Impulsionada pelo esforço permanente de buscar focos e enfoques
diversificados ao explorar temas que entrecruzam os campos da
História, das Artes e da Cultura em geral, a ArtCultura 34
oferece aos seus leitores, uma vez mais, um cardápio de opções
variadas. Ao longo de suas 256 páginas foram acolhidos 14 artigos, 2
textos que inauguram a seção Primeira mão e uma resenha.
A revista é aberta com o dossiê “Música folclórica: entre o
campo e a cidade”. Para conferir-lhe densidade internacional,
recrutaram-se contribuições de pesquisadores da Argentina,
Chile/México, Colômbia, Estados Unidos e, claro, do Brasil, cujos
trabalhos abarcam gêneros musicais diferenciados
e se espraiam por geografias sonoras que percorrem o
continente americano. O segundo dossiê, “História no teatro &
teatro na história”, reuniu colaborações de docentes dos estados
da Bahia, Minas Gerais, Piauí e Rio de Janeiro, que transitam entre
o dito e o interdito e se ancoram em escritos encharcados da
gramática da vida transposta para a linguagem teatral.
Na sequência, nas seções Artigos, Primeira mão e Resenhas
enfeixaram-se textos de pesquisadores dos estados do Paraná, Rio
Grande do Sul e São Paulo.
Estejam à vontade para degustar a ArtCultura 34.
Acessem-na no nosso site (www.artcultura.inhis.ufu.br),
no SEER (http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/index),
no Facebook (facebook.com/revista.artcultura) e no Instagram
(@revistaartcultura).
Abraços.
Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos, editores.
Ver,
nas páginas seguintes, capa, sumário e links.
V.
19, n. 34, jan. - jun. 2017
Dossiê:
Música folclórica: entre o campo e a cidade
Organizadora: Tânia da Costa Garcia
Organizadora: Tânia da Costa Garcia
Usos
e apropriações da “música folclórica”
Organizadora: Tânia da Costa Garcia
Organizadora: Tânia da Costa Garcia
La
música popular argentina entre el campo y la ciudad: música
campera, criolla, nativa, folklórica, canción federal y tango
Julia Chindemi e Pablo Vila
Julia Chindemi e Pablo Vila
“Música
folk” nos Estados Unidos: demarcações e definições de um
gênero
Mariana Oliveira Arantes
Mariana Oliveira Arantes
“Ô
de casa!”: gramofones na roça e caipiras na fonografia
(1929)
Juliana Pérez González
Juliana Pérez González
A
folclorização do samba carioca: memória, história e
identidade
Tânia da Costa Garcia
Tânia da Costa Garcia
Negociaciones
identitarias en la industria de la música popular: la evolución del
repertorio de un cantante del folklore argentino
Ricardo J. Kaliman
Ricardo J. Kaliman
Más
allá del folclore. La producción social del espacio a través de la
cueca urbana en Santiago de Chile (2000-2010)
Christian Spencer
Christian Spencer
Dossiê:
História no teatro & teatro na História
Organizadora: Kátia Rodrigues Paranhos
Organizadora: Kátia Rodrigues Paranhos
Teatro,
tráfico negreiro e política no Rio de Janeiro imperial (1845-1858):
os casos de Luiz Carlos Martins Penna e José Bernardino de Sá
Luiz Costa-Lima Neto
Luiz Costa-Lima Neto
A
escrita de si stanislavskiana: quatro notas sobre Minha vida na
arte
Henrique Buarque de Gusmão
Henrique Buarque de Gusmão
Dias
Gomes entre textos e cenas: a construção e a reconstrução de um
autor
Kátia Rodrigues Paranhos
Kátia Rodrigues Paranhos
O
riso na corda bamba: o humor na obra de Augusto Boal no
exílio
Catarina Sant’Anna
Catarina Sant’Anna
Benjamim
Santos: um dramaturgo, diretor e crítico teatral nos palcos
brasileiros
Francisco de Assis de Sousa Nascimento
Francisco de Assis de Sousa Nascimento
Artigos
Entre
telas e fotos: retratos e a construção social do sorriso
Maria Izilda S. de Matos
Maria Izilda S. de Matos
De
leões sem garras e homens eruditos: visões do masculino em Lésbia
(1890), de Maria Benedita Câmara Bormann (Délia)
Evander Ruthieri da Silva
Evander Ruthieri da Silva
Terceira
margem: sintomas antimodernos no Rio da Prata
Fábio Feltrin de Souza
Fábio Feltrin de Souza
Primeira
mão
Sobre
canteiros de obras, bichos, carne, pão e outras
bizarrices
Annateresa Fabris
Annateresa Fabris
Resenha
Rádio
Nacional, memória e modernidade
Herom Vargas
Herom Vargas
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