Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

** Lançamento do livro "O projeto do submarino nuclear brasileiro", de Fernanda das Graças Corrêa

 
Fonte: JC e-mail 4132, de 08 de Novembro de 2010. 
 


Lançamento do livro "O projeto do submarino nuclear brasileiro", de Fernanda das Graças Corrêa
Quinta-feira, 11 de novembro, no Clube Naval, Rio de Janeiro

Com o patrocínio da Eletrobras Eletronuclear, a professora Fernanda das Graças Corrêa lança o livro "O projeto do submarino nuclear brasileiro. Uma história de ciência, tecnologia e soberania" na próxima quinta-feira, 11 de novembro, entre 18h e 21h, no Clube Naval, Centro do Rio de Janeiro.   
Resgatando a parceria entre civis e militares, em instituições e laboratórios brasileiros durante e após a ditadura, a obra - publicada pela editora Capax Dei - apresenta, em 284 páginas, uma análise histórica da conjuntura nacional e internacional em torno da construção do submarino nuclear brasileiro, demonstrando as razões que motivaram os governos a apoiar ou não o projeto.

O plano, concebido estrategicamente durante o governo Geisel, na década de 70, remonta às décadas de 1930 e 1940, quando a ciência nuclear recebeu incentivo do governo Vargas e passou a ser associada ao desenvolvimento nacional e a promoção do status do país no sistema internacional, até os dias de hoje.

De acordo com a autora, "o livro torna-se importante no processo de trazer a Defesa Nacional para o debate com a sociedade, na medida em que ajuda esta a conhecer as vulnerabilidades do Estado e auxilia o Governo na formulação de uma política estratégica que atenda às reais necessidades da sociedade brasileira".

A publicação é baseada na dissertação de mestrado de Fernanda, apresentada à UFRJ em novembro do ano passado, como parte de um programa do Ministério da Defesa em parceria com o Ministério da Educação e Cultura e da Ciência e Tecnologia, o Pró-Defesa.



__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.