Edital de Seleção 2011 - Mestrado
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), aprovado em 2003 pelos órgãos deliberativos da UFPB, reconhecido e credenciado pela CAPES em novembro de 2004, constitui-se como Mestrado Acadêmico, com Área de Concentração denominada História e Cultura Histórica, que expressa a articulação entre o processo histórico, a produção do conhecimento e a sua transmissão, desdobrando-se em duas linhas de pesquisa, História Regional e Ensino de História e Saberes Históricos.
Corpo Docente
Área de Concentração
A área de concentração História e Cultura Histórica procura traduzir o circuito da qualificação profissional necessária à operação histórica: a formação teórica e metodológica, a análise das experiências históricas e a socialização dos conhecimentos produzidos. Entende-se que, nessa direção, é necessário elaborar e explorar um programa, um conjunto de pesquisas capaz de tornar claras as construções que a expressão cultura histórica recobre no que concerne ao contexto onde é produzida e aplicada, bem como os grupos sociais que a engendraram ou engendram. Tal empreendimento está inserido na difusão de uma tradição escrita e midiática à margem da ciência histórica propriamente dita, mas com notável disseminação na contemporaneidade.
Ementas das Linhas de Pesquisa
História Regional
Na articulação entre a área de concentração do Programa e a Linha de Pesquisa História Regional mostra-se relevante o fato de que, numa definição preliminar de cultura histórica, tenha-se, como campo de suas reflexões, as perspectivas das regionalidades. Assim, o processo histórico, com ênfase na historicidade regional (regionalidades, regiões, regionalismos, locais da cultura, da economia e da política) é um espaço de atuação que permite a formação de recursos humanos (historiadores) com melhor conhecimento de suas realidades e dos acervos documentais. A relevância que tais processos têm tido no tempo presente, na construção de culturas políticas aplicadas à cidadania e à democracia e, particularmente, na renovação do ensino de história na educação básica e no ensino superior, possibilita um aprofundamento no campo da história e da cultura histórica.
Os estudos que vimos desenvolvendo sobre as historicidades regionais e locais, compreendem a região como construção. Construção que as pesquisas históricas buscam elucidar, através da análise do papel dos agentes envolvidos e dos processos relacionados com os espaços nacionais e globais. Aqui a discussão da noção de cultura histórica está fortemente marcada pela articulação com o conceito de cultura política, por meio de análises das formas de exercício (práticas) e representações do poder político pelo Estado, pelas instituições, pelos diversos grupos sociais, por movimentos sociais, entre outros agentes. As regionalidades são assim compreendidas como construtos históricos, de caráter simbólico-político, componentes das culturas históricas produzidas, divulgadas e apropriadas por sujeitos historicamente situados. Desenvolvem-se também, nesta Linha, pesquisas acerca da cultura material, dos sistemas de representações regionais e da produção de bens simbólicos, das relações entre a memória histórica e o imaginário político e social regionais.
Ensino de História e Saberes Históricos
Os estudos e pesquisas que a Linha tem desenvolvido, partem de uma hipótese ainda não completamente explorada: o ensino de história, prerrogativa dos profissionais da história e das culturas escolares, precisa, cada vez mais, ser mediado pelos saberes históricos, responsáveis, em grande parte, pelas porosidades intrínsecas à cultura histórica. Dessa forma, ao se reconhecer que a cultura histórica não está exclusivamente presa ao ofício do historiador, é necessário que se aprofundem as pesquisas para a própria existência da comunidade de historiadores. Portanto, mostra-se relevante o fato de que, numa definição preliminar de cultura histórica, tenha-se, como campo de suas reflexões, as perspectivas das regionalidades e o ensino de história e dos saberes históricos. Entendendo que os historiadores e os professores de história não detêm mais, na contemporaneidade, o monopólio da produção do conhecimento histórico e, muito menos, de sua transmissão, as pesquisas têm caminhado no sentido de procurar compreender que outras formas de relação com o passado os sujeitos históricos/ sociais empreendem por meio das memórias, dos silêncios, das lacunas e dos não ditos. A preocupação com o público que procura o Programa e a Linha Pesquisa de Ensino de História e Saberes Históricos e articulações entre a produção do conhecimento histórico acadêmico e o conhecimento histórico escolar no que diz à formação do professor, no sentido de ampliarmos o debate interdisciplinar, a reflexão teórico-conceitual e metodológica sobre os saberes históricos.
Estrutura Curricular
Processo Seletivo - 2011
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Número de Vagas: 33 (trinta e três) vagas, que poderão não ser totalmente preenchidas, respeitando-se a disponibilidade por docente credenciado no programa, segundo as informações abaixo:
GRUPOS DE PESQUISA
Saberes Históricos: Ensino de História, Historiografia e Patrimônios
Ementa: Compreensão acerca dos Saberes Históricos tomando como referência as pesquisas sobre: Ensino de História, Historiografia, História da Educação e Patrimônios; Compreensão da Cultura Histórica veiculada nos espaços educacionais não formais presentes no cotidiano social, que promovem versões da História engendradas pelos meios de comunicação, pelas memórias e pela historiografia bem como pela educação patrimonial.
DOCENTES |
VAGAS |
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro |
01 |
Carla Mary S. Oliveira |
01 |
Cláudia Engler Cury |
01 |
Raimundo Barroso Cordeiro Jr. |
02 |
Telma Dias Fernandes |
02 |
Uyguaciara Veloso C. Branco |
01 |
Vilma de Lurdes Barbosa |
01 |
SUBTOTAL |
09 |
Estado e Sociedade no Nordeste Colonial
Ementa: Estudo acerca do período colonial no Nordeste, com ênfase nas pesquisas sobre: Economia; Demografia; Administração; Territorialidades; Escravidão; História indígena; Elites e poderes locais; Período holandês; Religiosidade; Festas públicas; Arte barroca; Revisão historiográfica de autores e documentos.
DOCENTES |
VAGAS |
Acácio José Lopes Catarino |
02 |
Carla Mary S. Oliveira |
01 |
Mozart Vergetti de Menezes |
01 |
Regina Célia Gonçalves |
02 |
Ricardo Pinto de Medeiros |
01 |
SUBTOTAL |
07 |
Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista
Ementa: Estudo sobre as culturas políticas e as relações sociais do Nordeste oitocentista, com ênfase nos movimentos de contestação política, nas relações entre localismo e centralismo; As estruturas culturais, notadamente no que diz respeito às relações de gênero, de grupos familiares, à história social da escravidão, à história da saúde pública e ao conjunto de relatos e descrições deixados por viajantes.
DOCENTES |
VAGAS |
João Azevedo Fernandes |
02 |
Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano |
02 |
Solange Pereira da Rocha |
02 |
SUBTOTAL |
06 |
Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO)
Ementa: Este Grupo de Pesquisa tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas no que tange à instrução das primeiras letras, à instrução secundária e às escolas de ensino superior, tanto públicas como particulares. O Grupo desenvolve a pesquisa por meio de duas temáticas: 1) Instituições Educacionais e a Formação do Estado Nacional e 2)Culturas Educacionais: práticas, sujeitos e representações. Paralelamente o Grupo tem se preocupado com o levantamento e catalogação de fontes em História da Educação, com ênfase na Paraíba.
DOCENTES |
VAGAS |
Antonio Carlos Ferreira Pinheiro |
01 |
Cláudia Engler Cury |
01 |
SUBTOTAL |
02 |
Grupo de Estudos e Pesquisa em História do Século XX (GEPHiS20)
Ementa: Estudos sobre economias e complexos regionais; Culturas políticas, regimes políticos e ideologias; Matrizes culturais e cultura histórica; História e historiografia das indústrias culturais; Culturas nacionais e representações artísticas; Estruturas políticas regionais e dinâmicas culturais; Correntes políticas e movimentos sociais; História e historiografia das correntes políticas contemporâneas.
DOCENTES |
VAGAS |
Elio Chaves Flores |
02 |
Jaldes Reis de Menezes |
01 |
Monique Cittadino |
01 |
Paulo Giovani Antonino Nunes |
01 |
SUBTOTAL |
05 |
Grupo de Pesquisa em História e Regionalização (GRUPHIR)
Ementa: Estudo da História do poder local a partir dos anos de 1980, na importância da participação social nos processos de elaboração, implementação e fiscalização de políticas públicas; Estudos sobre o controle social, e o empoderamento da sociedade civil, na perspectiva da democracia participativa.
DOCENTES |
VAGAS |
Gustavo Tavares da Silva |
02 |
SUBTOTAL |
02 |
Grupo de Estudos e Pesquisas da América Latina Contemporânea
Ementa: A formação sociocultural latino-americana. Literatura, Música e Cinema na América Latina. A formação dos estados nacionais na América Latina. Simon Bolívar e a República Latino-americana. José Martí e a emancipação latino-americana. O Socialismo de José Carlos Mariátigui. Da economia colonial ao Capitalismo dependente na América Latina. Oligarquia, nacionalismo e autoritarismo na América Latina. Recursos naturais e riquezas privadas na América latina. Fome, miséria e resistência na América Latina. A América Latina e o Consenso de Washington. Os Movimentos Sociais populares na América Latina. O Socialismo no século XXI.
DOCENTES |
VAGAS |
José Jonas Duarte da Costa |
02 |
SUBTOTAL |
02 |
OBS.: Todos os grupos de pesquisa vinculados ao PPGH-UFPB estão cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq, onde os interessados poderão acessar maiores informações sobre os objetivos de pesquisa dos mesmos. Busca disponível em: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/.
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O processo seletivo consiste nas seguintes etapas, eliminatórias e classificatórias, de acordo com o Regulamento do Programa:
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Inscrição dos candidatos junto à Coordenação do PPGH;
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No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o Grupo de Pesquisa ao qual deseja se vincular;
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Homologação das inscrições pela Coordenação do PPGH;
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Prova escrita (eliminatória e classificatória): constará de temas de conteúdo dissertativo, em língua portuguesa, de acordo com as temáticas relativas à área de concentração do Programa e conforme a bibliografia indicada. Critérios para avaliação da Prova Escrita:
Item | Pontuação |
Conhecimento e Utilização Adequada da Bibliografia Indicada | de 0,0 a 5,0 pontos |
Articulação das Idéias, Argumentação e Clareza na Exposição do Tema | de 0,0 a 5,0 pontos |
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Avaliação de projeto (eliminatória e classificatória): entregue no ato da inscrição, em 2 (duas) vias, o projeto deve conter, no máximo, 12 (doze) páginas (fonte Times New Romam tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; margens 2,5 cm; papel A4), constando do seguinte roteiro: -
Folha de Rosto / Título - No Projeto não deve constar o nome do autor, para garantir a impessoalidade no processo. Título – deve expressar, com clareza, a problemática da pesquisa e, se for o caso, delimitando-a do ponto de vista espacial e cronológico;
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Resumo (1 página) - texto, com no máximo 15 linhas, informando sobre o tema, os objetivos, a fundamentação teórica e a metodologia;
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Objetivos (geral e específicos) (1 página) - definir, com clareza, os propósitos da pesquisa;
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Justificativa (no máximo 2 páginas) - apresenta e explica a relevância da problemática da pesquisa que deverá estar relacionada às temáticas do Grupo de Pesquisa do Programa ao qual o candidato declara vincular-se;
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Fundamentação Teórica (no máximo 3 páginas) - deve conter o debate historiográfico no qual se insere e a literatura pertinente ao recorte temático;
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Metodologia (no máximo 3 páginas) - apresenta as etapas de desenvolvimento da pesquisa, o tratamento das fontes, relacionando-as com os objetivos propostos;
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Referências bibliográficas (1 página) - lista, de acordo com as normas da ABNT, as obras citadas no projeto.
OBS.: Os alunos deverão elaborar projetos de acordo com as áreas de interesse dos docentes disponíveis para orientação no ano de 2011, conforme relação neste edital.
Critérios para avaliação do Projeto:
Item | Pontuação |
Resumo | de 0,0 a 1,0 ponto |
Objetivos (geral e específicos) | de 0,0 a 2,0 pontos |
Justificativa | de 0,0 a 2,0 pontos |
Fundamentação Teórica | de 0,0 a 2,0 pontos |
Metodologia | de 0,0 a 2,0 pontos |
Referências Bibliográficas | de 0,0 a 1,0 ponto |
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Entrevista (eliminatória e classificatória): constará de arguição sobre a prova escrita, sobre o projeto de pesquisa e sobre a trajetória acadêmica do candidato.
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Análise do Curriculum Vitae (indicamos o modelo Lattes) do candidato (classificatória): Avaliação curricular a partir de três categorias básicas: atividade de docência, experiência profissional e produção científica e cultural dos últimos três anos (a partir de 1º jan. 2008 - consultar Resolução PPGH n. 03/ 2006).
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Calendário do Processo Seletivo 2011
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Inscrições para a Seleção:
Período: 8 de setembro a 7 de outubro de 2010.
Horário: 2as, 4as, 3as e 5as, das 9:00 às 12:00 hs e 6as das 15:00 às 18:00 hs.
Local: Coordenação do PPGH/ CCHLA/ UFPB.
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Divulgação dos processos homologados: 22 de outubro de 2010.
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Período para recurso dos processos dos candidatos não homologados: 25 a 27 de outubro de 2010.
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Divulgação dos resultado dos recursos: 28 de outubro de 2010.
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Documentos exigidos para inscrição:
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Formulário de Inscrição disponível na Secretaria do PPGH devidamente preenchido ( clique aqui para fazer o download);
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Duas fotografias 3x4;
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Fotocópia do diploma de graduação (frente e verso) ou documento equivalente autenticada. A autenticação poderá ser feita no ato da inscrição com a apresentação do documento original;
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Fotocópia do Histórico Escolar da Graduação;
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Curriculum Vitae (indicamos o modelo Lattes) (1 via), com a produção dos últimos 3 anos (a partir de 1º de janeiro de 2008), acompanhado de fotocópias da documentação comprobatória;
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Fotocópias do título de eleitor, do certifiçado de reservista (para homens), da carteira de identidade e do CPF para candidatos brasileiros ou do passaporte para candidatos estrangeiros;
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Projeto de Pesquisa (02 vias), sem identificação do autor;
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ORIGINAL (1ª via) da Guia de Recolhimento da União ( GRU), comprovando o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (Cinqüenta Reais).
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OBS.: Será facultada a inscrição pelos correios, via SEDEX, mas a ausência de qualquer dos documentos solicitados ou a disposição inadequada dos mesmos impedirá sua homologação. Toda a documentação deverá ser encaminhada até o dia 7 de outubro de 2010 (data de postagem) para o seguinte endereço:
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Campus Universitário Conjunto Humanístico - Bloco V - João Pessoa - PB CEP 58.051-970 - Brasil Fone/ Fax: + 55 (83) 3216-7915 - E-Mail: ppgh@cchla.ufpb.br
SELEÇÃO: FASES, DATAS E LOCAIS DE REALIZAÇÃO E DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
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Prova Escrita (eliminatória e classificatória):
Data: 3 de novembro de 2010 (4ª feira)
Horário: das 8:00 às 12:00 hs
Local: Auditório 411 - CCHLA
Resultado: 19 de novembro de 2010 (6ª feira), às 17:00 h, no quadro de avisos da Coordenação do PPGH e na página do Programa ( http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/).
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Avaliação dos projetos (eliminatória e classifiçatória): 22 a 30 de novembro de 2010.
Resultado: 1º de dezembro de 2010 (4ª feira), às 17:00 h, no quadro de avisos da Coordenação do PPGH e na página do Programa ( http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/), quando será divulgado também o cronograma das entrevistas.
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Entrevista (eliminatória e classificatória):2 a 6 de dezembro de 2010 (manhã e tarde), apenas para os aprovados nas etapas anteriores.
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Análise do Curriculum Vitae (classificatória) - Será realizada apenas para os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos nas etapas eliminatórias.
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Cálculo da Nota Final dos Candidatos: A Nota Final será igual à média aritmética das notas obtidas nas etapas eliminatórias, somada à análise do currículo.
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Homologação do processo seletivo: Em reunião do Colegiado do Programa (manhã do dia 8 de dezembro de 2010).
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Divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo: 8 de dezembro de 2010 (4ª feira), a partir das 17:00 hs, no quadro de avisos da Coordenação do PPGH e na página do Programa ( http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/).
OBS.: Após a divulgação dos resultados, os candidatos não selecionados terão 60 (sessenta) dias para retirar seus documentos; findo este prazo, os documentos serão descartados.
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Matrículas:
Período: 7 e 8 de fevereiro de 2011 (2ª e 3ª feira).
Local: Coordenação do PPGH
Horário: 08:00 às 12:00 h
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Início das Aulas: 14 de fevereiro de 2011 (2ª feira).
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Bibliografia Indicada para a Prova Escrita:
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AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ; Brasília: Editora da UnB, 1996. [Introdução: p. 27-47].
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CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo.Tradução de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
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DOLHNIKOFF, Miriam. O pacto imperial: origens do federalismo no Brasil. São Paulo: Editora Globo, 2005.
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"Dossiê: História e Cultura Histórica". In: Sæculum - Revista de História. João Pessoa, DH/PPGH/UFPB, n. 16, jan-jun/2007. Disponível para download em formato PDF em http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/.
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GOMES, Angela de Castro. História e historiadores: a política cultural do Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1996.
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HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. 4ª ed. Tradução de Celina Cardim Cavalcante. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
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Comissão de Seleção:
Prof. Dr. Ângelo Emílio da Silva Pessoa
Prof. Dr. Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
Profª Dra. Carla Mary S. Oliveira
Profª Dra. Cláudia Engler Cury
Prof. Dr. Damião de Lima
Prof. Dr. Gustavo Tavares da Silva
Prof. Dr. João Azevedo Fernandes
Prof. Dr. José Jonas Duarte da Costa
Prof. Dr. Mozart Vergetti de Menezes
Profª Dra. Regina Maria Rodrigues Behar
Profª Dra. Solange Pereira da Rocha
Profª Dra. Telma Dias Fernandes (presidente)
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Coordenação do Programa:
Coordenador: Prof. Prof. Dr. Raimundo Barroso Cordeiro Jr.
Vice-Coordenador: Prof. Elio Chaves Flores
Secretária: Virgínia de Barros Correia Kyotoku
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