Este espaço é reservado para troca de textos e informações sobre a História do Brasil em nível acadêmico.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

GEHB ** Primeiro livro de história escrito por um brasileiro será lançado pelo Senado na Bienal de São Paulo

 
Primeiro livro de história escrito por um brasileiro será lançado pelo Senado na Bienal de São Paulo

[Foto:]

Em 1881 a Biblioteca Nacional realizou uma exposição de história e geografia do Brasil com impressos, manuscritos, mapas, estampas, medalhas e moedas. Diversas instituições e colecionadores particulares contribuíram com a mostra. O livreiro João Martins Ribeiro havia encontrado entre um lote de papéis, livros e manuscritos antigos por ele adquiridos, uma história do Brasil da qual nunca havia ouvido falar. Em vez de colocá-la à venda, resolveu doá-la como sua cota para a exposição que seria inaugurada.
Quem conta essa história é Capistrano de Abreu em nota preliminar do livro História do Brasil, de Frei Vicente do Salvador, obra que o Conselho Editorial do Senado está relançando na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorrerá no período de 12 a 22 de agosto. O primeiro capítulo da história assinada por Frei Vicente foi publicado no Diário Oficial de 23 de julho de 1886. No ano seguinte, saiu um volume de 115 páginas incluindo os dois primeiros dos cinco livros que integram a obra. A edição completa foi divulgada em 1889 nos anais da Biblioteca Nacional.
O livro agora recém-lançado pelo Conselho Editorial do Senado foi baseado no texto da Biblioteca Nacional. As modificações foram uma simplificação na ortografia e uma atualização na pontuação, além de uma alteração nos capítulos do quinto e último livro. A obra de Frei Vicente do Salvador é a primeira história do Brasil escrita por brasileiro. O primeiro volume contém uma descrição do descobrimento, da população e da terra descoberta pelos portugueses. O segundo relata como o país foi povoado, dividido em capitanias hereditárias.
O período em que o Brasil foi governado por Tomé de Sousa até a vinda de Manuel Teles Barreto, quando Portugal perdeu sua independência para a Espanha, é o tema principal do terceiro livro. O quarto volume trata do governo Teles Barreto até a vinda do governador Gaspar de Sousa. O quinto livro vai desde o tempo em que o Brasil foi governado por Gaspar de Souza até a vinda do governador Diogo Luís de Oliveira. Trata, sobretudo, da tentativa holandesa de conquistar o país. 
Serviço:
História do Brasil
Autor: Frei Vicente do Salvador

Preço: R$ 30 



FONTE: AGÊNCIA SENADO

Visite o Blog do nosso Grupo: http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com


__._,_.___
Atividade nos últimos dias:
        **Este grupo foi criado com o intuito de promover releituras da HISTÓRIA DO BRASIL e tão-somente  HISTÓRIA DO BRASIL.  Discussões sobre a situação atual: política, econômica e social não estão proibidas, mas existem outros fóruns mais apropriados para tais questões.

                                                                                                        Por Favor divulguem este grupo e grato pelo interesse .
     
    Visite o Blog do nosso Grupo:http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com

    __,_._,___

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

    Arquivo do blog

    Seguidores do Grupo de Estudos da História do Brasil - GEHB.