Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

domingo, 26 de setembro de 2010

** Rússia entrega ao Brasil documentos de Luiz Carlos Prestes

 
Fonte: Vermelho.org.br

Rússia entrega ao Brasil documentos de Luiz Carlos Prestes

Atendendo a um recente pedido feito por Maria do Carmo Ribeiro Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes, o governo da Rússia irá entregar ao Brasil diversos documentos e manuscritos do líder comunista que estavam em poder da KGB. A solenidade de entrega acontecerá em Brasília no mês outubro – em data ainda não confirmada.

Segundo a cientista política e membro do Comitê Central do PCdoB, Ana Maria Prestes Rabelo – neta de Prestes – o destino dos documentos ainda não está definido. Ela explica que a maioria dos membros da família deseja que os manuscritos sejam encaminhados ao Arquivo Público Nacional – para que fiquem à disposição de todos os cidadãos brasileiros.

"Recebemos a notícia com muita alegria e queremos compartilhar essa conquista com todos os brasileiros. Esses documentos são muito importantes porque nos ajudam a decifrar a própria história do país" diz.

Ana afirma que a família não conhece com exatidão o conteúdo dos registros, mas acredita que eles tenham sido produzidos entre os anos de 1970 e 1980 do século passado – durante a segunda temporada em que Prestes viveu na ex-União Soviética.

Da redação


Leia a íntegra da carta de Maria Prestes, em nome da família, ao governo russo




Prezado Senhor Serguey P. Akopov


Embaixador da Federação da Rússia no Brasil


Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2010.


Receba os mais sinceros cumprimentos.


Foi com alegria que a família Prestes recebeu a notícia da decisão do Presidente Dimiter Medvedev em enviar para o Brasil cópia dos documentos manuscritos de Luiz Carlos Prestes, depositado nos arquivos da Federação Russa. Hoje já somos 10 filhos, 25 netos e 8 bisnetos!


Como é de Vosso conhecimento, a nossa família considera a Rússia a sua segunda Pátria. Pois, foi esta terra que – em momentos difíceis – protegeu todos os seus membros.


A vida de Luiz Carlos Prestes foi marcada por profunda admiração pelo povo russo, sua capacidade de realização de façanhas nos campos social, político, científico e cultural.


Estamos de acordo com o presidente Lula em encaminhar todos os documentos que serão entregues à família, no mês de outubro, em Brasília, para o Arquivo Público Nacional. São documentos importantes para a história do Brasil. Documentos que poderão revelar novos aspectos da vida e da luta de um dos maiores vultos da História brasileira do século XX.


Decisão igual tomamos quando doamos o acervo particular de Luiz Carlos Prestes à Universidade de Campinas (Unicamp).


Nos últimos anos temos nos dedicado a realizar obras em homenagem ao Cavaleiro da Esperança. Construímos:
- Memorial Coluna Prestes Tocantins (na cidade de Palmas)
- Memorial Coluna Prestes Rio Grande do Sul (na cidade de Santo Ângelo)
- Memorial Coluna Prestes Paraná (na cidade de Santa Helena)
- Memorial Coluna Prestes Ceará (na cidade de Crateús)

Denominamos estradas, avenidas e ruas com o nome de Prestes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Dezenas de escolas e creches também levam o seu nome.
Neste momento estamos nos preparando para a inauguração da Praça Luiz Carlos Prestes em Montevidéu, Capital do Uruguai. No local, próximo ao Palácio da Presidência da República, será erguido um monumento a Prestes de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer.
Sendo assim, aceitamos o honroso convite do Senhor Embaixador para comparecer à Cerimônia oficial de entrega dos documentos de Luiz Carlos Prestes, guardados durante dezenas de anos nos arquivos da Federação Russa.
Desejamos que este momento fortaleça a amizade dos nossos povos.


Viva a Rússia e o Brasil!


Cordialmente,


Maria do Carmo Ribeiro Prestes (viúva de Luiz Carlos Prestes)
Conheça nosso perfil no Faceboock
_._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.


                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!