Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

** Escravos na Bahia setecentista vieram da África Central, diz livro


Livro Os Rosários dos Angolas – Irmandades de africanos e crioulos na Bahia Setecentista revela que, na Bahia, presença de escravos oriundos da "nação angola" é mais relevante do que se pensava
 

Escravos na Bahia setecentista vieram da África Central, diz livro

15/12/2011
Por Mônica Pileggi
Fonte: Agência FAPESP – Durante um período da história brasileira, a presença de homens e mulheres de origem centro-africana foi considerada minoria enquanto população escrava na Bahia.
No entanto, o livro Os Rosários dos Angolas – Irmandades de africanos e crioulos na Bahia Setecentista, da historiadora Lucilene Reginaldo, mostra que os únicos escravos que chegaram ininterruptamente ao estado entre os séculos 18 e 19 foram os de "nação angola" – termo utilizado na época para designar os indivíduos provenientes de uma vasta região da África central, escravizados e embarcados para a América a partir do porto de Luanda.
O livro, recentemente lançado pela Editora Alameda e fruto da pesquisa de doutorado realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pela autora – que atualmente é professora do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana –, contou com o apoio da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações.
De acordo com a autora, o estudo teve como objetivo inicial a investigação das irmandades negras na Bahia no século 18. No prefácio do livro, a orientadora de Lucilene, Silvia Hunold Lara, professora do Departamento de História da Unicamp, afirma que as irmandades, "em uma sociedade escravista, eram um importante canal de expressão e preservação de valores e anseios religiosos, sociais e políticos".
"A proposta foi estudar a irmandade como um espaço importante tanto de vivências como de reelaborações das entidades étnicas oriundas da África e das que foram construídas na diáspora", disse Lucilene à Agência FAPESP.
"Ao longo da pesquisa, observei que o grupo de africanos conhecido como 'angolas' se destacava na Bahia. Eles aparecem de forma recorrente nos arquivos portugueses, criando e organizando irmandades ao longo do século 18, especialmente as dedicadas a Nossa Senhora do Rosário, que eram as mais populares da época", completou.
No primeiro capítulo do livro, a autora trata da importância das devoções católicas e da participação em irmandades e confrarias na constituição da experiência escrava no império português. Lucilene faz uma breve exposição sobre a conversão do Reino do Congo e o movimento de expansão do catolicismo na África Central, além de explicar a importância e o significado das irmandades e devoções negras no Reino de Angola.
No capítulo seguinte, a autora introduz ao leitor o cenário das irmandades negras na Bahia setecentista, principalmente em Salvador. Já o terceiro capítulo é dedicado a demonstrar a forma e a razão pelas quais os angolas se fizeram visíveis na história das irmandades do Rosário.
No capítulo quatro, a professora procura situar o leitor sobre a presença dos angolas na população escrava e liberta na Bahia do século 18 até meados do século 19. No texto, a pesquisadora discute as representações criadas sobre os angolas, ao longo dos séculos, por viajantes, traficantes e proprietários de escravos.
"Intelectuais da escola baiana de antropologia estabeleceram, no século 19, que foram os africanos ocidentais o grupo majoritário de escravos a chegar à Bahia. Com isso, adotou-se certa hierarquia em relação ao continente africano, sendo os ocidentais os mais evoluídos e os da África-Central, entre os quais das etnias banto e angola, os primitivos, tanto do ponto de vista ideológico como religioso", destacou a pesquisadora.
O histórico sobre a Irmandade do Rosário das Portas do Carmo é apresentado brevemente no quinto, e último, capítulo. Nele, a autora faz uma análise da irmandade – que dá título ao livro – com base no acervo composto de diversos livros de associados e que compreende um período de 107 anos (de 1719 a 1826).
"Sem dúvida, a maior parte dos escravos africanos que chegaram à América portuguesa veio da África Central. Do ponto de vista numérico, a importância desses povos ainda é pouco avaliada, assim como a contribuição e a influência dos angolas no campo religioso e no cultural", conclui a professora.
  • Os Rosários dos Angolas – Irmandades de africanos e crioulos na Bahia Setecentista
    Autora: Lucilene Reginaldo
    Lançamento: 2011
    Preço: R$ 55
    Páginas: 399
    Mais informações: www.alamedaeditorial.com.br



    Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
     

** Chamada para artigos - Dossiê "A Ilustração nas publicações, História, Ciência e Cultura"

A 14a. edição da Revista "História, imagem e narrativas", a ir ao ar em abril de 2012, contará com o dossiê "A ilustração nas publicações: História, Ciência e Cultura".
www.historiaimagem.com.br

Nossa publicação recebe trabalhos cujas áreas do conhecimento transitam por todos estudos em Humanidades. História, Antropologia, Comunicação, Artes, Sociologia, Educação, Filosofia, Letras e quaisquer olhares que possam relacionar-se com as imagens e com as representações literárias.

Nesse dossiê, serão considerados trabalhos envolvendo todos os tipos de análise em torno de elementos ilustrativos em livros (didáticos, científicos, infantis, adultos etc.), revistas, jornais, quadrinhos, websites e outras mídias que se componham a partir de textos e imagens. São desenhos, pinturas, fotografias, arte digital, gravuras, entre outras formas de produção de imagens para publicações, cada qual em seu contexto histórico e sociocultural.

Convocamos todos os interessados ao envio de artigos acadêmicos versando sobre o assunto para o e-mail: historiaimagem@historiaimagem.com.br
As normas de publicação encontram-se no seguinte endereço: www.historiaimagem.com.br/normaspublicacao.pdf
Eis, igualmente, o link para um artigo cuja formatação serve de referência: www.historiaimagem.com.br/edicao10abril2010/promethea-binah.pdf
Solicitamos divulgação desta chamada para pesquisadores e departamentos empenhados nesses estudos.

Grato,
Carlos Hollanda - editor
Doutorando - PPGAV-UFRJ
Mestre - PPGHC-UFRJ


http://xa.yimg.com/kq/groups/16217768/sn/1473676931/name/capa-ed13.jpg

Atividade nos últimos dias:

    __,_._,___

    quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

    ** CHAMADA DE TRABALHOS - Saeculum n. 26, n. 27 e n. 28 (PPGH-UFPB)



     
    Qualis B2 - Área de História
    ISSN 0104-8929


    CHAMADAS DE TRABALHOS
    • n. 26 - jan./ jun. 2012
      Dossiê: História e Questão Agrária
      Prazo Final para o envio de trabalhos: 20 de abril de 2012
      Organizadores: Ângelo Emílio da Silva Pessoa e Regina Célia Gonçalves
    • n. 27 - jul./ dez. 2012
      Dossiê: História e Práticas Cotidianas
      Prazo Final para o envio de trabalhos: 6 de setembro de 2012
      Organizadores: João Azevedo Fernandes e Telma Dias Fernandes
    • n. 28 - jan./ jun. 2013
      Dossiê: História e História da Arte
      Prazo Final para o envio de trabalhos: 12 de abril de 2013
      Organizadora: Carla Mary S. Oliveira
    Para maiores informações e normas editoriais, acesse:
    http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh

    Para contato e dúvidas, envie um mail:
    saeculum@cchla.ufpb.br



      

    domingo, 11 de dezembro de 2011

    ** I Conferência Nacional de Arquivos

     
    Convocada pela Presidente Dilma Roussef, será realizada de 15 a 17 de dezembro em Brasília, a I Conferência Nacional de Arquivos (I CNARQ), tendo como tema "Por uma política nacional de arquivos". Como disposto no Decreto de convocação (11.10.2011), a Conferência visa "propor ao Governo federal um conjunto de diretrizes e ações destinadas a orientar a formulação e implementação da política nacional de arquivos."
    Novas formas de produção, guarda e uso de documentos arquivísticos somam-se a um déficit histórico na atuação do Estado brasileiro na preservação e democratização do acesso aos arquivos.  Vinte anos depois da Lei de Arquivos de 1991, ampliaram-se as demandas sociais pelo direito à informação, agora sob a perspectiva da Lei de Acesso à Informação. Como mostram as experiências internacionais, sem políticas  públicas arquivísticas, o acesso aos arquivos não se torna uma realidade na vida do cidadão e a transparência do Estado limita-se à retórica política. 
    A I Conferência Nacional de Arquivos, proposta pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, resulta da mobilização de vários setores do Estado e da sociedade civil que consideraram inadequada a transferência do Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República para o Ministério da Justiça em janeiro deste ano.
    Cinco conferências regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) aprovaram propostas que serão objeto de deliberação na Conferência Nacional. Essas propostas encontram-se organizadas em seis eixos temáticos: regime jurídico dos arquivos no Brasil;  administração pública e a gestão dos arquivos; políticas públicas arquivísticas; acesso aos arquivos, informação e cidadania; arquivos privados; educação, pesquisa e recursos humanos para o campo arquivístico.
    Participarão da Conferência 120 delegados, representantes do Poder Público, da comunidade acadêmica, das associações profissionais e da sociedade civil organizada. Além destes, 36 observadores de diversos segmentos atuarão na Conferência com direito a voz.
    Documentos de trabalho, legislação, resultados das conferências regionais, lista de participantes e outras informações estão disponíveis no site: http://www.cnarq.gov.br/

    __._,_.___
    Atividade nos últimos dias:
          **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                          Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
       

      __,_._,___

      terça-feira, 6 de dezembro de 2011

      Acervo do IEB

      Acervo do IEB
      Do USP Online

      Com o objetivo de divulgar o rico acervo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP a um público mais amplo, o Instituto está disponibilizando papéis de parede para computadores. São imagens pertencentes a diversos fundos e coleções do IEB, compreendendo Arquivo, Biblioteca e Coleção de Artes Visuais.
      O acervo do IEB é formado por 91 fundos e coleções, além de vasta documentação resultante de diversas pesquisas. Em termos quantitativos, trata-se de aproximadamente 450 mil documentos no Arquivo, 180 mil livros na Biblioteca e 8 mil objetos na Coleção de Artes Visuais.
      As imagens podem ser adquiridas pela página do IEB no facebook.
      Mais informações: (11) 3091-1149, email difusieb@usp.br

      Atividade nos últimos dias:
          **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                          Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
       
      Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
        

      segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

      ** A presença indígena no Nordeste - Lançamento no Museu Nacional-UFRJ




      Atividade nos últimos dias:
          **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                          Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
       
      Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

      quarta-feira, 30 de novembro de 2011

      ** Maria Yedda Leite Linhares – 1921/2011 - Artigo de Francisco Carlos Teixeira


      Maria Yedda Leite Linhares – 1921/2011


      Poucas pessoas conseguiram em uma só vida viver tanto. Maria Yedda Leite Linhares foi, acima de tudo, uma formadora de gente. E tinha a vocação irresistível de participar, de viver no mundo e fazer a mudança, Para ela tenho como lembrança, um título de Pablo Neruda: “confesso que vivi”!

      Maria Yedda Leite Linhares foi acima de tudo uma formadora de gente. Sua alegria, a grande satisfação, era ter em seu redor jovens com quem dialogasse – sempre de forma igual, buscando em cada um deles, um talento, uma vocação. Em torno de sua sala de aula e de seus gabinetes de pesquisas passaram gerações. A primeira delas com nomes como Arthur e Hugo Weiss, Valentina Rocha Lima, Francisco Falcon e Helena Lewin. A estes se agregou uma segunda turma, formada pelos jovens Ciro Cardoso, Barbara Levy, José Luis Werneck da Silva, Berenice Brandão. E então veio a Sua integral participação nas lutas do seu tempo a levaria, em 1964, a viver a cada dia no coração da crise do Brasil moderno.

      Contra todos os conselhos, inclusive do bom-senso e sabedoria do Dr. José Linhares, ou “o José” simplesmente, ela insistira. Não havia conserto, era da sua natureza. Nascera assim. Lá no Ceará, em 3 de novembro de 1921, nascera - para usar a expressão do poeta que ela tanto amaria - “gauche na vida”. Meninota, contra a vontade dos pais, colocara um imenso laço vermelho nos cabelos para ver a passagem das tropas revolucionárias que adentravam o Calçamento de Messejana para conquistar Fortaleza em 1930. Aí consolidara sua vocação: rebelde, teimosa, voluntariosa, humana e generosa. 

      Com a família, seguindo o rastro da crise mundial que derrubara os preços do algodão, mudou-se para Porto Alegre. Lá ficou pouco tempo. Sofreu uma infecção no ouvido, que mais tarde martirizaria a vida e a vaidade. Mudaram-se para o Rio. Aqui, na capital federal, abriu-se o espaço e as redes sociais que permitiriam a Maria Yedda ser a mulher que marcou seu tempo. Autodidata, com uma letra incompreensível, adaptou-se mal ao colégio de freiras. Estudou ainda mais, em especial português – que se tornou uma obsessão e quase a nos rouba para o jornalismo – e história. Na maratona de educação alcançou o primeiro lugar, tendo como prêmio o único livro que jamais emprestou: a História Geral de Varnhagen. 

      A criação da UDF facilitou sua ascensão ao curso de “filosofia” – entendida bem mais como um curso humanista para a formação de professores. Lá conheceu os amigos que marcariam sua vida: o Dr. Anísio Teixeira, uma marca poderosa. Com o Dr. Anísio apreendeu, e acreditou, por toda vida que somente a educação para todos, laica e pública, mudaria o país. Aí encontrou também seu amigo de vida, Darcy Ribeiro – o que não quer dizer, de forma alguma, que não brigassem como cão e gato. Conviveu como jovem estudante, em sala de aula ou em reuniões e debates, com homens como Hermes Lima, Brochado da Rocha, San Thiago Dantas - todos jovens professores e oponentes da ditadura varguista. Yedda ouvia, apreendia e preparava-se também para participar.

      Por fim assistiu a derrocada da UDF, o golpe do Estado Novo e a prisão de Pedro Ernesto e de seus jovens professores. 

      Sua excelência em português, já naquele momento conhecida de todos, a aproximou de uma severa senhora americana encarregada da formação de quadros do Dasp. Era a chegada da política de boa vizinhança. Maria Yedda foi para os Estados Unidos, jovem, corajosa e sozinha. Um fenômeno em sua época. Estudou no Barnard College, na Universidade de Columbia.

      Nada seria igual depois disso. Creio que mesmo o amor, e gratidão, que viria a ter pela França, não igualariam jamais a admiração pelos Estados Unidos. Sozinha, e precisando viver, tornou-se, ainda uma vez, professora de português para americanos e, depois, em inglês, locutora da rádio universitária.

      Travou laços de amizade com uma geração de exilados da guerra civil espanhola, odiou Franco e ouviu os relatos das atrocidades dos fascismos em ascensão. Conheceu a poesia americana, espanhola e a arte deslumbrante de um México insurgente. Amava Lorca. Freqüentou o Radio City Hall e apaixonou-se pelo jovem Frank Sinatra. O inglês tornou-se uma língua fluente, na qual amava dizer poesias. Todas modernas, nunca amou Shakespeare, mas ficaria para sempre fascinada pela sonoridade de Walt Whitman.

      Então veio guerra e a decisão de voltar ao Brasil. Três dias de avião, porto por porto, até mesmo no Caribe com o piloto perseguindo um submarino alemão. O Rio mudara, o Brasil se cansava da ditadura nativa. Voltava para universidade, agora a UB, a gloriosa universidade da qual seria a mais jovem mulher catedrática. 

      Travava amizade com Delgado de Carvalho, o decano da história moderna e contemporânea. Mais do que tudo: conhecia José, jovem rábula, que a traria, ainda mais, para o coração da crise, casando-se e convivendo com os atores do poder. Data daí a amizade e o respeito por Alzira Vargas – o que importava que fosse oposição, tratava-se de “Alzirinha”, tão somente. Jamais esqueceria a desobediência do Comandante Amaral Peixoto, o pai da nossa “França Livre”, Niterói!

      Tornou-se fundadora da UNE e sua primeira diretora do “Departamento Cultural”: o teatro, incluindo o jovem teatro negro, as revistas culturais e dos debates. Talvez fosse sempre isso do que Yedda mais gostava. O debate. Quente. Vivo. Múltiplo. Formou-se a frente pela entrada do Brasil na guerra mundial. Lá estava ela, na primeira fila, de braços com Marighela! O escritório da Reuters, na Cinelândia, tornar-se-ia seu prórpio escritório, lendo em primeira mão os telegramas que relatavam a guerra. Tornar-se-ia, para sempre e do fundo do seu coração, botafoguense. Os chamados rapazes do Botafogo, com João Saldanha à frente, seriam parceiros de caminhadas na então estreita calçada de Copacabana.

      O casamento deveria ter equilibrado sua vocação revolucionária, creio, contudo, que foi o Dr. José que se acostumou ao sobressalto. Aconselhava, pedia e sempre, sempre, punha-se ao seu lado. Em toda crise repetia a mesma coisa: “Minha filha, não diga nada, espere para ouvir...” Inútil, Yedda não era mulher de esperar. Agia. Muitas vezes na direção certa, guiada por seu instinto contrário a toda injustiça. Outras vezes era precipitada, nunca, contudo, injusta. No mais das vezes prejudicava a si mesma.

      Do casamento teve Maria Teresa, “Teca”, e José, “Zequinha”! Havia orgulho nos filhos, via-se neles, sentia por eles. Uma das maiores revoltas foi vê-los envolvidos na insidiosa e malsã campanha da imprensa golpista nos idos de março de 1964. Creio também que ambos pagaram algum preço – o preço de serem filhos de Yedda, o preço das horas roubadas, o preço de partilhá-la com todos nós, comigo, com Ciro Cardoso e principalmente com Francisco Falcon. Temos que pedir perdão por isso, perdão por tê-la tanto tempo conosco! A tudo se juntava a presença de Yonne Leite, outro motivo de orgulho de Yedda, que a via, com tudo que isso encerra, bem mais como filha do que irmã.

      Na casa, a velha Virgínia cuidava de todos, incluindo alimentar os famintos assistentes, como o insistente Falcon.

      Vieram os concursos, provas, cerimônias, becas e arminhos. Substituía Delgado de Carvalho como catedrática: foi o dia que mais chorou na vida. Não queria a cátedra, ao menos não queria “aquela cátedra” – lutaria todo o resto de sua vida para mudar a universidade. Falcon seria seu principal companheiro de trabalho, de lealdade e de debates intelectuais. Livros inteiros eram lidos e resenhados pelo telefone, todas as noites.

      Os tempos eram de chumbo, o ar era arenoso e o chão fugidio. Yedda namorava com o PCBR, respeitava e ouvi a Apolônio de Carvalho, tinha Renée como amiga. Apoiara o ministro da educação, assumia a direção da Radio MEC. Desesperada, sem tempo, negociando e montando uma equipe de trabalho, pediria a Eduardo Portella que escrevesse seu discurso de posse, dizendo pelo telefone o que queria dizer. Ao seu lado estaria como fiél escudeira a nossa Sandra Ribeiro da Costa, forte, sem sutilezas e capaz de protegê-la, inclusive dela mesma.

      Usou seu espaço para fazer cultura, afastou-se do ambiente malsão da FNFi daqueles dias. Adorava as óperas e a música erudita, da qual se tornou aficionada, muitas vezes tendo Ciro Cardoso como interlocutor. Só detestava o Bolero de Ravel. Deu a Roberto Carlos seu primeiro emprego no Rio, na própria rádio. Então vieram rostos novos, em especial Alberto Coelho, um amigo que será um consolo e uma fonte permanente de atualização e de novidades.

      Então veio o pior: as forças alarmadas, como dizia “o José”, tomaram o poder. A “Revolução Brasileira em curso”, como diziam os amigos do ISEB, era feita de papel. As conseqüências seriam terríveis. Prisões, cassações, aposentadorias compulsórias. Maria Yedda seria inculpada em 11 IPMs; seria acusada na mídia, seria espezinhada por muitos. Pouco importava, sabia o que fazer.

      Queria proteger amigos – advertia Falcon, em razão do projeto da história nova. Passaria uma temporada no exterior e por fim tomaria à frente da resistência. No apartamento da Cinco de Julho organizava-se a Passeata dos Cem Mil. Em fim, o ar tornou-se irrespirável. As prisões se sucederam... Tirada do hospital foi levada para o 1º. RCC. Fernand Braudel e Jean-Paul Sartre escreveriam ao presidente-general exigindo sua liberdade. 

      O exílio seria na França. Primeiro Paris, onde encontraria Ciro Cardoso, e todos que estavam, e depois Toulouse-Le Mirail, onde Jacques Godechot e Bartolomé Benassar a aceitariam com carinho e respeito. Travaria conhecimento e angariaria respeito de todos: Albert Soboul, o amigo Mauro.

      Por fim, o casamento de Maria Teresa e o nascimento de Patrícia, a primeira neta seriam de mais. Forçava seu retorno, antes do decreto da anistia. A pressão seria tremenda, obrigando-a a um exílio interno, em Vassouras e impossibilitando toda pesquisa e docência em entidades públicas.

      Com a volta reorganizavam-se as redes de sociabilidade, os amigos e os projetos. Em principio o CPDA, no Horto Florestal, depois a UFF e. em fim, o retorno à casa, a UFRJ. Formava-se em torno dela uma nova geração, dos quais João Fragoso e Hebe Mattos são os mais amados.

      Enfim a redemocratização: Yedda ainda uma vez aceita os desafios. Primeiro é a secretaria municpal de educação, depois, por duas vezes, seria secretaria estadual de educação. Então, ao lado de Darcy Ribeiro, lançariam mão da herança do Dr. Anísio Teixeira. Os cieps, brizolões – a mais generosa e igualitária proposta de educação que o país produziu – é em verdade a versão moderna da escola-parque. 

      Outros amigos vieram: Laurinda, Lia Faria, Edilberto, Maria Lucia kamache – todos embalados pelo mesmo sonho: “A educação para todos, pública, laica e de qualidade. Ao seu lado, como amparo, crítico e amigo, teria a presença de Paulo Sérgio Duarte, mais um filho muito amado.

      Isto é um pouco de Maria Yedda, só um pouco, porque tão poucas pessoas conseguiram em uma só vida viver tanto. Hoje não estou triste, não quero estar triste. Para Yedda tenho apenas uma lembrança, um título de Pablo Neruda: “confesso que vivi”!

      (*) Professor na Universidade do Brasil.


      --
      Fabrício Augusto Souza Gomes

      E-mail   I   Twitter   I   Facebook   I   Blog   I  LinkedIn  I   Lattes

      __._,_.___
      Atividade nos últimos dias:
          **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                          Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
       
      Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

      ** Comissão aprova regulamentação da profissão de historiador

      16/11/2011

      Comissão aprova regulamentação da profissão de historiador

      Arquivo/ Leonardo Prado
      Alice Portugal
      Alice Portugal retirou 
      a exigência de inscrição 
      em conselho de fiscalização 
      do exercício profissional.

      A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que regulamenta o exercício da profissão de historiador. De acordo com a proposta, historiador é o profissional responsável pela realização de análises, de pesquisas e de estudos relacionados à compreensão do processo histórico e pelo ensino da História nos diversos níveis da educação.
      O texto aprovado é o Projeto de Lei 7321/06, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que tramita apensado ao PL 3759/04, do ex-deputado Wilson Santos. A relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), recomendou a aprovação do projeto apensado, com emenda, e a rejeição do projeto principal. Segundo ela, os projetos regulam a matéria em termos análogos, mas o PL 7321/06 não obriga o Poder Executivo a criar conselho de fiscalização do exercício profissional, como faz o PL 3579/04 – o que é inconstitucional. “Tais conselhos são considerados autarquias especiais e só podem ser criados por meio de lei de iniciativa do Presidente da República”, explica.
      O PL 7321/06 prevê, porém, a inscrição do historiador em conselho de fiscalização do exercício profissional. A emenda da relatora retira essa previsão.
      Profissionais habilitados
      Ouça reportagem da Rádio Câmara sobre o assunto.
      Segundo o projeto, poderão exercer a profissão de historiador no País:
      - quem tiver diploma de nível superior em História, expedido no Brasil, por instituições de educação oficiais ou reconhecidas pelo governo federal;
      - os portadores de diplomas de nível superior em História, expedidos por escolas estrangeiras, reconhecidas pelas leis de seu país e que revalidarem seus diplomas de acordo com a legislação em vigor;
      - os diplomados em cursos de mestrado ou de doutorado em História, devidamente reconhecidos;
      - os que, na data da entrada em vigor desta lei, tenham exercido, comprovadamente, durante o período mínimo de cinco anos, a função de historiador.
      Para exercerem as funções relativas ao magistério em História, os profissionais deverão comprovar formação pedagógica exigida em lei.
      Atividades
      A proposta também define as atividades e funções dos historiadores, entre elas:
      - planejar, organizar, implantar e dirigir serviços de pesquisa histórica, de documentação e informação histórica;
      - planejar o exercício da atividade do magistério, na educação básica e superior, em suas dimensões de ensino e pesquisa;
      - elaborar critérios de avaliação e seleção de documentos para fins de preservação;
      - elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre assuntos históricos;
      - assessorar instituições responsáveis pela preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural (museus, arquivos, bibliotecas).
      Tramitação
      A matéria segue para a análise, em caráter conclusivo, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

      Íntegra da proposta:

      Reportagem – Lara Haje
      Edição – Regina Céli Assumpção
      __._,_.___
      Atividade nos últimos dias:
          **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                          Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
       
      Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

      sábado, 26 de novembro de 2011

      ** Caetano e Chico transitam entre tradição e modernidade

      Caetano e Chico transitam entre tradição e modernidade
      Caetano e Chico se uniram e se chocaram por mais de 40 anos de música
       
       
      Duas trajetórias musicais que surgem quase ao mesmo tempo, se cruzam e se distanciam em diversos momentos ao longo de 40 anos, e se influenciam mutuamente, muitas vezes sem perceber. Uma se liga prioritariamente à modernidade, ao diálogo com a cultura estrangeira e discussões mais amplas sobre arte e mercadoria, enquanto outra nasce a partir da tradição, do debate sobre a busca por uma essência brasileira. Trata-se aqui do baiano Caetano Veloso e do carioca Chico Buarque, respectivamente. “Os dois representam duas forças da cultura brasileira, que se chocam, mas que também têm muito em comum. Não é uma bobagem o suposto Fla-Flu entre os dois, que ao longo dos anos se estabeleceram como padrão de música de qualidade e também de referência na opinião pública”, conta a historiadora Priscila Correa, autora de recente estudo sobre o tema do cotidiano na obra dos dois músicos.
      A pesquisa de Priscila, Do cotidiano urbano à cultura: as canções de Caetano Veloso e de Chico Buarque, traz à tona uma análise bastante completa sobre Caetano e Chico, utilizando-se de teoria musical, semiótica, entrevistas e notícias de acervo, análise de capas de discos, performances em palco e espectrogramas de suas canções, abrangendo o período de 1966, quando Chico estreou em disco, até 2006, quando ambos lançaram álbuns. “Um estudo sobre um dificilmente deixaria de lado uma análise sobre o outro, então achei conveniente colocá-los em comparação”, explica a historiadora. Ela ainda ressalta: “A canção só se realiza quando é cantada, então não basta apenas analisar a letra, a música ou o contexto em que ela se insere”.

      "A Banda" estava no disco de estreia de Chico Buarque, homônimo
      “Eu vou, por que não?”

      Em seu estudo, orientado pelo professor José Geraldo Vinci de Moraes na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Priscila define três momentos chave ao longo da trajetória dos dois compositores. O primeiro se passa em 1967, no terceiro Festival de Música Popular Brasileira, organizado pela emissora paulista TV Record. Em 1966, Buarque vencera o festival, com a música “A Banda”, e fora apontado pela crítica como sucessor de Noel Rosa, enquanto o público se deleitava com seus olhos azuis e seu ar de bom moço. “No festival de 1967, Caetano se lança no mercado, com o tropicalismo e a guitarra elétrica, muito em contraposição a Chico. É interessante perceber isso quando se tem a noção de que ‘Alegria, Alegria’, a primeira grande canção de Caetano, é uma marcha, assim como ‘A Banda’”, explica Priscila.
      Nos anos seguintes, ambos “tateariam em busca de seu projeto artístico”, como diz Priscila: Caetano desenvolverá mais o tropicalismo e se exilará em Londres, até 1971, enquanto Chico parte para Roma, distanciando-se do clima tenso que se estabelece no Brasil. Nesse ínterim, o mercado fonográfico brasileiro começou a aceitar a presença de guitarras elétricas e outros elementos estrangeiros.

      Juntos e ao vivo em 1972, um cantando as canções do outro
      “E me calo com a boca de feijão…”

      É no contexto da volta do exílio, em 1972, que acontece o segundo momento crucial de suas trajetórias, na análise de Priscila: o encontro dos dois cantores/compositores, no disco Caetano e Chico: Juntos e Ao Vivo. Nesse disco, vê-se que Caetano continuava seu projeto artístico de diálogo com o externo, enquanto Chico flertava brevemente com a postura tropicalista, especialmente em palco. “Ele deixa de se vestir de terno e cara limpa para usar um bigode e roupas mais despojadas, por exemplo. Chico usa elementos do tropicalismo para fortalecer sua indignação com o momento político do Brasil”.
      Essa análise encontra seu ponto mais alto na gravação de “Você Não Entende Nada/Cotidiano”, união de uma canção do baiano e uma do carioca em uma só música, respectivamente. “Juntas, as canções mostram a indignação da classe média dentro do contexto da Sociedade do Espetáculo, falando de sua realidade maçante e opressora. ‘Cotidiano” lida com uma visão do coletivo, enquanto ‘Você Não Entende Nada’ traça um olhar acerca da individualidade, dialogando com desejos de consumo, falando de Coca Cola, por exemplo”, diz a pesquisadora. De acordo com Priscila, é também nessa época que os artistas atingem seu ponto de expressão máximo: para Chico, trata-se do álbum Construção, de 1971, enquanto Caetano chegará a ele em Araçá Azul, de 1973. “Apesar de mal compreendido, Araçá tem em sua essência muitas questões que Caetano desenvolveria adiante em seu trabalho”, conta a historiadora.

      "Araçá Azul", de 1973, foi devolvido por cerca de 80% de seus compradores
      “Organizo o movimento, oriento o carnaval”

      O último momento, de menor impacto, é o programa de TV Chico & Caetano, exibido pela Rede Globo em 1986. “Ali, a personalidade diversa dos dois já estava definida, e era utilizada como elemento para entreter o público”. Outro dado interessante, na visão da pesquisadora, é que desse momento em diante, os artistas passam a aparecer mais como opinadores da sociedade brasileira. “Eles aparecem bastante na época das eleições. Por serem artistas intelectuais, muita gente quer ouvir suas opiniões acerca do que está acontecendo”, explica Priscila, que fez a pesquisa como parte de sua tese de Doutorado. A defesa aconteceu em 17 de junho de 2011.
      Mais informações: email priscilacorrea@usp.br



      Atividade nos últimos dias:
          **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                          Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
       
      Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

      ** XV Encontro Regional da Anpuh-Rio. "Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa"....

      Prezados Colegas,

      Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa é o tema do XV Encontro
      Regional da Anpuh-Rio a ser realizado entre os dias 23 e 27 de julho
      de 2012, na Faculdade de Formação de Professores, unidade da
      Universidade do Estado do Rio de Janeiro, localizada na cidade de São
      Gonçalo.

      Como a sede do encontro tem como principal característica a formação
      de professores, fica muito claro que o destaque será dado a este
      aspecto fundamental do ofício do Historiador: o espaço da sala de
      aula, sem com isso desmerecer, ou colocar em plano diferente, outro
      elemento necessário para formação do profissional de História que é a
      pesquisa.

      Portanto, o convite para a participação no XV Encontro Regional da
      Anpuh-Rio está feito para toda a comunidade de historiadores que
      ensinam e pesquisam História.

      As inscrições para propostas de Simpósios Temáticos e Minicursos serão
      iniciadas no próximo dia 25/11/2011. Aguardamos sua colaboração e
      solicitamos a ampla divulgação dessa mensagem.

      Muito obrigado.
      Diretoria Executiva da Anpuh-Rio


      Home Page do evento: http://www.encontro2012.rj.anpuh.org
      E-mail do evento: encontro2012.anpuhrio@gmail.com


      --
      Att,
      Secretaria do XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio
      http://www.encontro2012.rj.anpuh.org
      encontro2012.anpuhrio@gmail.com
       
       
       
      Atividade nos últimos dias:
          **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                          Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
       
      Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

      Arquivo do blog

      Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.