Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

** Revista Militares e Política

 
Está disponível no site http://www.lemp.ifcs.ufrj.br/revista/ o número 4 de Militares e Política, revista eletrônica do Laboratório de Estudos sobre Militares na Política (LEMP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em seu quarto número, Militares e Política divulga dois trabalhos apresentados no Simpósio Temático "Militares, sociedade e política" do XIV Encontro Regional de História da Associação Nacional de História (ANPUH) - Rio de Janeiro, realizado de 19 a 23 de julho de 2010, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). "A Questão Militar: indisciplina e crise política em meio à crise hegemônica imperial (1868-1889)", de Carla Silva do Nascimento, e "As esquerdas pensam a caserna: as sugestões das esquerdas para uma nova função constitucional militar nos primórdios da Nova República (1985-1986)", de Tiago Francisco Monteiro, são versões ampliadas de comunicações apresentadas no evento e discutem dois momentos em que as relações entre as forças armadas e a organização estatal são postas em discussão. O artigo "Intervenção Militar e Abertura Política na América do Sul", Alexandre de S. C. Barros e Edmundo C. Coelho também aborda essa questão, focalizando uma conjuntura decisiva do processo de transição política pós-1964 cuja atualidade justifica a sua tradução e divulgação em português. Finalmente, "Disparos além do céu: Os desafios à prevenção da corrida armamentista no espaço cósmico", de Diego Santos Vieira de Jesus, discute problemas que situam os militares na interseção entre a ciência e a geopolítica mundial.

O LEMP existe desde 1998 e reúne estudantes universitários de todos os níveis, professores e pesquisadores dedicados ao campo temático constituído pela presença dos militares na política, sem delimitação de espaço ou tempo. Militares e Política tem como principal objetivo colaborar com a divulgação e discussão de materiais produzidos neste campo acadêmico-científico. Por isso, adota uma postura pluralista, repercutindo o debate em todas as disciplinas - antropologia, ciência política, economia, história, sociologia etc. - e sob todos os enfoques analíticos.

Recebemos colaborações em fluxo contínuo, e gostaríamos de contar com sua contribuição para este debate.

Detalhes sobre normas de publicação podem ser consultados na página acima indicada.


Pedimos a gentileza de nos ajudar na divulgação.

Cordialmente,


Comitê Editorial




__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.