Escolas
Reunidas de Dois Córregos, em Piracicaba, 1924 (foto:
Coleção Washington Luís / Acervo MRCI/MP/USP)
Arquitetura do saber
09 de março de 2015
Fonte: Carlos Fioravanti | Revista
Pesquisa FAPESP – Criados no início da República, os
antigos grupos escolares ocupavam casarões ou prédios monumentais,
muitas vezes cercados por jardins amplos, com salas de aulas
grandes, janelas altas e largas, pátios imensos.
Correspondentes ao antigo primário e às atuais
cinco primeiras séries do ensino fundamental, eram o símbolo da
escola pública de qualidade. Sua arquitetura e modo de
funcionamento expressavam os ideais dos homens que haviam
derrubado a monarquia e queriam um país moderno.
“Os grupos eram a materialização do projeto
republicano de educação”, sintetizou Maria Aparecida de Menezes Borrego,
historiadora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP).
Eram tão importantes que, diz ela, “no departamento de obras do
estado havia uma área especializada na construção de escolas,
dirigida por Ramos de Azevedo e outros grandes nomes da
arquitetura da época”.
Maria Aparecida organizou uma exposição sobre
grupos escolares no Museu Republicano Convenção de Itu, uma
extensão do Museu Paulista, com base no acervo de 4.884
fotografias do presidente Washington Luís, que governou o país de
1926 a 1930.
A primeira parte da mostra, aberta em novembro de
2014, ressaltou a arquitetura de escolas que Washington Luís
visitou ou inaugurou quando era vereador, deputado estadual,
prefeito ou governador em São Paulo. A segunda parte começa em
abril, apresentando livros didáticos, de matrículas e de aprovação
de alunos do início do século passado.
Os republicanos paulistas – Prudente de Morais,
Bernardino de Campos, Jorge Tibiriçá, Cesário Motta, Caetano de
Campos, Rangel Pestana e outros – empenharam-se na renovação do
ensino “como uma obra eminentemente republicana”, afirma Rosa de
Fátima Souza, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de
Araraquara.
Há mais de 20 anos ela examina a formação dos
grupos escolares e dos ginásios, atuais sexto ao nono ano, criados
como reflexo da política de expansão de vagas adotadas na Era
Vargas. “A expansão do curso ginasial foi mais rápida em São
Paulo. Mesmo assim, não havia ginásio em todos os municípios”, ela
comenta. Até 1930 só havia três ginásios no estado, nas cidades de
São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto.
Em um livro publicado em 2014, O ginásio da
morada do sol (Editora Unesp), Rosa e suas colegas Vera
Valdemarin e Maria Cristina Zancul contam a história do primeiro
ginásio de Araraquara, criado em 1934 por meio da incorporação de
uma escola privada, hoje chamada Escola Estadual Bento de Abreu.
Primeiro, os professores
Os grupos resultavam da reforma escolar de 1893,
iniciada com a criação de cursos para professores. “Os
republicanos paulistas apostaram na formação dos professores para
desenvolver a instrução pública, a chamada educação popular,
considerada fundamental para a consolidação do novo regime e para
a formação do cidadão republicano”, comenta Rosa. Logo se viu,
porém, que manter as chamadas escolas normais, para formação de
professores, era caro.
“Durante a Primeira República”, ela observa,
“foram criadas e mantidas pelo estado apenas 11 escolas normais
oficiais, em cidades importantes como Campinas, Casa Branca,
Itapetininga, São Carlos, Botucatu e São Paulo”. A primeira a ser
criada foi a Escola Normal Caetano de Campos, que ocupou um prédio
na praça da República, no centro da cidade de São Paulo, e serviu
de referência para os professores de todo o estado.
Leia a reportagem completa em http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/02/18/arquitetura-do-saber/
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