Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

** Newsletter CPDOC, 19/01/2011



Newsletter CPDOC
19 de janeiro de 2011   
Informativo do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getulio Vargas. http://www.fgv.br/cpdoc

  Nesta edição:
  1. James McGann profere palestra aberta sobre Think Tanks na FGV
  2. Inscrições abertas para o MBA em Relações Internacionais
  3. Inscrições abertas para a Pós-Graduação em Cinema Documentário
  4. Inscrições abertas para o MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão
  5. Chamada de papers para a 6ª Conferência Geral do ECPR





1. James McGann profere palestra aberta sobre Think Tanks na FGV


sobe


James McGann, renomado pesquisador sobre Think Tanks, professor da Universidade da Pensilvânia e Senior Fellow no Foreign Policy Research Institute, visitará a FGV entre os dias 7 e 8 de fevereiro. Prof. McGann dirige o Think Tanks and Civil Societies Program e coordena o International Survey of Think Tanks, que avalia anualmente a influência política e econômica de 817 think tanks em 95 países. No ranking elaborado por McGann, a FGV foi considerada o mais importante think tank da América Latina.
O professor McGann proferirá uma palestra aberta, intitulada Think Tanks: The Global, Regional and National Dimension, em 8 de fevereiro, às 16h, no auditório 1028.

Mais informações em: http://www.fgv.br/cpdoc



2. Inscrições abertas para o MBA em Relações Internacionais


sobe


O objetivo do MBA em Relações Internacionais da FGV é qualificar profissionais graduados para lidar criticamente com a conjuntura mundial, desenvolvendo seu instrumental analítico e preparando-o para atuar, principalmente, em empresas públicas e privadas, consultorias especializadas, firmas de advocacia, no mercado financeiro, no poder público, no jornalismo e em organizações e grupos internacionais. O curso é composto por seis disciplinas presenciais e duas on-line, sua carga horária totaliza 432 horas-aula, distribuídas em aproximadamente 14 meses.
O MBA em Relações Internacionais é vinculado ao Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado no CPDOC. Mais informações em http://www.fgv.br/cpdoc/ri ou pelos telefones (21) 3799-5902 ou 5900.



3. Inscrições abertas para a Pós-Graduação em Cinema Documentário (Rio e São Paulo)


sobe


Com turmas em renovação desde 2005, a Pós-Graduação em Cinema Documentário combina as experiências de profissionais de cinema que, além de produzirem documentários, têm reflexão intelectual sobre o gênero, e a dos professores do CPDOC. O Programa fornece base teórica e prática para os interessados em realização, pesquisa e reflexão na área de Cinema Documentário.
O curso tem como público alvo graduados de todas as áreas do conhecimento que pretendam atuar como realizadores e pesquisadores de documentário. A coordenação acadêmica do curso é de Eduardo Escorel; a coordenação executiva, de Adelina Novaes e Cruz (adelina.cruz@fgv.br).
Informações adicionais para nova turma no Rio de Janeiro: http://www5.fgv.br/mgmrio/novosite/mgm-rio/DetCurso.aspx?codCurso=479
Informações adicionais para nova turma em São Paulo: http://www5.fgv.br/mgmsp/MGM-SP/DetCurso.aspx?codCurso=267



4. Inscrições abertas para o MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão


sobe


Um curso que alia excelência acadêmica e foco no mercado de bens culturais. O aluno do MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão, estará habilitado a aplicar o conhecimento produzido pela FGV em Ciências Sociais, Economia e História a uma das áreas mais dinâmicas do mundo contemporâneo. O curso foi criado em parceria por duas escolas da FGV - Escola Superior de Ciências Sociais (FGV/CPDOC) e Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP).
Apesar da importância e da expansão da área cultural, as ações e os projetos culturais carecem de recursos humanos com formação específica, focada nas áreas de história e cultura, de economia, de produção e gestão de bens culturais. O objetivo do MBA é dar aos profissionais que atuam, ou queiram atuar nesta área, (i) uma formação ampla, no que se refere à análise da evolução histórica e econômica do setor no Brasil e (ii) especializada, dando-lhes elementos para: conformar uma visão estratégica; controlar ferramentas de formulação, viabilização, implementação, avaliação e divulgação de projetos. O curso se destina a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que busquem se especializar no desenvolvimento de atividades ou projetos privados e públicos relacionados a ações culturais e produção e gestão de bens culturais. É voltado, particularmente, para profissionais que atuam em empresas privadas ou fundações (institutos culturais, fundações de fomento à cultura) ou públicas (museus, setores culturais), em áreas de responsabilidade social, em agências do poder público e em organizações do Terceiro Setor.
Mais informações podem ser obtidas em: http://www5.fgv.br/mgmsp/MGM-SP/DetCurso.aspx?codCurso=265



5. Chamada de papers para a 6ª Conferência Geral do ECPR


sobe


A 6ª Conferência Geral do European Consortium for Political Research acontece na Islândia, de 24 a 27 de agosto de 2011. A professora do CPDOC Elena Lazarou será chair do painel "Multilateralism and Global Transformations: new actors and new issues". Sua co-chair, Tatiana Coutto, doutora pelo European University Institute, é bolsista no CPDOC/FGV. As propostas de trabalho devem ser submetidas pelo site da ECPR, e o prazo se encerra em 1 de fevereiro. Mais informações em http://www.fgv.br/cpdoc/ri.
Dúvidas ou informações, escreva para faleconosco.cpdoc@fgv.br.
CPDOC/FGV
Praia de Botafogo, 190, 14° Andar - Botafogo  •  Rio de Janeiro  •  22253-900  • 
Tel.:(21) 3799.5676  •  Fax: (21) 3799.5679  •  e-mail: faleconosco.cpdoc@fgv.br  • 
Internet: http://www.fgv.br/cpdoc

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!