Centenário da Colônia Agrícola da Constança- 130 Anos da Imigração Italiana em Leopoldina- Contagem Regressiva nr. 8 Posted: 22 Mar 2010 08:09 AM PDT Para visualizar melhor esta mensagem, clique aqui Você está convidado a comemorar conosco. Centenário da Colônia Agrícola da Constança 130 Anos da Imigração Italiana em Leopoldina Local: Capela de Santo Antonio de Pádua, Bairro da Onça, Leopoldina-MG. Rodovia BR- 116, km 770. Veja mapas e imagens do local. Dia 10 de abril de 2010, sábado 19:00 horas – Banda Princesa Leopoldina | 20:00 horas – A Tarantela – Dança com o Grupo Assum Preto | 20:45 horas – Coral Encanto | 21:00 horas – Banda Primeiro de Maio | 21:30 horas – Coral Antique | Dia 11 de abril de 2010, domingo 09:30 horas – Concentração da Associação de Veículos Antigos de Leopoldina (AVAL) e colecionadores de associações de outros municípios na Praça João XXIII, no centro de Leopoldina, saindo em carreata para a Capela de Santo Antonio, no Bairro da Onça. | 11:00 horas - Missa campal comemorativa. | 12:00 horas – Almoço (adesão) | Após o almoço, leilão e apresentação de paraglider. | Seja você descendente de nossos imigrantes ou não, venha comemorar e traga a sua família e amigos.
Contagem Regressiva é um informativo sobre a Colônia Agrícola da Constança, da cidade de Leopoldina, MG. Trará destaques sobre o projeto de resgate de sua história e notícias do movimento para comemorar o Centenário em abril de 2010. | ---------------------------------------------------------------------- ABRACE ESTA IDÉIA!!! 12 de abril 1910 - 2010 Centenário da Colônia Agrícola da Constança http://coloniaconstansa.blogspot.com/---------------------------------------------------------------------- | |
|
Zecchini ou Zachini? - Imigrantes em Leopoldina, MG Posted: 22 Mar 2010 07:37 AM PDT Zecchini ou Zachini? Duas foram as razões para optarmos por responder aos comentários de nossos leitores através de novas postagens. A primeira é que o conteúdo nem sempre se relaciona à postagem onde foi feito o comentário. Tem sido comum receber perguntas sobre assuntos completamente diferentes e, se autorizássemos a publicação do comentário e ali o respondêssemos, seria difícil que outros interessados o localizassem.
O segundo motivo é a preservação do endereço de e-mail de nossos correspondentes. É fundamental que o leitor indique um endereço para resposta mas não queremos que sejam identificados pelos robots e se tornem alvo de spam. Por isto, ao mesmo tempo em que enviamos resposta direta a quem fez o comentários, publicamos aqui a nova postagem.
Um leitor pergunta se Zachini e Zecchini são o mesmo sobrenome e acrescenta que encontrou a forma Sachim e Sechine em sua família. O que podemos informar é que o genearca Gaetano Zecchini, procedente da Emilia-Romagna, era casado com Luigia Loffi e foi pai de Emma, nascida na Italia, e de Irma, nascida no distrito de Providência em 1899. O casal pode ter tido outros filhos que não localizamos.
De Antonio Zachini, casado com Annunciata Toccafondo, não temos informações muito seguras. É possível que ele seja o passageiro do vapor Les Andes que saiu da Hospedaria Horta Barbosa em 1887 com destino a Matias Barbosa. Neste caso, a origem da família é Arezzo, na Toscana e Antonio ficou viúvo ainda em Matias Barbosa, por volta de 1900.
Os Toccafondo passaram ao Brasil em 1896 e também foram para Matias Barbosa. Annunciata Toccafondo e Antonio Zachini foram pais de Delina, nascida por volta de 1906 em Matias Barbosa e casada com Saul Antonio Maimeri, Francisco casado com Maria de Lourdes Rodriguez, Pedro casado com Nizia Lacerda, Helena e João.
Não temos referência às outras duas variações indicadas pelo leitor. Conhecemos apenas a forma Zaquine em Leopoldina, relativa aos descendentes do último casal acima citado. ---------------------------------------------------------------------- | |
Italianos no distrito de Providência (final) - Imigrantes em Leopoldina, MG Posted: 22 Mar 2010 07:34 AM PDT Italianos no distrito de Providência - final O leitor interessado nos italianos do distrito de Providência listou alguns nomes que não constam de nossos arquivos. Talvez por serem variações de grafia. Como ele não incluiu o e-mail no comentário, concluímos nossa resposta aqui pelo blog, citando alguns personagens que podem corresponder às últimas famílias consultadas por ele. - Brandi - Assim como Brand e Brando, é uma variação da palavra germância branda que significa espada ou gládio. O sobrenome tem o sentido de guerreiro. Em Leopoldina encontramos, além dos descendentes de Braz Brando que viveu na Colônia Agrícola da Constança, referência a Vincenzo Brandi que foi sepultado na sede municipal em 1917.
- Breschiliaro, Antonieta - nasceu em 1897 em Providência, filha de Pietro Breschiliano e Luigia Zanetti.
- Bruni, Albina - era casada com Giacomo Minelli, família contratada para Providência mas que se espalhou pelo município, com forte incidência em Ribeiro Junqueira. Alvina faleceu na sede municipal em 1916.
- Bugghaletti, Rigo - nasceu em 1897 em Providência.
- Guidotti - Pietro Guidotti com a esposa Vida Matuzzi e três filhos foram para fazenda de São Martinho em 1897. Nomes dos filhos: Alfredo, Silvio, Emilio. Em Providência nasceram Vicente (1899) e Silvio (1902).
- Lovisetti, Maria Marcolina casou-se em 1901, no distrito de Ribeiro Junqueira, com Domenico Claudio Finotti. Migraram para Carangola, MG.
- Scarelli, Adolfo - nasceu em 1898 no distrito de Providência, filho de Francesco Scarelli e Teresa Federici.
- Vavassovi - Alessando Vavassovi e a esposa Angela Marchetti viviam no distrito de Providência em 1897, quando nasceu um filho do casal falecido no mesmo ano. Este filho aparece em fontes documentais como Giuseppe Vavassovi e também como Joseph Brasile Vavassovi.
- Zini - Antonio Zini passou ao Brasil em 1877, instalando-se na Colônia Grão Pará, atual município de Orleans, Santa Catarina. Em 1895 já estava em Leopoldina, tendo falecido no distrito de Piacatuba em 1902. Seus filhos constituiram família na cidade: Luigi casou-se com Rosa Farinazzo e Giuseppe casou-se com Orsola Cagliari. Alguns descendentes migraram para a região de Governador Valadares.
| ---------------------------------------------------------------------- |
Zignago e Bogonhe - Imigrantes em Leopoldina, MG Posted: 22 Mar 2010 07:30 AM PDT Zignago e Bogonhe Do distrito de Piacatuba recebemos uma pergunta: Zignago e Bogonhe são sobrenomes italianos? Recorremos ao Dicionário de Sobrenomes Italianos, de Ciro Mioranza, para informar que existe o sobrenome Zignago, como locativo de região setentrional da Itália, cuja origem remonta a Zignaculum do latim médio que, por sua vez, pode ser uma composição de Junus com o sufixo diminutivo àculum, significando pequenas terras do cidadão Junius.
Lembrando que a letra "J" é rara em italiano, Junius transformou-se em Giugno e é o nome do sexto mês do ano civil. Em outras localidades brasileiras encontramos Giugnano e Giugnago sem contudo termos identificado relações com os Zignago que nasceram em Piacatuba no final do século XIX.
Quanto ao Bogonhe, por coincidência conversamos, na semana passada, com a amiga Joana Capella que está pesquisando a Colônia Major Vieira, fundada na região que hoje marca a divisa entre Itamarati de Minas, Piacatuba e Cataguases. Em Piacatuba temos referência a Angelina Bogonhe que ali se casou com Alexandre Possenti em 1906. Talvez seja uma variação brasileira do sobrenome Bologni, locativo referente à província de Bologna, na Emilia-Romagna. Mas os pais de Angelina e Alexandre não residiam no município de Leopoldina que é o objeto de nossos estudos. É provável que o casamento tenha sido realizada na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, assim como de alguns outros italianos residentes nos municípios vizinhos, por maior facilidade de acesso. | ---------------------------------------------------------------------- |
Convite para o evento no Globo On Line - 130 anos da Imigração Italiana em Leopoldina Posted: 22 Mar 2010 07:21 AM PDT Convite para o evento no Globo On Line O Conversa Mineira desta semana convida os leitores do Blog do Noblat / Maria Helena para o evento comemorativo do Centenário da Colônia Agrícola da Constança e os 130 anos da Imigração Italiana em Leopoldina.
| 130 anos da Imigração Italiana em Leopoldina Continuamos hoje a responder nosso leitor que consultou sobre imigrantes italianos em Providência. E acrescentamos uma informação: a definição de 130 anos da Imigração em Leopoldina baseou-se na análise dos livros paroquiais. No ano de 1880 começam a aparecer os registros de italianos, sendo que os mais antigos remetem ao distrito de Campo Limpo, hoje Ribeiro Junqueira, como os De Marchi, os Rossi e Tambasco.
- Binato, Doroteo - nascido em Além Paraíba, casou-se em 1929, em Leopoldina, com Olga Gadas. Ela era natural do Egito e seu pai radicou-se no distrito de Ribeiro Junqueira depois de casar-se, em Providência, com a italiana Engracia Marsola.
- De Marchi, Giovanni - radicado em Ribeiro Junqueira desde a chegada ao Brasil, em 1888, uma de suas filhas permanecia naquele distrito em 1942. Mas há um Marcelino de Marchi que chegou da Italia no mesmo ano e que pode ter vivido em Providência. Não era parente de Giovanni.
- De Vitto, Michele - casou-se em Leopoldina, em 1897, com a também italiana Angela Iborazzatti. Não sabemos onde residia.
- Detabian, Giudetta Enricheta - chegou a Leopoldina em 1888, casada com Domenico Zotti. Faleceu na sede municipal em 1911. Seus descendentes migraram para Simonésia, MG.
- Fortunata, Alba - casada com Daniele Locci, chegou em 1897 e foi morar em São Martinho, Providência.
- Grace, Rosa - italiana, em 1942 residia em Ribeiro Junqueira. Foi casada com Abrahão Miguel, provável imigrante sírio que mascateava em Providência por volta de 1910.
| ---------------------------------------------------------------------- |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.