Prezados
colegas
Cumprimentando-os,
gostaríamos de apresentar o dossiê “Redes de produção e
circulação da música popular nas Américas no século
XX”, recentemente lançado, sob nossa organização, na
revista Tempo e Argumento (vinculada ao Programa de
Pós-graduação em História/UDESC, área de concentração:
História do Tempo Presente; Qualis A2 na área de História).
Destacamos
na edição a participação (primorosa!) de colegas voltados para os
cruzamentos entre História & Música, e convidamos à
leitura dos textos:
Acordes
D’Além-Mar – memórias das Bandas Filarmônicas Portuguesas nas
Américas no Século XX; por Antonio Seixas e Diana de Souza
Pinto
Xô,
fado! Nacionalismo e antilusitanismo na terra do samba; por
Adalberto Paranhos
Afinidades
eletivas. A Funarte e o samba carioca como patrimônio da cultura
nacional; por Tânia Garcia
Nas
asas da Varig e da Panair: o Conjunto Farroupilha e o espalhamento da
música popular brasileira e gaúcha nos anos 50 e 60 do século XX;
porLuciana Prass
Música,
metáforas e lugar: os sons do Rio da Prata; por Maria Eugenia
Dominguez
“Ayudar
a aquellos artistas que transformaron la canción em un arma de
lucha”: o papel das Juventudes Comunistas na difusão da Nova
Canção Chilena (1968-1973);
por Natália AyoSchmiedecke
Salientamos
também a entrevista realizada por Susana Sardo com o colecionador
José Moças, tematizada pela formação da coleção de discos 78
rpm (1900-1950), sediada no Acervo que também leva seu nome e
encontra-se sob a guarda da Universidade de Aveiro/ Portugal.
Desejamos
a todos e todas uma boa leitura,
Cordialmente,
Márcia
Ramos de Oliveira e Tânia Costa Garcia (organizadoras do dossiê)
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