Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sábado, 31 de julho de 2010

GEHB ** IV MUN TEMPO - de 9 a 13 de agosto - IFCS/UFRJ

 
IV MUN TEMPO - de 9 a 13 de agosto - IFCS/UFRJ
Inscrições prorrogadas até 05/08/2010
Inscrições e contato: muntempo@yahoo.com.br
image
O Model United Nations (MUN) é um projeto que visa propagar as práticas das Organizações Internacionais e seus princípios constitutivos, aproximando-os da realidade de estudantes e demais pesquisadores. Sob coordenação da Profa. Sabrina Medeiros foi criado na qualidade de atividade anual do grupo de estudos Fluxos Internacionais, do Laboratório de Estudos do Tempo Presente, da UFRJ, com a organização de uma parte dos pesquisadores do grupo, dentre estudantes de graduação e pós-graduação (latu e strictu sensu), inserindo-se aí mestrandos, alunos de MBA's e doutorandos.

Um modelo de organizações internacionais é a simulação, geralmente anual com duração média de cinco dias, realizada por estudantes secundários ou universitários, de organismos das Nações Unidas ou de outras organizações internacionais. Esses modelos também são conhecidos como Modelos das Nações Unidas ou por seu nome original em inglês, MUNs e seus participantes, comumente chamados de MUNers, modeleiros ou modelistas. A rigor, a concepção do que é um "MUN" perpassa a idéia de um laboratório prático das ciências sociais, sendo diretamente relacionado ao Direito internacional, a Ciência Política e a disciplina das Relações Internacionais, mas a sua possibilidade de escopo multidisciplinar pode ser ampliada ao abordar especificamente questões de segurança nas simulações em questão, se relacionando às teorias da guerra e das diversas formas de conflito inter-estatal e supra-estatal.

Apesar de recente no Brasil, a prática de MUNs remonta ao inicio do século XX, onde estudantes universitários das áreas de Ciências Humanas dos Estados Unidos e Europa simulavam a extinta Liga das Nações, objetivando encontrar formas cada vez mais realistas de passar a seus estudantes a estrutura e o funcionamento de uma Organização Internacional. Com a criação das Nações Unidas (1945) a prática de MUNs foi difundida, aproximando a sociedade civil dos princípios das Nações Unidas e o funcionamento da Organização. Hoje, podemos encontrar Modelos e Simulações – MUNs – em todos os continentes, simulando as mais diversas Organizações Internacionais e agrupando alunos de Ensino Médio, estudantes e pesquisadores do Ensino Superior.

Com isso, entendemos que estudar e simular o funcionamento de uma Organização Internacional não é somente aprender e nos aprofundar sobre seus aspectos funcionais, mas sim, entender como esta Organização atua, juntamente com os demais atores, dentro do Sistema Internacional. Assim, acreditando que as relações internacionais são mediadas por interesses e comportamentos diversos e, na necessidade da observação do mundo ordinário de amplo campo conjuntural, estão ainda presente elementos como o gerenciamento da crise e da iminência de conflito de interesses, foco na proposição da própria coletividade exponencial observada na contemporaneidade.

Não menos importante, vale comentar que o MUN não necessariamente está associado a uma percepção idealista da política internacional - cuja origem está voltada para a harmonização de interesses de forma pacífica e democrática em última instância. O MUN pode e deve considerar, impreterivelmente, a franca e sempre presente possibilidade de conflito aberto, que faz diminuir a preponderância da situação de paz na mediação das relações entre os atores.

Por último, além do fator sistêmico da simulação, pesa a resposta analítica derivada de cada simulação. No caso do MUN-TEMPO, progressivamente, estamos agregando objetivos analíticos que viabilizam a confecção de um relatório-geral por cada evento que exprima um cenário possível da causa escolhida como tema do ano. O primeiro Modelo Nações Unidas do TEMPO (MUN-TEMPO), que teve como sede a UFRJ e explorou o tema da legalização do trabalho temporário, questão da ordem do dia para a segurança dos Estados, dos interesses comerciais e dos indivíduos; o segundo, teve como tema o Tráfico de Drogas, outro tema de crescente relação com o hiper-crime, o hiper-terror, a devastação ambiental, a violência urbana e um amplo espectro de ações ilícitas marginais à institucionalidade da sociedade ocidental, sendo sede a EGN, quando firmada a cooperação entre as instituições.
__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.