Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

terça-feira, 19 de abril de 2011

** Divulgação de Livro - Ernesto Geisel e o Acordo do Século - Fernanda das Graças Corrêa

 


Divulgação de Livro - Ernesto Geisel e o Acordo do Século - Fernanda das Graças Corrêa


Em 19 de abril de 2011, a historiadora Fernanda das Graças Corrêa lança seu segundo livro, cujo título é "Ernesto Geisel e o Acordo do Século: a energia nuclear e o desenvolvimento brasileiro (1974-1979)".
Aproveitando-se das facilidades das novas mídias alternativas interativas, a historiadora publicou a sua monografia de pós-graduação lato sensu, defendida em março de 2009, no Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, por meio do convênio deste Instituto com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
O livro descreve, de forma simples e sucinta, o momento político e econômico que antecedeu a assinatura do histórico Acordo Nuclear Brasil-República Federal da Alemanha, em 27 de junho de 1975.
A autora descreve quais eram os setores brasileiros e os setores alemãs interessados neste Acordo e como o presidente Ernesto Geisel burlou o cerco e as pressões estadunidenses, conseguindo convencer a Alemanha Ocidental a vender e a transferir as tecnologias de enriquecimento e de reprocessamento de urânio. 
Fernanda Corrêa é também autora do livro "O projeto do submarino nuclear brasileiro. Uma história de ciência, tecnologia e soberania", publicado em 2010.
Segundo ela, a importância de livros como estes está em convocar a sociedade brasileira para conhecer a sua própria História, de forma que esta seja mais esclarecida e menos vulnerável aos interesses escusos de países, empresas, organizações e instituições internacionais. A conscientização nacional será a consequência deste processo. O Governo não precisa estar sozinho neste processo de conscientização. Nenhum país que almeja ser uma potência, regional ou mundial, pode eximir-se de investir e de se respaldar no conhecimento científico e tecnológico nacional. Portanto, para que a formulação da política estratégica nacional atenda as reais necessidades da sociedade brasileira, é preciso que o Governo esteja unido à comunidade científica e à comunidade acadêmica.

O livro reúne um acervo precioso de imagens, coletadas do Arquivo Histórico da Fundação Getúlio Vargas.

Para adquirir o novo livro, basta acessar aqui.





__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!