Fonte: Agência USP - O Laboratório de Ensino e
Material Didático (Lemad) surgiu no Departamento de História da
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da
USP. Criado em 2008, e coordenado pela professora Antônia Terra
de Calazans, ele tem como um dos seus principais objetivos
desenvolver trabalhos que incentivem alunos a se tornarem
professores de educação básica. O Laboratório, que atualmente é
referência na área, desenvolve trabalhos em parceria com a
disciplina ‘Ensino de História: Teoria e Prática” ministrada
pela professora Antônia. Uma das atividades desenvolvidas é a
produção de Sequências Didáticas, propostas de aulas planejadas
pelos alunos, que seguem os princípios do teórico Antoni Zabala.
Segundo a coordenadora do laboratório, nesse
estudo é necessário explicitar não apenas os conceitos e
informações sobre as temáticas das aulas, como também todos os
materiais (vídeos e textos), orientações e metodologias
possíveis para que os professores possam aplicá-las. Com o
objetivo de disponibilizar esses e outros materiais, o Lemad
elaborou uma plataforma online, na qual os melhores trabalhos
são divulgados. O intuito é ampliar o acesso ao conhecimento
desenvolvido na universidade, incentivando, inclusive,
professores da rede pública a trabalhar com propostas
alternativas em sala de aula. O site conta também com uma seção
destinada à disponibilização de propostas curriculares de
história de diferentes estados, tanto contemporâneas como
históricas.
Um das pesquisas desenvolvidas no Lemad é a
catalogação e higienização dos livros didáticos contidos em seu
acervo. A partir desse trabalho, alunos realizam estudos sobre
os autores, as temáticas e os aspectos iconográficos das obras.
“Eles nos ajudam e ao mesmo tempo aprendem a fazer pesquisa com
livros didáticos”, afirma a professora. Recentemente, os
estudantes trabalharam com um projeto em que passaram a procurar
e digitalizar livros didáticos traduzidos para diferentes
escolas indígenas. Além disso, realizaram pesquisas com obras
didáticas do século 19 e as disponibilizaram online.
O Lemad também desenvolve um trabalho vinculado
ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
(Pibid) do Ministério da Educação, que possibilita a alunos da
graduação estagiar na rede pública. Dessa maneira, os
pesquisadores do laboratório, em parceria com os professores das
escolas, produzem oficinas que colocam em prática propostas
didáticas na sala de aula.
Temática indígena
De acordo com a Antônia Terra de Calazans, umas das atividades propostas foi o trabalho com a temática indígena. O laboratório possuía uma série de objetos indígenas, fato que levou alunos a realizarem uma pesquisa da história sobre o material, com o auxílio de dicionários etnográficos, levando-os a elaborarem propostas sobre como trabalhar este conhecimento didaticamente nas escolas. A sala de aula foi organizada para que os objetos e os respectivos vídeos que ilustravam sua utilização pelos indígenas fizessem parte do espaço.
De acordo com a Antônia Terra de Calazans, umas das atividades propostas foi o trabalho com a temática indígena. O laboratório possuía uma série de objetos indígenas, fato que levou alunos a realizarem uma pesquisa da história sobre o material, com o auxílio de dicionários etnográficos, levando-os a elaborarem propostas sobre como trabalhar este conhecimento didaticamente nas escolas. A sala de aula foi organizada para que os objetos e os respectivos vídeos que ilustravam sua utilização pelos indígenas fizessem parte do espaço.
Na oficina, foram distribuídas fichas com o mapa
do Brasil e fotografias dos materiais presentes na sala. A
proposta era que os alunos buscassem a origem desses itens no
mapa, assim como, observassem e explicitassem suas
características materiais e culturais. Além de discutir as
propostas realizadas em sala de aula, os estudantes da graduação
desenvolvem pesquisas relacionadas ao estudo do meio. Um dos
seus trabalhos foi a visita a uma aldeia Guarani, em Paraty. “A
ideia era poder conhecer realidades quilombolas e as realidades
indígenas”, explica a professora.
Os alunos do ensino médio, por meio da bolsa de
pré-iniciação científica, também desenvolveram pesquisas no
laboratório. O projeto, que foi realizado em parceria com a
graduação, tinha como intuito trabalhar com a temática história
da África, a partir dos quadrinhos. Os bolsistas foram levados
ao acervo de quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes (ECA)
da USP e do Centro Cultural São Paulo. Além disso, realizaram
oficinas sobre como compor um quadrinho com um desenhista
convidado.
A Lei nº 11.645 definiu que, a partir de 2008,
as escolas de nível médio e fundamental deveriam incluir em seu
conteúdo programático o estudo da cultura afro-brasileira e
indígena. No entanto, de acordo com a coordenadora do Lemad,
mesmo que as universidades tenham dedicado esforços para
incorporar disciplinas de história da África e Indígena em seus
currículos, são muitos os professores atuantes hoje em dia que
não tiveram essa formação e que apresentam, assim, dificuldades
de trabalhar com essas novas propostas.
As oficinas produzidas por meio do PIBID têm
como objetivo problematizar as discussões sobre essas questões,
trazendo um conteúdo que muitas vezes não é visto em sala de
aula, como a diversidade de línguas faladas pelas populações
indígenas. Para a docente, essas temáticas não são encontradas
de maneira enfática nos livros didáticos. “O que tem pouco é uma
versão histórica que dê protagonismo às ações dessa populações”,
defende a pesquisadora.
Foto:
Marcos Santos / USP Imagens
Mais informações: site http://lemad.fflch.usp.br
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