Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

EDIÇÃO DE DEZEMBRO DA REVISTA NAVIGATOR (do latim leia-se como está escrito)

 





Prezados amigos,

É com muita satisfação que lhes apresento a edição de dezembro da Revista Navigator (do latim leia-se como está escrito) . Para quem não conhece, é uma revista científica na área de história, com maior ênfase na história militar. O dossiê dessa edição contempla a primeira metade do oitocentos no Brasil e foi organizado pela Profa Dra Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, sob o título "O Atlântico, o comércio, as guerras e as instituições militares na formação do Estado do Império do Brasil". Contamos com outros artigos e uma comunicação que abordam variadas temporalidades. Por fim, uma resenha produzida pelo Prof. Dr. Paulo Knauss sobre o livro "A cartografia impressa do Brasil: 1506-1922; os 100 mapas mais influentes" de autoria do historiador naval Max Justo Guedes.

Segue o link e desejo a todos uma ótima leitura!
http://www.revistanavigator.com.br/navig16/N16_index.html

Cordialmente,

Renato Restier
Editor

__._,_.___

Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:
    http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    ___
     

    sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

    Acervo da biblioteca do Pateo do Collegio está na internet


    Biblioteca Padre Antônio Vieira tem 25 mil volumes e vasto material sobre a história da cidade de São Paulo (divulgação)

     

    Acervo da biblioteca do Pateo do Collegio está na internet

    07/12/2012
    Fonte: Agência FAPESP Livros raros, manuscritos escritos por jesuítas desde o século XVI, coleções de folhetos sobre política e eventos do Brasil e amplo acervo fotográfico da história do país estão entre os materiais que fazem parte do acervo de 25 mil volumes da biblioteca Padre Antônio Vieira, localizada no Pateo do Collegio, no Centro de São Paulo.
    Todo este acervo acaba de ser disponibilizado para pesquisa pela internet, com acesso pelo link da biblioteca no site do Pateo do Collegio.
    Inaugurada em 2002, a biblioteca Padre Antônio Vieira é especializada na história dos jesuítas e da cidade de São Paulo, além de materiais relativos à história geral e do Brasil (e da Igreja Católica), arte, biografias, filosofia, teologia, política, literatura e turismo.
    Entre os materiais raros estão: a primeira edição dos Sermões de Padre Antônio Vieira; coleção de escritos dos jesuítas desde o século XVI (como as cartas originais do Padre José de Anchieta e manuscritos do jesuíta italiano João Antonil); publicações sobre eventos realizados em 1954 em comemoração ao Quarto Centenário da Cidade de São Paulo; e documentos sobre o processo de canonização do Padre José de Anchieta (cujos originais encontram-se no Vaticano).
    No acervo encontram-se livros cujas capas foram produzidas com canela preta – madeira quadricentenária encontrada durante a demolição do Palácio do Governo em 1953. Alguns dos livros estão em língua portuguesa e em latim. E, ainda, amplo acervo fotográfico sobre o cotidiano do clero brasileiro, de processos de construção de obras jesuítas, de eventos políticos, religiosos e sociais.
    Todo o acervo está catalogado em base de dados e acessível on-line por meio do Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas. O Sistema contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada, com o objetivo de facilitar a gestão dos centros de informação, melhorando a rotina diária com os seus usuários. A pesquisa do acervo da biblioteca Padre Antônio Vieira pode ser feita pelas palavras-chave: autor, título e assunto, entre outras.
    A Rede Pergamum reúne, em uma única ferramenta, todos os catálogos das instituições que os disponibilizaram para pesquisa. Funciona como uma base centralizada (na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba), na qual a busca é feita de forma rápida e eficiente em todas as bibliotecas participantes. O sistema agrega mais de 220 instituições, com cerca de 2.500 bibliotecas no país.
    "Nosso objetivo é participar do processo global de democratização da cultura, garantindo o acesso gratuito da população ao acervo documental da biblioteca, bem como assegurar a preservação do acervo bibliográfico histórico da Companhia de Jesus em São Paulo", disse o Padre Carlos Alberto Contieri, diretor do Pateo do Collegio e do Museu de Arte Sacra dos Jesuítas em Embu das Artes.
    Complexo histórico-cultural e religioso pertencente à Companhia de Jesus e constituído pela Igreja Beato José de Anchieta, Museu Anchieta, Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (em Embu das Artes) e pelo Café do Pateo, além da Biblioteca Padre Antônio Vieira. Desde a sua fundação, enquanto Colégio de São Paulo de Piratininga em 1554, até os dias atuais, o Pateo do Collegio tem-se tornado referência na preservação da memória histórica da cidade de São Paulo e na promoção da cultura.
    Ao longo dos séculos, o complexo sofreu várias alterações, sendo a última a reconstrução nas décadas de 1960 e 1970, com inspiração no complexo arquitetônico de 1680. É um marco da atuação da Igreja Católica no que tange à catequização, educação e conversão dos povos indígenas do então Planalto de Piratininga.
    Mais informações: www.pateocollegio.com.br



    Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
     

    quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

    Revista Eletrônica Ensaios - Volume 6

         É com muita satisfação que nós da Equipe Editorial da Revista Eletrônica Ensaios estamos publicando mais um número (Vol.6):
         Agradecemos a todos os autores, avaliadores e revisores que tornaram possível mais uma publicação, pedimos, por gentileza, que nos ajudem a continuar na tessitura da grande rede que é a Revista e divulguem entre seus contatos.
    Equipe Editorial Ensaios



    Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com





    terça-feira, 4 de dezembro de 2012

    Chamada de Trabalhos - Em Debate (UFSC)


    Amigos (as),
    Solicitamos a gentileza de divulgar em suas redes de contatos a chamada abaixo.
    Lembramos que os primeiros 12 artigos aprovados serão publicados no próximo número (8) referente ao segundo semestre de 2012.



    Chamada para autores

    O Comitê Editorial da Revista Eletrônica EM DEBATE reitera que a revista aceita em fluxo contínuo submissões de artigos, resenhas, traduções e entrevistas enquadradas nas dez linhas temáticas da revista:

    1) Mundialização e blocos regionais (ex.: Mercosul, União Européia);
    2) Trabalho e ontologia social;
    3) Trabalho, urbanização e história social;
    4) Processo de trabalho, tempo digital, tempo livre;
    5) Movimento sindical e movimentos autonomistas;
    6) Capitalismo, técnica e reestruturação produtiva, emprego e desemprego, crise;
    7) Memória histórica, ditaduras e direitos humanos;
    8) Ensino de Sociologia;
    9) Ensino superior e universidade pública;
    10) Pensamento e Teoria Social.
    Os trabalhos apresentados devem ser inéditos, redigidos em lingua portuguesa ou espanhola.

    As diretrizes completas para autores estão disponíveis em:

    http://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/about/submissions#onlineSubmissions

    Instruções de submissão na plataforma SEER podem ser acessadas através do link

    http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf


    Os Editores

    --
    Atenciosamente,
    Ms. José Carlos Mendonça
    Técnico e Pesquisador
    Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/SPO/LASTRO)
    Doutorando em Ciências Sociais



    __._,_.___

    Atividade nos últimos dias:
          **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                          Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
       
      Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

      sexta-feira, 30 de novembro de 2012

      Regulamentação da profissão de historiador, artigo de Paulo Paim e Benito Schmidt

      Regulamentação da profissão de historiador, artigo de Paulo Paim e Benito Schmidt
      Fonte: *Jornal da Ciência

      Paulo Paim é senador pelo PT-RS, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado e autor do projeto de lei citado no artigo. Benito Bisso Schmidt é professor de história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil). Artigo publicado na Folha de São Paulo de hoje (30).


      A recente aprovação do projeto de regulamentação da profissão de historiador no Senado Federal, no último dia 7, tem gerado algumas controvérsias que, do nosso ponto de vista, derivam de certas incompreensões e até mesmo do desconhecimento do texto do projeto.
      Alguns têm alegado que a regulamentação conduzirá ao cerceamento da liberdade de expressão daqueles que, mesmo não sendo historiadores de formação, escrevem sobre o passado. Neste sentido, citam, inclusive, nomes de grandes intelectuais que produziram e continuam produzindo verdadeiros clássicos da historiografia brasileira.
      Outros afirmam que a necessidade de formação específica levará à falta de professores de história no ensino fundamental, já que hoje muitos ministrantes desta disciplina realizaram outros cursos de graduação, como pedagogia, ciências sociais e filosofia.
      Sobre o primeiro argumento contra o projeto, ele só é manifestado por quem não conhece o seu teor. Em nenhum momento foi proposto que historiadores profissionais tenham exclusividade na formulação e divulgação de narrativas históricas.
      Jornalistas, cientistas sociais, diplomatas, juristas, economistas e todos os cidadãos poderão continuar a produzir conhecimento histórico - e esperamos que isso aconteça, pois só a partir de perspectivas diferentes e multidisciplinares conseguiremos fazer avançar a historiografia brasileira que, por sinal, é bastante consistente e tem grande reconhecimento internacional.
      Além disso, advogar esta exclusividade aos historiadores profissionais seria atentar contra as liberdades democráticas, o que não é o caso aqui. Prova disso é que o projeto foi apoiado por todas as lideranças partidárias do Senado, demonstrando que ele não tem um viés político-partidário específico.
      Quanto ao segundo argumento, defendemos sim que os professores de história realizem alguma etapa de sua formação em história (na graduação ou na pós-graduação), já que acreditamos que nossos alunos do ensino básico devem ter o direito de aprender com docentes qualificados e possuidores de conhecimentos e habilidades específicas nas áreas que lecionam.
      Isso não é desmerecer professores de outras disciplinas, mas reconhecer que cada campo disciplinar implica a aquisição de saberes específicos, mesmo que em diálogo com outros âmbitos de conhecimento. (No caso dos professores de história, por exemplo, a atenção às múltiplas temporalidades, a crítica e a interpretação dos documentos, a atualização historiográfica, a atenção às relações entre história acadêmica e história ensinada etc.)
      De qualquer forma, esta especialização do corpo docente não se dará de uma hora para outra. Afinal, a própria Lei das Diretrizes e Bases da Educação prevê que, quando não há professores formados nas disciplinas específicas, devem ser aproveitados professores com outras formações e só, em último caso, professor sem nenhuma formação.
      Isso não impede, contudo, que, a médio e longo prazo, continuemos lutando pela qualificação e especialização de nossos professores, sem deixar de estimular, é claro, o saudável diálogo interdisciplinar.
      Ou seja, o projeto não veda a ninguém o direito de escrever sobre história nem pretende impor de uma hora para outra a especialização a todos os docentes. Apenas quer assegurar a presença de historiadores profissionais em espaços dedicados ao ensino e à pesquisa científica em história, para que esses possam, em colaboração com outros estudiosos, contribuir para o avanço da área.

      * A equipe do Jornal da Ciência esclarece que o conteúdo e opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do jornal.

      __._,_.___

      Atividade nos últimos dias:
            **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                            Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
         
        Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

        quarta-feira, 28 de novembro de 2012

        Dia 06.12.2012 das 08h00 às 20h00 - I SEMINÁRIO REGIONAL DIVERSIDADE E SUPERAÇÃO DO RACISMO: AÇÕES, CRÍTICAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA BAIXADA FLUMINENSE.




         I SEMINÁRIO REGIONAL DIVERSIDADE E SUPERAÇÃO DO RACISMO: AÇÕES, CRÍTICAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA BAIXADA FLUMINENSE.

        O FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO- RACIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO em parceria com a UFRRJ-Leafro/ Neab, realizam o I SEMINÁRIO REGIONAL DIVERSIDADE E SUPERAÇÃO DO RACISMO: AÇÕES, CRÍTICAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA BAIXADA FLUMINENSE, com objetivo de contribuir na formação continuada de gestores e professores, por meio de um processo de reflexão crítica, com ênfase na análise da evolução da aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nos seus artigos 26A e 79B. Considerando os principais avanços e dificuldades para sua consolidação efetiva expressa na formação de professores, nas políticas implementadas pelos governos federal, estadual e municipal e na mudança do Projeto Político Pedagógico das escolas. O evento ocorrerá no dia 6 de dezembro de 2012 das 08h00 as 20h00.

        Local UFFRJ-Instituto Multidisciplinar/ Nova Iguaçu
        Av. Governador Roberto Silveira
        Centro - Nova Iguaçu-RJ (ao lado do antigo Aero Clube)






        PROGRAMAÇÃO:

        Manhã
        08h00. ás 10h00 – Credenciamento
        09h00. – Mesa de Abertura Institucional (apresentação hino nacional em percussão)
        Fórum RJ, UFRRJ/Leafro, SEMED-NI,  SEEDUC-RJ, SEEDUC-RJ
        9h45min - Palestra: Ações Afirmativas, Educação e a Mobilidade Social dos Afro-brasileiros. (o impacto das ações afirmativas e da educação na vida dos jovens negros)
         Profº. Dr. Ahyas Siss (UFRRJ/ Leafro)
        Profª Dr. Claudia Miranda (UNIRIO)
        10h45min - Debate
        11h30min - Palestra: Ações e Perspectivas Governamentais para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos seus artigos 26ª e 79B. (panorama das ações, recursos, programas e metas governamentais para a ERER)
        Profº Dr. Amauri Mendes Pereira ( Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ UEZO).
        SEEDUC-RJ


        12h10min - Debate
        12h30min - Almoço
        14h – Palestra: A Lei que Fala e a Escola que Transforma (a amplitude temática da Lei 10639/03 e as possibilidades de transformação crítica dos estudantes numa perspectiva de diversidade social)
        Prof.ª Drª Azoilda Loretto da Trindade.
        14h30min – Debate
        14h45 – Apresentação cultural – Escola Estadual  João do Vale – Grupo Batukaê
        14h50min – Palestra: Ações e Perspectivas Municipais para a Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos seus artigos 26ª e 79B. (panorama das ações, recursos, programas e metas municipais para a ERER)
        Secretarias Municipais de Educação da Baixada Fluminense
        15h50min - Debate
        16h25min - Entrega de "menção honrosa de reconhecimento" do Fórum RJ a escolas e professores da região pela aplicação da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional nos seus artigos 26A e 79B.
        17h25min – Apresentação Cultural – Marcelo Negrett – Voz e violão
        17h40min – Palestra: Experiências não governamentais para a Consolidação da Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos seus artigos 26A e 79B. (Lei 10.639/03 e 11.645/08 relato de projetos desenvolvidos, parcerias e resultados obtidos).
        CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas
        IPEAFRO - Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros
        Associação ESTIMATIVA

        18h25min – Debate
        19h00min – Mesa Redonda: O papel das universidades na formação de profissionais da educação para a educação das relações étnico-raciais.
        Universidades públicas da Baixada Fluminense – UFRRJ, FEBEF e CEFET-Nilópolis
        19h45min – Apresentação cultural e encerramento –


        PROGRAMAÇÃO ESPECIAL:
        • Exposição das ações nas escolas da Baixada Fluminense pela implementação da LDB (Leis 10.639/03 e 11.645/08).
        • Exposição e venda de livros e artesanato.
        • Apresentação cultural.
        • Lançamento de livros: Rosana Monteiro, Alexandre Nascimento, Éle Semog e Renato Noguera.

        *Os certificados serão entregues durante o evento a partir das 17h30m.

        Confirmação de inscrição no email: forumetnicoracialrj@gmail.com   











        Atividade nos últimos dias:
              **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                              Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
           
          Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

          Em reedição de livro, historiador revelará nomes de revolucionários


           

          28 de November de 2012 às 13:15

          Em reedição de livro, historiador revelará nomes de revolucionários

          Por Leandro
          Livro referência sobre guerrilha urbana no Brasil, 'A Revolução Impossível' (1994), do historiador Luis Mir, terá edição revista e ampliada para nortear o trabalho da Comissão da Verdade. Mir ampliou a obra de 600 para 835 páginas.
          No trecho 'Os Anos Chineses', Mir reconstitui o planejamento do atentado ao Aeroporto de Guararapes, Recife (1966) e revela o nome de 23 participantes do atentado, segredo que as esquerdas até hoje tentam manter fechado.
          Em 'Revolucionários no Além Mar', ele revela 60 brasileiros integrantes dos movimentos revolucionários e organizações terroristas internacionais, como OLP.


          --
          Fabrício Augusto Souza Gomes
          "Onde o homem passou e deixou marca de sua vida e inteligência, aí está a História". (Fustel de Coulanges)

          __._,_.___

          Atividade nos últimos dias:
                **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                                Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
             
            Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

            Política imigratória do Estado Novo escondia projeto de branqueamento


             

            Os indesejáveis


            Política imigratória do Estado Novo escondia projeto de branqueamento

            CARLOS HAAG | Edição 201 - Novembro de 2012

             



            Quando, em 1995, o Arquivo Histórico do Itamaraty foi aberto ao público, parte da documentação revelou que a instituição havia participado da política racista e discriminatória de estrangeiros do Estado Novo, colocando o passado do Ministério das Relações Exteriores na incômoda posição de "porteiro do Brasil". Uma nova pesquisa, Imigrante ideal (Civilização Brasileira), do historiador Fábio Koifman, da Universidade Federal Rural Fluminense (UFRF), isenta o Itamaraty de toda a responsabilidade por essa política restritiva. "É um equívoco historiográfico, já que se ignora que, entre 1941 e 1945, o Serviço de Visto estava alocado no Ministério da Justiça, o real responsável pela palavra final da aceitação ou não de estrangeiros", diz Koifman. Esse foi o único momento na história da República que a atribuição não esteve no âmbito do Itamaraty.
            O pesquisador afirma que é a primeira vez que se analisa o papel central do Ministério da Justiça, de seu titular, o jurista Francisco Campos (1891-1968), e de Ernani Reis (1905-1954), parecerista do ministério, burocrata que, através de sua interpretação, dizia, baseado na legislação, quem entrava ou não no país. Suas sugestões quase sempre eram aceitas pelo ministro e se baseavam na seleção dos imigrantes "desejáveis", que se encaixassem no projeto de "branqueamento" da população brasileira da ditadura Vargas. Negros, japoneses e judeus, assim como idosos e deficientes, não estavam nos padrões estabelecidos e eram recusados como "indesejáveis".
            A pesquisa de Koifman começou quando ele encontrou o decreto-lei 3.175, de 1941, que passava o poder de decisão de concessão dos vistos do Ministério das Relações Exteriores para o Ministério da Justiça. Mas o Serviço de Visto em si não foi criado por decreto, embora existisse com papel timbrado e tudo. Não foi, porém, instituído formalmente e sua verba vinha de outros órgãos. "Ele foi criado para isolar seus técnicos e tomar as decisões de forma puramente técnica e fria. Eles achavam mais fácil negar o visto do que ter de decidir no porto", conta o historiador. "Todo o processo não chegou a conhecimento público e é nele que o Francisco Campos explica para  Vargas por que o Brasil deveria restringir a imigração", fala.
            Funcionários do Itamaraty eram obrigados a informar o ministério com detalhes sobre a pessoa que pedia o visto e aguardar o parecer do ministro para concedê-lo ou não. A desobediência de diplomatas às diretrizes do ministério provocava ação direta de Vargas, que poderia determinar a instauração de inquérito administrativo ou até a demissão sumária do infrator. "Esse controle aumentou quando a situação europeia se agravou com a guerra e a escalada do antissemitismo na Alemanha. Judeus e perseguidos políticos começam a sair da Europa, gerando um aumento da demanda nos consulados. Nesse momento, a política imigratória brasileira se voltou contra eles."
            "No início do Estado Novo cabia ao Itamaraty gerir a política de vistos, mas isso mudou a partir de 1941. Essa troca refletia o debate na elite brasileira sobre qual era o imigrante 'desejável' para o 'aprimoramento' do povo brasileiro", fala Koif-man. Vargas era simpatizante aberto do ideário eugênico. Em 1930, num discurso de campanha à Presidência, avisou: "Durante anos pensamos a imigração apenas em seus aspectos econômicos. É oportuno obedecer agora ao critério étnico". Em 1934, durante a Constituinte, o lobby eugenista, bem organizado, conseguiu a aprovação de artigos baseados nas teorias racistas. O alvo, então, era o japonês. De forma silenciosa foi institucionalizado um sistema de cotas para cada nacionalidade que foi manipulado para restringir a entrada de orientais no país.
            "O Brasil não foi o único a adotar medidas restritivas contra imigrantes e até 'demorou' a implantá-las. Democracias como os EUA e o Canadá já o faziam nos primeiros anos da década de 1920", lembra o autor. Mas, uma vez iniciado o processo, foram rápidos. Não satisfeitos com as leis de 1934, setores da elite e intelectuais exigiram uma maior intervenção do Estado e uma seleção mais rigorosa na política imigratória. O resultado foi o decreto-lei 3.010, de 1938: exigia-se do solicitante de vistos que se apresentasse pessoalmente ao cônsul para que o diplomata visse o candidato e relatasse se era branco, negro, ou se tinha alguma deficiência física. "Segmentos letrados da sociedade brasileira e muitos homens do governo, incluindo Vargas, acreditavam que o problema do desenvolvimento brasileiro estava relacionado à má formação étnica do povo. Achavam que trazendo 'bons' imigrantes, ou seja, brancos que se integrassem à população não branca, o Brasil em 50 anos se transformaria em uma sociedade mais desenvolvida", conta o pesquisador.
            O estrangeiro ideal era branco, católico e apolítico. A preferência pessoal de Vargas era pelos portugueses. "A maioria dos imigrantes vindos de Portugal era de origem modesta e instrução limitada, acostumados à ditadura salazarista", diz Koifman. Europeus, mas sem "ideias dissolventes", ao contrário dos grupos intelectualizados originários da Alemanha, França, Áustria, entre outros países, que produziam reflexões em jornais e livros sobre as mazelas nacionais. O ministro da Justiça detestava particularmente os intelectuais estrangeiros e chegou a propor o fechamento total do Brasil à imigração enquanto durasse a guerra na Europa, medida que o pragmatismo de Vargas rejeitou.
            "O Brasil, que não contribuiu para que se criassem na Europa as perseguições e as dificuldades de vida, não pode se converter numa fácil hospedaria da massa de refugiados. Não nos serve esse white trash, rebotalho branco que todos os países civilizados refugam", argumentava Campos, também conhecido como "Chico Ciência". "Um dos inspiradores intelectuais do Estado Novo foi influenciado pelos fascismos português e italiano, defendendo uma legislação imigratória calcada nas teorias eugênicas americanas." Para Campos, na contramão do entusiasmo pela imigração em voga no país desde o século XIX, estrangeiros só atrasavam o desenvolvimento do país, "parasitas" que nada contribuíam para o progresso nacional. "Os judeus, por exemplo, só se dedicavam a atividades urbanas, ao pequeno comércio. O problema é que Campos e Reis logo perceberam que essas eram as mesmas atividades às quais os portugueses se dedicavam, apontando a Vargas essa contradição, para ira do ditador, que queria imigrantes de Portugal", fala Koifman.
            O que abalou Campos, cuja ideologia não era isenta de interesses pessoais. Chico Ciência disputava as atenções de Vargas com Oswaldo Aranha, então à frente do Itamaraty. Para atacar o rival, martelava a tecla de que, apesar das restrições, estrangeiros continuavam a entrar no Brasil, prova da incompetência do Itamaraty na gestão da questão imigratória. Bem-sucedido, convenceu o ditador da validade de suas ideias e ganhou o poder de seleção de "desejáveis" e "indesejáveis" para o seu Setor de Vistos. Não conseguiu, porém, impor o ideário eugênico que admirava, sendo obrigado a "tropicalizá-lo". "As raças admiradas pelos americanos eram minoria num país composto majoritariamente por grupos considerados 'inferiores'", lembra o historiador. Isso levou Campos a se concentrar no combate aos imigrantes "infusíveis" que, supostamente, tinham um grau de miscigenação baixo e, logo, não serviam ao projeto de "branqueamento" por miscigenação, entre esses, os judeus.





            Passaporte cancelado pelos nazistas, mas aceito pelas autoridades brasileiras




            "Mas as restrições à entrada de judeus, tema recorrente nos estudos sobre a política imigratória do Estado Novo, devem ser vistas num contexto maior, em que vários outros grupos foram igualmente classificados como "indesejáveis". Se a condição de judeu dificultava a emissão de um visto, a comprovação da ausência dessa condição tampouco era garantia de um visto", avisa Koifman. Para o pesquisador, o antissemitismo de um fascista como Campos não era análogo ao racismo dos nazistas. "Após a Intentona Comunista de 1935 o Estado adotou uma visão genérica dos judeus que os associava ao comunismo, um antissemitismo de fundo político compartilhado por Vargas", observa o pesquisador. Nas palavras de Campos: "Os judeus se tem aproveitado do descuido das autoridades brasileiras. Embora o Brasil não seja fascista ou nacional-socialista, o certo é que esses elementos comunizantes, socialistas, esquerdistas ou liberais leem por uma cartilha que está longe de nos convir".
            Sem negar o antissemitismo de membros individuais do governo e da sociedade brasileira, Koifman acredita que o critério adotado mais importante, ao lado da "ameaça vermelha", era a capacidade, ou não, da suposta capacidade de "fusão" dos imigrantes. "A preocupação estava no potencial de união de europeus brancos com descendentes de africanos e indígenas, condição necessária para conseguir o 'aprimoramento' das gerações futuras", fala. "O Estado Novo não queria reproduzir o racismo, então muito em voga nos EUA e na Europa. A segregação deveria ser evitada a qualquer custo, pois dificultaria a miscigenação, força-motriz do 'branqueamento'", diz. Vargas não tolerava racismos contra grupos étnicos dentro do Brasil.
            Esse cuidado também se devia à manutenção de uma boa imagem internacional, para agradar, em especial, os EUA, cuja política racial para os outros não refletia a sua realidade interna. "Ser acusado de racista ativo, nas décadas de 1930 e 1940, colocava qualquer nação, diplomata ou intelectual, em posição constrangedora de alinhamento com a política de exclusão da Alemanha nazista", explica a historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro, da Universidade de São Paulo (USP) e autora do estudo referencialAntissemitismo na era Vargas (1987). "Ainda assim o Estado Novo, por meio do Ministério da Justiça e de uma política nacionalista, não admitia fissuras, combatendo grupos migrantes, vistos como elementos de 'erosão'. O ideal do regime era a homogeneidade em detrimento da diversidade", continua.
            Ambiguidades
            Para o brasilianista Jeffrey Lesser, da Emory University e autor de A questão judaica no Brasil (1995), é preciso cuidado ao retratar as políticas de imigração da época apenas com base em documentos oficiais, do Itamaraty ou do Ministério da Justiça. "Os escritos dão conta das ambiguidades que regiam essa política. Como explicar, por exemplo, a entrada expressiva de judeus logo após os decretos restritivos e a absorção expressiva desses grupos ao lado de árabes e japoneses na sociedade brasileira em fins dos anos 1930", questiona. Para ele, houve muita incongruência entre discurso e prática, gerando curiosos paradoxos. "Os imigrantes viraram o discurso eugênico de brancura, que os discriminava, em favor de seus interesses e conseguiram conquistar um espaço na sociedade. Perceberem que ser branco no Brasil era melhor do que ser negro e também adotaram a retórica eugênica."
            "Há uma série de boletins policiais sobre brigas entre estrangeiros e negros. Imigrantes pobres não queriam ser vistos como os novos escravos e afirmavam sua superioridade atacando os negros", conta Lesser. Se os documentos contam uma história, no cotidiana do Estado Novo o movimento xenófobo não funcionou como pretendido. O brasilianista não nega o discurso contra a imigração e o antissemitismo das elites brasileiras, mas, ao estudar casos reais, viu que a ação do governo era mais flexível do que letra "dura" dos papéis timbrados. "Um bom exemplo é que, antes de colocar em vigor, em 1934, as leis que restringiam a entrada de japoneses, o governo brasileiro avisou o ministro das Relações Exteriores do Japão. Um diplomata brasileiro contou ao ministro japonês o que estava para acontecer e o acalmou prometendo que os orientais continuariam a entrar no Brasil, utilizando cotas de países como a Finlândia, que praticamente não eram usadas", conta. Lesser reuniu outros casos do "jeitinho brasileiro" de tratar os entraves da legislação.
            Para o americano, a história mais rocambolesca dessa flexibilidade que não se lê nos arquivos oficiais é a cooptação secreta pelo Itamaraty de funcionários do consulado alemão, para que eles falsificassem a assinatura do cônsul, liberando imigrantes para entrar no Brasil. "Numa palestra chamei o cônsul de nazista e pessoas da plateia ficaram indignadas, mostrando vistos assinados pelo cônsul, a quem chamavam de herói, sem imaginar que eram falsificações", conta.
            Koifman respeita a hipótese de Lesser sobre uma "negociação" das leis, mas afirma que os documentos do Serviço de Visto não sustentam essa visão. "A lei foi, sim, aplicada, e a maleabilidade estava condicionada à origem do imigrante. Basta ver a questão pouco conhecida dos suecos: eles tinham colônia representativa no país e tampouco se interessavam em imigrar para o Brasil, mas o Serviço de Visto estava particularmente interessado na vinda deles" observa.
            Como revela o caso de um sueco que passou mal numa viagem, desembarcou para se tratar e, quando percebeu, já estavam tratando do seu visto. Ele não queria ficar no país. "Ao mesmo tempo, muitas pessoas com todas as condições de emigrar, que tinham os documentos necessários, enfrentavam medidas protelatórias e pareceres que dificultavam sua entrada, se não fosse o 'imigrante ideal'. Isso mostra como os critérios se baseavam na bandeira da eugenia", explica. Para Koifman, isso desmascara o discurso nacionalista e a flexibilidade com as leis, reduzidos à sua real dimensão: a utopia de aprimoramento étnico.
            --

            Fabrício Augusto Souza Gomes
            "Onde o homem passou e deixou marca de sua vida e inteligência, aí está a História". (Fustel de Coulanges)

            __._,_.___

            Atividade nos últimos dias:
                  **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                                  Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
               
              Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

              Revista Brasileira de História da Matemática. - numero 23


              Foi recentemente editado mais um número da Revista Brasileira de História da Matemática.

              Trata-se do volume 11, número 23 (Abril 2012).

              Este número contém os seguintes artigos:

              Razão e proporção: A Herança Antiga
              John A. Fossa

              Instabilidade no tratamento de razões no contexto do desenvolvimento da matemática
              Oscar João Abdounur

              Contribuições dos pensamentos medieval e renascentista para o desenvolvimento da Matemática
              Fábio Maria Bertato

              Relações enttre biologia e estatística: Karl Pearson e o princípio da homotipose (1901-1902)
              Lilian Al.Chueyr Pereira Martins & Katia Regina Venturineli

              Contribuições para uma história da noção de modelo: aspectos metodológicos e direções de pesquisa
              Tatiana Roque

              Bicentenário de Evariste Galois: lições sobre historiografia
              Ubiratan D'Ambrosio

              A década prodigiosa da Matemática Portuguesa: Os começos da Sociedade Portuguesa de Matemática (1936-1945)
              Luís M.R.Saraiva

              Aspectos da História da Sociedade Brasileira de Matemática (1969-2011)
              Ronaldo A. Garcia

              A formação e as contribuições das anotações de estudantes na Academia Militar (1810-1838)

              Beppo Levi e os Elementos de Euclides
              Irineu Bicudo

              Esta revista continua a disponibilizar textos acessíveis
              e de qualidade de História da Matemática, incluindo textos relativos à
              História da Matemática no espaço ibero-americano.

              Não posso por isso deixar de recomendar mais uma vez
              este número a qualquer pessoa que queira
              conhecer mais um pouco da História da Matemática.

              Os interessados em obter um exemplar ou em assinar a revista devem
              contactar a Sociedade Brasileira de História da Matemática - SBHMat:
              mailto:sbhmat%40ccet.ufrn.br


              Caixa postal 1631 CEP 59.078-970 Campus Universitário Natal RN




              __._,_.___

              Atividade nos últimos dias:
                    **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                                    Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
                 
                Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

                Arquivo do blog

                Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.