Morre um símbolo de seriedade acadêmica
Ciro Flamarion S. Cardoso
Sem dúvida, uma
perda!
Vai-se o homem,
ficam seu trabalho e suas ideias.
Zuleide S.
Silveira
Faculdade de
Educação
Departamento de
Fundamentos Pedagógicos
Universidade
Federal Fluminense
Com um currículo do tamanho de uma coleção completa da enciclopédia Britânica, o professor Ciro Flamarion nos deixou ontem. Sua morte abre uma coluna imensa na historiografia e na intelectualidade brasileira.
Sério como poucos, Ciro formou milhares de alunos e orientou centenas de pesquisadores. Apesar da seriedade, Ciro era bem humorado e arrancava gargalhadas de seus alunos e orientadores com suas observações irônicas, quase sempre voltadas contra os conservadores e elitistas. Certa vez, em um congresso sobre escravidão, ao ouvir uma professora falando que alguns escravos eram bem tratados mas sem dizer o montante desses em relação aos que sofriam, Ciro observou: "Quase tenho vontade de ter sido escravo após ouvir esta moça.". Uma outra vez, durante uma palestra, ao ouvir um aluno dizer que um determinado faraó construiu uma Pirâmide, retrucou: "Meu filho, os trabalhadores pobres construíram a pirâmide Enquanto isso, o faraó curtia sua vida luxuosa em seu palácio".
Marxista convicto, Ciro era extremamente erudito, capaz de escrever e falar sobre quase todos os períodos da História com uma profundidade impressionante. Mais recentemente, Ciro aprofundou-se na análise semiótica de filmes e fotografias.
Alguns professores que o invejavam diziam que Ciro tinha um séquito de fãs fanáticos que o admiravam como a um Deus. Me incluo entre esses últimos e finalizo este texto com um última frase de adoração. Muitos dizem que não existem pessoas insubstituíveis, mas neste caso tenho que discordar: não haverá outro como Ciro nas universidades brasileiras por um bom tempo.
__._,_.___
**Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão somente HISTÓRIA DO BRASIL. Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.
Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.