Minhas caras, meus caros,
É com grande satisfação
que anunciamos a publicação do número 22 da Doc On-line. Revista digital de
cinema documentário com o tema “Sonoridades do documentário”. Vejam, abaixo, o sumário
deste número.
Aproveitamos para convidá-los(as) a navegar pelas suas
diversas seções através do endereço: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/i ndex.php/doc
Também estamos recebendo material para o próximo número da revista, cujo tema é
"Documentário no feminino", até o dia 15 de dezembro.
Aguardamos sua contribuição!
Cordialmente,
Os editores
Manuela Penafria e Marcius Freire
DOC 22
SONORIDADES
DO DOCUMENTÁRIO | Sonoridades del documental | Documentary sonoroties |
Sonorités du documentaire
Setembro
2017
Índice
EDITORIAL
Editorial | Editor’s note | Éditorial
Sonoridades do
documentário
Marcius Freire & Manuela Penafria
DOSSIER TEMÁTICO
Dossier temático | Thematic dossier | Dossier Thématique
Som direto: quatro
aspectos da tomada sonora da voz no cinema
documentário
Renan Paiva Chaves
Jogo de cena: um outro olhar sobre a entrevista no documentário
Carlos Pernisa Júnior & Helena Oliveira Teixeira de Carvalho
Bezerra da Silva, Cartola
& Velha Guarda da Portela: um mergulho
no documentário brasileiro
contemporâneo sobre samba
Guilherme Carréra Campos Leal
Vozes da guerra, cantos de amor: um documentário-balada sobre
meninos soldados
Miguel Alfonso Bouhaben, Sandra Straccialano Coelho
& Guilherme Maia
Os efeitos de sentido do
som no cinema documental e o contrato
de veridicção
Alexandre Provin Sbabo
Antoine Bonfanti e a
escuta do mundo em documentários não controlados
Sérgio Puccini
Contra-archivos:
estrategias de apropiación de imágenes y sonidos
de perpretadores
Mariano Veliz
A fala no documentário O fim e o princípio (2005) de Eduardo Coutinho
Fernando Andacht & Débora Regina Opolski
Puras palabras. Sobre
algunos de los usos de los testimonios en los
documentales argentinos
que evocan el pasado reciente
Gustavo Aprea
Música e som em três
documentários brasileiros curta-metragem
de 1959: nacionalismos,
tradição, modernismos e identidade
brasileira
Luíza Beatriz A. M. Alvim
Met Dieric Bouts: investigaciones en torno
al contrapunto cinematográfico
Santiago Rubín de Celis Pastor
Eduardo Coutinho et la
création d’un « espace sonore » dans le
documentaire
Gustavo Coura Guimarães
ARTIGOS
Artículos | Articles | Articles
O (ir)representável da
História: o cinema e o arquivo do Holocausto
Miguel Mesquita Duarte
O arquivo e a morte no
documentário brasileiro contemporâneo:
A paixão de JL e Elena
Gabriel Malinowski
O cinema como errância –
os deslocamentos como objetos: o documentário
aforístico de Llorenç
Soler
Rafael Tassi Teixeira
Metáforas en el cine – un
recorrido por las representaciones del
documental argentino sobre
la crisis de 2001
Teresa Álvarez Martín-Nieto
El botón de nácar e a repressão na América Latina
Moisés Carlos Ferreira
LEITURAS
Lecturas | Readings | Comptes Rendus
O documentário
contemporâneo e os limites da realidade
Jennifer Jane Serra
ANÁLISE E CRÍTICA
Análisis y crítica de películas | Analysis and film review |
Analyse et critique de films
A queima: vozes e ruídos na construção de um mito
Ester Maria Silva Rosendo
La deconstrucción de las
imágenes del Libertador en: Bolívar sinfonía
tropikal (1980), de Diego Rísquez
Rafael Arreaza Scrocchi
A escritura sonora e o
processo de construção do documentário
Jards (2012), de Eryk Rocha
Cristiane da Silveira Lima
Entrevista | Interview | Entretien
Entrevista con Diego
Rísquez: Descifrando el film Bolívar sinfonía
tropikal (1980)
Rafael Arreaza Scrocchi
A sonoridade do
documentário Jards (2012), de Eryk Rocha. Entrevista
com o sound designer Edson Secco
Cristiane da Silveira Lima
Entrevista com Ana Rieper:
documentários musicais como um território
de afetos
Guilherme Sarmiento & Lucas Ravazzano
DISSERTAÇÕES E TESES
Disertaciones y Tesis | Theses | Thèses
Agenciamentos estéticos e
políticos no audiovisual contemporâneo:
imagens de arquivo na obra
de Harun Farocki
Jamer Guterres de Mello
O documentário
autobiográfico: o cinema de Cambridge e a obra
de Ross McElwee
Gabriel Kitofi Tonelo
O corpo feminista e
animado: as representações dos gêneros nos
filmes de animação
feministas da década de 1970 de Monique
Renault
Fernanda Resende Serradourada
O cinema investigativo de
Errol Morris e suas táticas de construção
fílmica em um cinema
social
Dayane de Andrade
Documentário radical ou a
ficção como colaboração: invenção,
disjunção e cinema
compartilhado. Devir e cosmovisão em
As hipermulheres
Philipi Emmanuel Lustosa Bandeira
Vídeos instantâneos nas
redes sociais: momentos da vida real e o
efêmero da comunicação
pessoal
Maira Tomyama Toledo
Cinema direto na Paraíba:
a consolidação de um estilo na representação
do real
Leandro Cunha de Souza
Identidade social e a
representação da epilepsia no cinema
Fernanda Sayuri Gutiyama
Cinema Queerité: gêneros e identidades
minoritárias no documentário
Paris is burning
Ademir Silveira Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.