A Revista Navigator (Qualis B3) recebe artigos até 24 de setembro de 2016 para compor o dossiê intitulado: “História do ensino militar: instrução, formação e instituições” organizado por Fernando da Silva Rodrigues (Pós-Doutor e Doutor em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Wagner Luiz Bueno dos Santos (Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro). O estudo sobre ensino militar tem se colocado como desafio ao campo científico da História, sobretudo em seus aspectos teóricos e metodológicos. Grosso modo, podemos pensar que o ensino e a instrução militar se inserem no campo da História da Educação, entretanto, as especificidades do ambiente militar podem direcionar as análises a outros campos, como por exemplo, da História Militar. Uma das questões centrais, pautada nessa perspectiva, consiste em verificar em que medida as abordagens sobre as instituições de ensino e instrução militar possibilitam o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento as quais a ciência História se aproximou nos últimos anos e que provocou sua renovação. A partir dessa perspectiva, a Revista Navigator convida historiadores e pesquisadores que se debruçam sobre o ensino, a instrução e a formação militar e suas instituições para uma discussão sobre o tema. Nesse sentido, esperamos contribuições que possam lançar luz sobre um tema de grande relevância à compreensão acerca da formação das Forças Armadas buscando promover e contribuir para o debate historiográfico. A aceitação dos trabalhos é decorrente do processo de avaliação por pares. Além disso, a Navigator recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo. Mais informações em seguindo as seguintes especificações: 1. Os artigos devem ser apresentados no padrão Word for Windows. Terão a extensão de 20 páginas no máximo, digitadas em fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas de 1,5 e com margens de 2,5cm. As notas devem ser colocadas no final do texto; 2. Se houver imagens, estas deverão ser, preferencialmente, digitalizadas em 300 DPI no formato TIFF ou JPG. No caso de imagens provenientes de câmera digital, a resolução deve ser a mais alta do equipamento. As imagens não deverão estar inseridas no texto em Word, mas gravadas separadamente; 3. Os artigos deverão estar acompanhados de resumo (português e inglês) de no máximo 10 linhas e 3 palavras-chaves; 4. Os ensaios seguirão as mesmas normas especificadas para os artigos; 5. As resenhas poderão ter até 7 páginas; 6. As notas deverão obedecer à NBR 6023; SOBRENOME, Nomes. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. ou pp. SOBRENOME, Nomes. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. X-Y. SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, fascículo, p. X-Y, ano. 7. Os trabalhos devem ser remetidos com uma folha à parte com nome completo do autor, seguido das referências com as quais deseja ser apresentado (no máximo três linhas), endereço completo, e-mail e telefone para contato. 8. Uma vez publicados os trabalhos, à NAVIGATOR se reserva todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução, com a devida citação da fonte. 9. Toda correspondência referente à NAVIGATOR deve ser encaminhada à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha – Departamento de Publicações e Divulgação. Praça Barão de Ladário, s/nº, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, RJ, CEP 200091-000, aos cuidados do Editor da Revista NAVIGATOR. Contatos: navigator@dphdm.mar.mil.br |
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quinta-feira, 15 de setembro de 2016
A Revista Navigator (do Latim leia-se como escrito), recebe artigos para o dossiê intitulado: “História do ensino militar: instrução, formação e instituições”
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