Prezados(as) colegas,
Está escalado o time de pesquisadores(as) que entrará em campo no Simpósio Temático História & Música do XXVIII Simpósio Nacional de História da Anpuh, a realizar-se em Florianópolis, Ilha de Santa Catarina, entre 27 e 31 de julho de 2015. Quem estiver disponível para dar as caras por lá será muito-bem vindo. Considerem-se convidados(as).
São, ao todo, 14 doutores, 8 doutorandos, 1 mestre e 9 mestrandos. Na prática, a distribuição geográfica contemplou, democraticamente, pessoas que provêm de 13 estados do Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Um cardápio pra lá de variado, logo se vê, inclusive do ponto de vista temático.
Floripa nos aguarda, com suas mil e uma atrações (acadêmicas, bem entendido).
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XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH
Florianópolis, 27-31 de julho de 2015-04-22
Simpósio Temático História & Música
Coordenadores:
Adalberto Paranhos (UFU/Unicamp)
Tânia da Costa Garcia (Unesp-Franca)
Terça-feira – 28 jul. 2015
Primeira sessão: das 14h00 às 16h00
1. André Augusto de Oliveira Santos
A batucada dos engraxates paulistanos (1930-1945)
2. Nayre Carolina Gomes Luz
Conflitos e conciliações em torno do samba e do projeto de construção de uma
identidade cultural na era Vargas
3. Ligia Nassif Conti
“Das batucadas, do chorinho e do cordão”: transformações dos antigos espaços
do samba na capital paulista (1968-1991)
4. Alessander Mário Kerber
Tango e identidade nacional no cinema argentino: o caso da obra de Libertad
Lamarque
Segunda sessão: das 16h20 às 18h20
1. Bernardo Thiago Paiva Mesquita
O canto orfeônico na Amazônia: o Conservatório Amazonense Joaquim Franco e
A importância de Margarida Schiwazappa
2. Antonio Mauricio Dias da Costa
A polifonia formadora do carimbó nas representações de literatos, jornalistas e
folcloristas no Pará (1900-1960)
3. Tony Leão da Costa
Carimbó: negritude, indianeidade e caboclice – debates sobre raça e identidade
na música popular amazônica (década de 1970)
4. Edilson Mateus Costa da Silva
“Música popular do Norte”: Marcus Pereira e sua “missão” folclórico-musical
na Amazônia (anos 1970)
Quarta-feira – 29 jul. 2015
Primeira sessão: das 14h00 às 16h00
1. Kelly Márcia de Moura Leal
“Cala a boca, Bárbara”: censura disputa e disputa de gêneros em tempos de
ditadura no Brasil
2. Adalberto Paranhos
Mulher, políticas do corpo e sexualidade na música popular (Brasil: 1970-1980)
3. Camila Mota Farias
“O coco tá no sangue”: a (re)invenção de uma tradição de fluxos dançantes por
mulheres do Cariri-CE (1979-2012)
4. Jefferson William Gohl
Rita Lee e a canção em tempos de censura: entre a sexualidade e maternidade nos
anos 1980
Segunda sessão: das 16h20 às 18h20
1. Sheyla Castro Diniz
Denúncia política e contracultura: uma análise da canção “Oriente” no contexto
do show de Gilberto Gil na Poli/USP (1973)
2. Eduardo Felipe Cangemi da Cruz
Discos Marcus Pereira e a música popular urbana do Brasil
3. Tânia da Costa Garcia
Funarte em tempos de Hermínio Bello de Carvalho
4. Renan Branco Ruiz
O jazz e a produção musical “independente” no Brasil setentista
Sexta-feira – 31 jul. 2015
Primeira sessão: das 8h00 às 10h00
1. Mariana Oliveira Arantes
Folclore e engajamento na produção artística de Violeta Parra e Woody Guthrie
2. Andrea Beatriz Wosniak Gimenez
De artista popular de folclore a “artista total”: transformações nas perspectivas
artísticas de Violeta Parra
3. Caio de Souza Gomes
“El clamor solidário del mundo entero se levanta”: os movimentos de apoio ao
povo chileno e a construção de uma “rede musical de solidariedade” nos anos
1970
4. Rafael Rodrigues Cavalcante
O apagão e o contra-apagão cultural: a música na ditadura militar chilena
Segunda sessão: das 10h20 às 12h20
1. Natália Ayo Schmiedecke
“Música em Onda: a esquerda chilena na disputa pelo público jovem
2. José Rada Neto
A criação de Krig-Ha, Bandolo!: aspectos simbólicos e mercadológicos no disco
de estreia de Raul Seixas
3. Gabriela Cordeiro Buscácio
Entre lutas e protestos: Cazuza e Gonzaguinha na redemocratização
4. Roberto Camargos
“Aqui tem voz”: a idéia de poder da palavra como valor entre os rappers
Terceira sessão: das 14h00 às 16h00
1. Uelba Alexandre do Nascimento
“Deus me deu essa vida por prêmio, serei boêmio enquanto Ele quiser”: música
e boemia nas primeiras décadas do século XX
2. André Rocha Leite Haudenschild
“A caminho do mar” a boemia solar da Bossa Nova
3. Lucas Victor Silva
Invenção e reinvenções do frevo: notas para uma história de um gênero musical
do século XX
4. Tiago Antonio Bosi Concagh
Sidney Miller e a crise do nacional-popular
Quarta sessão: das 16h20 às 18h20
1. Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves
Práticas culturais educativas na constituição do cenário musical no Brasil: as
partituras em revistas
2. Tereza Virginia de Almeida
A canção popular e a materialidade da voz
3. Danilo Pinheiro de Ávila
Koellreutter e a vanguarda: mediações possíveis
4. Marcello Messina
Desdizendo o Risorgimento: narrativas revisionistas nas canções do Sul da
Itália
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