitores que, a partir de sua edição de n. 24 (jan./jun. 2011),
deixará de circular em sua versão impressa, passando a ter somente edição on line no SEER
(Sistema Eletrênico de Editoração de Revistas) da Universidade Federal da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.