Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

GEHB ** Falece historiador Manuel Salgado Guimarães

 

JC e-mail 3998, de 28 de Abril de 2010.
 
Falece historiador Manuel Salgado Guimarães
 Ex-presidente da Associação Nacional de História (Anpuh), o pesquisador faleceu nesta terça-feira (27/4), aos 58 anos

    Ex-presidente da Associação Nacional de História, Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães foi um pioneiro nos estudos sobre o desenvolvimento da pesquisa historiográfica no Brasil, contribuindo de maneira decisiva desde o final dos anos 1980 para o estabelecimento de um campo de pesquisa hoje explorado em diversas universidades no país.
Nascido no Rio de Janeiro em 16 de fevereiro de 1952, Guimarães formou-se em história pela UFF e defendeu sua tese de doutorado, "Nação e escrita da História no Brasil" (publicada na Alemanha), em 1987 na Universidade Livre de Berlim. De volta ao Brasil, tornou-se professor da UFRJ e mais tarde da Uerj.
Foi um artigo dele publicado em 1988 na revista "Estudos históricos" que praticamente lançou a área de estudos da história da historiografia no Brasil - diz Temístocles Cezar, professor da UFRGS e colaborador de Guimarães.
Nos últimos 15 anos, Guimarães combinava o trabalho de historiador e professor com o de consultor científico do Museu Histórico Nacional, onde participou da reformulação das exposições permanentes do acervo da instituição.
Era uma pessoa que criava um diálogo importantes com historiadores de outros países, e um pesquisador muito ético - diz a diretora do museu, Vera Tostes.
Recentemente, Guimarães organizou para a Editora da Uerj uma coletânea de textos da historiografia brasileira do século XIX, que está para ser publicada. Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães morreu nesta terça-feira (27/4) na Clínica São Vicente, onde estava internado há uma semana com câncer no fígado.
(O Globo, 28/4)


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
 
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

__,_._,___

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Arquivo do blog

Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.

Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!