Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

** EVENTO MAE: Os arqueólogos publicam pouco? Uma discussão sobre a produção científica em arqueologia

 
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA Av. Prof. Almeida Prado, 1466-Cidade Universitária-São Paulo-CEP 05508-900 



CONVITE
O Museu de Arqueologia e Etnologia/ Universidade de São Paulo organizará o Simpósio "Os arqueólogos publicam pouco? Uma discussão sobre a produção científica em arqueologia" no dia 09 de novembro de 2010, no período das 14 às 18 horas, no Auditório Norte do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
O objetivo do Simpósio é discutir a produção científica em arqueologia levantando questões sobre os periódicos de arqueologia, a importância da divulgação do conhecimento arqueológico através das publicações, a submissão de artigos, os pareceristas e a revisão por pares (peer review), o plágio, as dificuldades encontradas pelos autores e pelos editores de periódicos, a avaliação dos periódicos pela CAPES, as novas revistas, a questão da língua, etc.
Esta discussão é necessária para avaliar de forma realista a produção científica em arqueologia e incentivar arqueólogos e estudantes a publicarem mais, divulgando de forma mais regular as importantes atividades realizadas, o que permitirá maior socialização do conhecimento e intercâmbio científico.
O convite é feito especialmente para os docentes de arqueologia, arqueólogos, estudantes de pós-graduação em arqueologia e de graduação, estagiários e bolsistas, para participarem da discussão sobre a produção científica e a divulgação do conhecimento produzido pela arqueologia através de publicações. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA Av. Prof. Almeida Prado, 1466-Cidade Universitária-São Paulo-CEP 05508-900
Palestrantes:
Profa. Dra. Maria Isabel D´Agostino Fleming (Museu de Arqueologia e Etnologia/USP, Editora da Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, do MAE/USP)
Dra. Daniela Magalhães Klökler (Pós-doutoranda do Departamento de Antropologia/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Assistente editorial da Latin American Antiquity (2002-2005) da Society for American Archaeology - SAA e Editora associada do jornal Arqueologia em Debate da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB)
Dr. Lucas de Melo Reis Bueno (Pós-doutorando do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos/ Instituto de Biociências/USP, Editor (2009-2010) da Revista de Arqueologia e do jornal Arqueologia em Debate, da Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB)
Profa. Dra. Marisa Coutinho Afonso (Museu de Arqueologia e Etnologia/USP e membro da comissão de avaliação do Qualis - periódicos da área de antropologia/arqueologia da CAPES).
Em breve, encaminharemos mais informações. Contamos com sua presença!
Marisa Coutinho Afonso
Coordenadora do Simpósio
Museu de Arqueologia e Etnologia/ Universidade de São Paulo

__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.